DIOCESE  DE  PONTA  GROSSA


SOBRE
   História
   Fundação
   Bula Pontifícia


ESTRUTURA
   Colégio Consultores
   Conselho Presbiteral
   Seminários Diocesanos
   Casas para Encontros
COLÉGIO DOS CONSULTORES


Estatuto
Membros
Colégio

Colégio dos Consultores

“Fazer da Igreja a casa e a escola da comunhão”.
(Carta Apostólica Novo Millennio Ineunte – Papa João Paulo II – n.43)

Fundamentos

1. Código de Direito Canônico – Cân. 495 até 502.

2. A experiência da Igreja ao longo dos séculos; as luzes da Palavra de Deus e dos ensinamentos de Jesus Cristo presentes nos Evangelhos, e uma espiritualidade de comunhão são as bases fundamentais do Colégio dos Consultores.

3. Espiritualidade da Comunhão: Espiritualidade de comunhão significa, em primeiro lugar ter o olhar do coração voltado para o mistério da Trindade, que habita em nós e cuja luz há de ser percebida também no rosto dos irmãos que estão ao nosso redor. A capacidade de sentir de sentir o irmão de fé na unidade profunda do Corpo Místico, isto é, como “um que faz parte de mim”, para saber partilhar as suas alegrias e os seus sofrimentos, para intuir os seus anseios e dar remédio às suas necessidades, para oferecer-lhe uma verdadeira e profunda amizade.

   É ainda a capacidade de ver antes de mais nada o que há de positivo no outro, para acolhê-lo e valorizá-lo como dom de Deus: um “dom para mim”, como o é para o irmão que diretamente o recebeu. Por fim, espiritualidade da comunhão é saber “criar espaço” para o irmão, levando “os fardos uns dos outros” (Gl 6,2) e rejeitando as tentações egoístas que sempre nos insidiam e geram competição, arrivismo, suspeitas, ciúmes. *Fonte: Carta Apostólica Novo Millennio Ineunte - Papa João Paulo II, n. 43.

   Os Conselhos de Pastoral, Conselho Presbiteral, Colégio dos Consultores, Conselho Diocesano de Pastoral e Conselho Econômico são vias para a expressão e crescimento da Espiritualidade de Comunhão. “A Comunhão faz a Igreja”. Os espaços da comunhão hão de ser aproveitados e promovidos dia a dia, em todos os níveis, no tecido da vida de cada Igreja /(NMI 45). Colégio – colegiado : co–responsabilidade junto com o Bispo Diocesano ou Administrador Diocesano.



Navegue até a sua Paróquia



Cúria
Cúria
Imprensa
Clipping
Download