DIOCESE  DE  PONTA  GROSSA

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ASSOCIAÇÃO DE EDUCAÇÃO CATÓLICA



PLANO TRIENAL
     Na celebração dos quarenta anos da AEC/PR, sentimo-nos felizes em participá-los da realização do V Plano Trienal da Associação de Educação Católica do Paraná.

PLANO TRIENAL V (2005-2007)
     “Sou grato para com aquele que me deu força, Jesus Cristo, nosso Senhor, que me considerou digno de confiança, tomando-me para o seu serviço”(1Tm 1,12).

     O Plano Trienal apresenta a concepção e a proposta de ação da Associação de Educação Católica na presente gestão. Esta proposta é fruto de construção coletiva olhando os planos anteriores e a realidade presente.

     Como referencial histórico, apresenta a contextualização sócio-político-educacional do Paraná e propõe idéias e ações em torno dos eixos-comuns de reflexão das associadas, em consonância com os fundamentos filosóficos que orientam a AEC.

     O Plano quer contribuir para a unidade das associadas, que tem na educação um espaço de evangelização. As metas propostas visam dar continuidade ao processo de trabalho das diretorias anteriores da AEC/PR e propor as mudanças necessárias que expressam os desafios da escola, hoje. Este Plano germinou a partir das orientações e dos planos da Igreja do Brasil.

Histórico e Princípios
     “Aos quatorze dias do mês de janeiro de 1966, estando diretores e professores reunidos (...) houve por bem instalar um Núcleo da AEC em Curitiba.”

     Já nas primeiras reuniões, a AEC/PR aparece como força dinâmica, possuindo vitalidade, alimentando projetos. Há quarenta anos, as iniciativas e reflexões da AEC/PR vêm contribuindo na história da educação paranaense, em todas as suas expressões: formal, não formal e popular; realiza sua missão na construção de um processo educativo evangélico-libertador. Sua organização atual compõe-se da sede e de 17 Núcleos Diocesanos.

     A AEC tornou-se um espaço de reflexão-ação dos educadores católicos do Paraná porque contou com a presença de religiosos e leigos atuantes, que não pouparam esforços para que seus princípios e missão viessem a fortalecer a educação católica.

Objetivo
     A AEC/PR tem como objetivos promover, articular e animar as instituições de ensino associadas e educadores que se orientam por uma filosofia educacional norteada por princípios e valores cristãos, em comunhão com a Igreja Católica, para que sejam uma presença de Igreja no campo da educação. Princípios

     A AEC/PR, como espaço aberto aos educadores, está aberta ao diálogo e à reflexão para o encaminhamento de ações que contribuam com a ação evangelizadora. A AEC/PR desenvolve seus projetos nos horizontes da missão de evangelizar, voltada para três âmbitos de ação: promoção da dignidade da pessoa, renovação da comunidade e participação na construção de uma sociedade justa e solidária. A AEC/PR acredita que a educação promove espaços de liberdade e autonomia, em que o serviço, o diálogo, o anúncio e o testemunho são os meios para construir uma sociedade mais justa, humana e fraterna.

Entre os princípios que orientam a AEC/PR, destacam-se:

1. Profetismo
     A missão profética da educação está intimamente ligada à vivência profética da vida religiosa, sendo os principais indicadores: o testemunho de unidade, a prática da solidariedade e o comprometimento com a identidade católica, em fidelidade à proposta de Jesus Mestre. O exercício do profetismo é fruto da vivência da uma espiritualidade própria.

2. Pertença à Igreja
     Conscientes da missão que a Igreja nos confiou, acreditamos que a Escola Católica é um espaço privilegiado de evangelização no mundo de hoje; por esta razão, sentimo-nos chamados a ser Igreja e continuadores desta missão no campo da educação por meio de gestos e sinais de comunhão e participação. A Escola Católica vê como uma responsabilidade específica contribuir para a transformação social pelo exercício da cidadania.

3. Busca de qualidade
    A qualidade para a Escola Católica, perante os atuais desafios da educação e do mundo globalizado, consiste na vivência da identidade católica e na formação integral do ser humano. A qualidade requer formação continuada, competência profissional e compromisso.

4. Articulação
     O mundo competitivo e a mercantilização da educação, exigem organização em rede, tanto interna como entre as instituições, para viabilizar a missão da educação católica e garantir sua continuidade.

CONTEXTUALIZAÇÃO
     A AEC/PR não fica indiferente às transformações sócio-político-econômicas na história brasileira, fato este que traz em seu bojo os reflexos de uma história e desafios da Igreja católica na área da educação, seja formal ou não formal. Os aspectos citados não esgotam a compreensão do cenário brasileiro, visto sua diversidade cultural nem abrangem todas as realidades da educação católica no Paraná.

1. A sociedade se organiza de acordo com os parâmetros do mercado e influencia nos princípios de referência para gestão e decisão;

2. A produtividade, a eficiência e a eficácia se contrapõe ao ideal de uma sociedade mais igualitária, justa e fraterna, dificultando o sonho de uma es-cola mais humana e transformadora;

3. A exigência de reorganização das instituições educacionais católicas, visa superar os desafios atuais sem perder de vista seus princípios;

4. Os “modelos” de família brasileira na última década constituem um sério desafio para os rumos da educação católica;

5. O fenômeno da globalização interfere na sociedade em geral, nas culturas locais e nos processos internos;

6. A expansão das tecnologias e sua utilização modificam as relações educativas e é um desafio pa-ra o uso ético das mesmas;

7. As características da sociedade de consumo (imediatista, hedonista, virtual...) dificulta a compreensão, a aceitação e a vivência dos valores religiosos cristãos.

* Prioridades da Gestão 2005 - 2007
* Articulação com a AEC Nacional
* Articulação com a CRB e CNBB nas 17 dioceses do Estado, num trabalho conjunto.
* Fortalecimento do ARES;
* Reorganização dos Núcleos da AEC: re-fundação, articulação, ação...
* Curso de pós-graduação: especialização em Metodologia de Ensino Religioso;
* Ampliação dos contatos para subsídio da Revista Educação em Movimento;
* Reativação de um Boletim Informativo da AEC/PR;
* Otimização do site da AEC/PR;
* Reflexão coletiva entre as associadas visando ações comuns;
* Proposição de cursos de extensão com valores acessíveis, em parcerias com Instituições de Educação de Ensino Superior;
* Manutenção da parceria com o IATES em palestras e diálogo sobre o Ensino Religioso Escolar;
* Discussão sobre a Pastoral Escolar.

Cursos

ESPECIALIZAÇÃO EM
Metodologia do Ensino Religioso
Parceria entre AEC/PR e Pós Graduação Bagozzi

Objetivo
     Proporcionar o conhecimento dos elementos básicos que compõem o fenômeno religioso, a partir das experiências religiosas percebidas no contexto histórico-cultural, capacitando o profissional da educação para que se desenvolva a práxis pedagógica.

Público
Profissionais de educação que atuam ou pretendem atuar na área do Ensino Religioso.

Programa
Concepções de Educação e Ensino Religioso.
Fundamentos Epistemológicos do Ensino Religioso.
Metodologia da Pesquisa.
Culturas e Tradições Religiosas.
Ethos no Ensino Religioso.
Textos Orais e Escritos Sagrados.
Teologias.
Ritos.
Políticas Educacionais.
Metodologia do Ensino Religioso na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.
Didática e Metodologia do Ensino Superior.
Projeto de Intervenção na Realidade de Trabalho.

Carga horária
520h/a (incluindo prática de projeto)

Corpo Docente: professores com conhecimento teórico-prático e titulação compatível com as exigências da legislação em vigor.

Maiores Informações
AEC/PR - Alameda Dr. Municy. 926 - 4º andar - Telefax: (41) 3322-9363
Pós Graduação Bagozzi - (41) 3018-1080

Documentação Exigida
Fotocópia da Carteira de Identidade
Fotocópia autenticada do diploma do curso superior (devidamente registrado no MEC) ou declaração original que comprove a conclusão de curso superior reconhecido pelo MEC
Fotocópia autenticada do Histórico Escolar do Curso de Graduação
Curriculum Vitae
1 foto 3x4

Expediente da AEC/PR
De segunda-feira a sexta-feira das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30
Fone/Fax: (41) 3322-9363
e-mail: aecparana@brturbo.com.br
Alameda Dr. Muricy, 926 – 4º andar - Centro
80020-040 – Curitiba - Paraná

NÚCLEO DIOCESANO DE PONTA GROSSA

Irmã Edites Beth
Av. Visconde de Taunay, 101 – Centro – Cx. Postal: 264.
Fone: (42) 3225-1720 / Fax: (42) 3027-8000
E-mail: sagradapg@uol.com.br
Ponta Grossa – Paraná – CEP:84.010-710

Colégio Marista Pio XII: www.marista.org.br e-mail: pioxii@marista.org.br - Ponta Grossa.
Colégio Sagrada Família - Ponta Grossa.
Escola São Francisco - Ponta Grossa.
Escola São José - Ponta Grossa.
Colégio Sant"Ana - Ponta Grossa.
Escola Santa Terezinha - Ponta Grossa.
Escola Santa Helena – Reserva.
Escola Est. Medalha Milagrosa - Ponta Grossa.
Escola São Jorge - Ponta Grossa.
Escola Sagrado Coração de Jesus: www.ciesc.org.br - Ponta Grossa.
Colégio São Pedro Canísio – Irati.
Escola Est. Nossa Senhora das Graças – Irati.
Escola Est. São Valdomiro – Irati.
Escola Est. Sagrado Coração de Maria – Ivaí.
Escola Santa Marcelina - Piraí do Sul.
Escola Sagrado Coração de Jesus – Ivaí.
Colégio Est. São Vicente de Paulo – Irati.
Escola Mun. Mãe do Perpétuo Socorro - Telêmaco Borba.
Site Oficial da AEC do Paraná - www.aecparana.com.br


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