DIOCESE  DE  PONTA  GROSSA

       
SOBRE
   História
   Fundação
   Bula Pontifícia


ESTRUTURA
   Colégio Consultores
   Conselho Presbiteral
   Seminários Diocesanos
   Casas para Encontros

ASSOCIAÇÃO DE EDUCAÇÃO CATÓLICA



PLANO TRIENAL
     Na celebração dos quarenta anos da AEC/PR, sentimo-nos felizes em participá-los da realização do V Plano Trienal da Associação de Educação Católica do Paraná.

PLANO TRIENAL V (2005-2007)
     “Sou grato para com aquele que me deu força, Jesus Cristo, nosso Senhor, que me considerou digno de confiança, tomando-me para o seu serviço”(1Tm 1,12).

     O Plano Trienal apresenta a concepção e a proposta de ação da Associação de Educação Católica na presente gestão. Esta proposta é fruto de construção coletiva olhando os planos anteriores e a realidade presente.

     Como referencial histórico, apresenta a contextualização sócio-político-educacional do Paraná e propõe idéias e ações em torno dos eixos-comuns de reflexão das associadas, em consonância com os fundamentos filosóficos que orientam a AEC.

     O Plano quer contribuir para a unidade das associadas, que tem na educação um espaço de evangelização. As metas propostas visam dar continuidade ao processo de trabalho das diretorias anteriores da AEC/PR e propor as mudanças necessárias que expressam os desafios da escola, hoje. Este Plano germinou a partir das orientações e dos planos da Igreja do Brasil.

Histórico e Princípios
     “Aos quatorze dias do mês de janeiro de 1966, estando diretores e professores reunidos (...) houve por bem instalar um Núcleo da AEC em Curitiba.”

     Já nas primeiras reuniões, a AEC/PR aparece como força dinâmica, possuindo vitalidade, alimentando projetos. Há quarenta anos, as iniciativas e reflexões da AEC/PR vêm contribuindo na história da educação paranaense, em todas as suas expressões: formal, não formal e popular; realiza sua missão na construção de um processo educativo evangélico-libertador. Sua organização atual compõe-se da sede e de 17 Núcleos Diocesanos.

     A AEC tornou-se um espaço de reflexão-ação dos educadores católicos do Paraná porque contou com a presença de religiosos e leigos atuantes, que não pouparam esforços para que seus princípios e missão viessem a fortalecer a educação católica.

Objetivo
     A AEC/PR tem como objetivos promover, articular e animar as instituições de ensino associadas e educadores que se orientam por uma filosofia educacional norteada por princípios e valores cristãos, em comunhão com a Igreja Católica, para que sejam uma presença de Igreja no campo da educação. Princípios

     A AEC/PR, como espaço aberto aos educadores, está aberta ao diálogo e à reflexão para o encaminhamento de ações que contribuam com a ação evangelizadora. A AEC/PR desenvolve seus projetos nos horizontes da missão de evangelizar, voltada para três âmbitos de ação: promoção da dignidade da pessoa, renovação da comunidade e participação na construção de uma sociedade justa e solidária. A AEC/PR acredita que a educação promove espaços de liberdade e autonomia, em que o serviço, o diálogo, o anúncio e o testemunho são os meios para construir uma sociedade mais justa, humana e fraterna.

Entre os princípios que orientam a AEC/PR, destacam-se:

1. Profetismo
     A missão profética da educação está intimamente ligada à vivência profética da vida religiosa, sendo os principais indicadores: o testemunho de unidade, a prática da solidariedade e o comprometimento com a identidade católica, em fidelidade à proposta de Jesus Mestre. O exercício do profetismo é fruto da vivência da uma espiritualidade própria.

2. Pertença à Igreja
     Conscientes da missão que a Igreja nos confiou, acreditamos que a Escola Católica é um espaço privilegiado de evangelização no mundo de hoje; por esta razão, sentimo-nos chamados a ser Igreja e continuadores desta missão no campo da educação por meio de gestos e sinais de comunhão e participação. A Escola Católica vê como uma responsabilidade específica contribuir para a transformação social pelo exercício da cidadania.

3. Busca de qualidade
    A qualidade para a Escola Católica, perante os atuais desafios da educação e do mundo globalizado, consiste na vivência da identidade católica e na formação integral do ser humano. A qualidade requer formação continuada, competência profissional e compromisso.

4. Articulação
     O mundo competitivo e a mercantilização da educação, exigem organização em rede, tanto interna como entre as instituições, para viabilizar a missão da educação católica e garantir sua continuidade.

CONTEXTUALIZAÇÃO
     A AEC/PR não fica indiferente às transformações sócio-político-econômicas na história brasileira, fato este que traz em seu bojo os reflexos de uma história e desafios da Igreja católica na área da educação, seja formal ou não formal. Os aspectos citados não esgotam a compreensão do cenário brasileiro, visto sua diversidade cultural nem abrangem todas as realidades da educação católica no Paraná.

1. A sociedade se organiza de acordo com os parâmetros do mercado e influencia nos princípios de referência para gestão e decisão;

2. A produtividade, a eficiência e a eficácia se contrapõe ao ideal de uma sociedade mais igualitária, justa e fraterna, dificultando o sonho de uma es-cola mais humana e transformadora;

3. A exigência de reorganização das instituições educacionais católicas, visa superar os desafios atuais sem perder de vista seus princípios;

4. Os “modelos” de família brasileira na última década constituem um sério desafio para os rumos da educação católica;

5. O fenômeno da globalização interfere na sociedade em geral, nas culturas locais e nos processos internos;

6. A expansão das tecnologias e sua utilização modificam as relações educativas e é um desafio pa-ra o uso ético das mesmas;

7. As características da sociedade de consumo (imediatista, hedonista, virtual...) dificulta a compreensão, a aceitação e a vivência dos valores religiosos cristãos.

* Prioridades da Gestão 2005 - 2007
* Articulação com a AEC Nacional
* Articulação com a CRB e CNBB nas 17 dioceses do Estado, num trabalho conjunto.
* Fortalecimento do ARES;
* Reorganização dos Núcleos da AEC: re-fundação, articulação, ação...
* Curso de pós-graduação: especialização em Metodologia de Ensino Religioso;
* Ampliação dos contatos para subsídio da Revista Educação em Movimento;
* Reativação de um Boletim Informativo da AEC/PR;
* Otimização do site da AEC/PR;
* Reflexão coletiva entre as associadas visando ações comuns;
* Proposição de cursos de extensão com valores acessíveis, em parcerias com Instituições de Educação de Ensino Superior;
* Manutenção da parceria com o IATES em palestras e diálogo sobre o Ensino Religioso Escolar;
* Discussão sobre a Pastoral Escolar.

Cursos

ESPECIALIZAÇÃO EM
Metodologia do Ensino Religioso
Parceria entre AEC/PR e Pós Graduação Bagozzi

Objetivo
     Proporcionar o conhecimento dos elementos básicos que compõem o fenômeno religioso, a partir das experiências religiosas percebidas no contexto histórico-cultural, capacitando o profissional da educação para que se desenvolva a práxis pedagógica.

Público
Profissionais de educação que atuam ou pretendem atuar na área do Ensino Religioso.

Programa
Concepções de Educação e Ensino Religioso.
Fundamentos Epistemológicos do Ensino Religioso.
Metodologia da Pesquisa.
Culturas e Tradições Religiosas.
Ethos no Ensino Religioso.
Textos Orais e Escritos Sagrados.
Teologias.
Ritos.
Políticas Educacionais.
Metodologia do Ensino Religioso na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.
Didática e Metodologia do Ensino Superior.
Projeto de Intervenção na Realidade de Trabalho.

Carga horária
520h/a (incluindo prática de projeto)

Corpo Docente: professores com conhecimento teórico-prático e titulação compatível com as exigências da legislação em vigor.

Maiores Informações
AEC/PR - Alameda Dr. Municy. 926 - 4º andar - Telefax: (41) 3322-9363
Pós Graduação Bagozzi - (41) 3018-1080

Documentação Exigida
Fotocópia da Carteira de Identidade
Fotocópia autenticada do diploma do curso superior (devidamente registrado no MEC) ou declaração original que comprove a conclusão de curso superior reconhecido pelo MEC
Fotocópia autenticada do Histórico Escolar do Curso de Graduação
Curriculum Vitae
1 foto 3x4

Expediente da AEC/PR
De segunda-feira a sexta-feira das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30
Fone/Fax: (41) 3322-9363
e-mail: aecparana@brturbo.com.br
Alameda Dr. Muricy, 926 – 4º andar - Centro
80020-040 – Curitiba - Paraná

NÚCLEO DIOCESANO DE PONTA GROSSA

Irmã Edites Beth
Av. Visconde de Taunay, 101 – Centro – Cx. Postal: 264.
Fone: (42) 3225-1720 / Fax: (42) 3027-8000
E-mail: sagradapg@uol.com.br
Ponta Grossa – Paraná – CEP:84.010-710

Colégio Marista Pio XII: www.marista.org.br e-mail: pioxii@marista.org.br - Ponta Grossa.
Colégio Sagrada Família - Ponta Grossa.
Escola São Francisco - Ponta Grossa.
Escola São José - Ponta Grossa.
Colégio Sant"Ana - Ponta Grossa.
Escola Santa Terezinha - Ponta Grossa.
Escola Santa Helena – Reserva.
Escola Est. Medalha Milagrosa - Ponta Grossa.
Escola São Jorge - Ponta Grossa.
Escola Sagrado Coração de Jesus: www.ciesc.org.br - Ponta Grossa.
Colégio São Pedro Canísio – Irati.
Escola Est. Nossa Senhora das Graças – Irati.
Escola Est. São Valdomiro – Irati.
Escola Est. Sagrado Coração de Maria – Ivaí.
Escola Santa Marcelina - Piraí do Sul.
Escola Sagrado Coração de Jesus – Ivaí.
Colégio Est. São Vicente de Paulo – Irati.
Escola Mun. Mãe do Perpétuo Socorro - Telêmaco Borba.
Site Oficial da AEC do Paraná - www.aecparana.com.br


ORGANISMOS          



Navegue até a sua Paróquia



Cúria
Cúria
Imprensa
Clipping
Download