COLÉGIO DOS CONSULTORES

Colégio

Colégio dos Consultores

“Fazer da Igreja a casa e a escola da comunhão”.
(Carta Apostólica Novo Millennio Ineunte – Papa João Paulo II – n.43)

Fundamentos

1. Código de Direito Canônico – Cân. 495 até 502.

2. A experiência da Igreja ao longo dos séculos; as luzes da Palavra de Deus e dos ensinamentos de Jesus Cristo presentes nos Evangelhos, e uma espiritualidade de comunhão são as bases fundamentais do Colégio dos Consultores.

3. Espiritualidade da Comunhão: Espiritualidade de comunhão significa, em primeiro lugar ter o olhar do coração voltado para o mistério da Trindade, que habita em nós e cuja luz há de ser percebida também no rosto dos irmãos que estão ao nosso redor. A capacidade de sentir de sentir o irmão de fé na unidade profunda do Corpo Místico, isto é, como “um que faz parte de mim”, para saber partilhar as suas alegrias e os seus sofrimentos, para intuir os seus anseios e dar remédio às suas necessidades, para oferecer-lhe uma verdadeira e profunda amizade.

É ainda a capacidade de ver antes de mais nada o que há de positivo no outro, para acolhê-lo e valorizá-lo como dom de Deus: um “dom para mim”, como o é para o irmão que diretamente o recebeu. Por fim, espiritualidade da comunhão é saber “criar espaço” para o irmão, levando “os fardos uns dos outros” (Gl 6,2) e rejeitando as tentações egoístas que sempre nos insidiam e geram competição, arrivismo, suspeitas, ciúmes. *Fonte: Carta Apostólica Novo Millennio Ineunte - Papa João Paulo II, n. 43.

Os Conselhos de Pastoral, Conselho Presbiteral, Colégio dos Consultores, Conselho Diocesano de Pastoral e Conselho Econômico são vias para a expressão e crescimento da Espiritualidade de Comunhão. “A Comunhão faz a Igreja”. Os espaços da comunhão hão de ser aproveitados e promovidos dia a dia, em todos os níveis, no tecido da vida de cada Igreja /(NMI 45). Colégio – colegiado : co–responsabilidade junto com o Bispo Diocesano ou Administrador Diocesano.