CONSELHO PRESBITERAL

* Bispo Diocesano Dom Sérgio Arthur Braschi.

* Vigário Geral: Pe. Jaime Rossa. * Coordenador Diocesano da Ação Evangelizadora: Pe. Mario Dwulatka.

* Prioridade da Renovação Paroquial: Pe. Clayton Delinski Ferreira.

* Ecônomo Diocesano: Pe. Pedro Gavlak.

* Pároco da Catedral : Pe. Casemiro Oliszeski.

* Evangelização da Juventude e Jornada Mundial da Juventude: Pe. Joel Nalepa.

* Seminários Diocesanos: Pe. José Nilson Santos.

* Pastoral Presbiteral: Pe. Evandro Luis Braun.

* Coordenadores dos 8 Setores da Ação Evangelizadora da Diocese de Ponta Grossa:

Setor 1 - Pe. Jaime Rossa - Paróquia São José - Ponta Grossa - Pr.
Setor 2 - Pe. Delvair Batista Lemonie - Paróquia Nossa Senhora de Fátima - Ponta Grossa - Pr.
Setor 3 - Frei Luizinho Marafon - Paróquia Imaculda Conceição - Ponta Grossa - Pr.
Setor 4 - Pe. Sandro Maciel Cândido Ferreira - Paróquia São Sebastião - Ponta Grossa - Pr.
Setor 5 - Pe. Evandro Luis Braun - Paróquia Menino Deus - Piraí do Sul - Pr.
Setor 6 - Pe. Leocádio José Zytkowski - Paróquia Santo Antonio - Imbituva - Pr.
Setor 7 - Pe. Athanagildo Vaz Neto Sobrinho - Paróquia São Miguel - Irati - Pr.
Setor 8 - Pe. Marcelo Rodrigues do Carmo - Paróquia Nossa Senhora dos Remédios - Tibagi- Pr.
Dados de 2012

Dom do Conselho

O dom do conselho, também chamado "dom da prudência", nos faz saber pronta e seguramente o que convém dizer e o que convém fazer nas diversas circunstâncias da vida. É um dom de santificação que nos faz viver sob a orientação do Espírito Santo. O dom do conselho nos orienta instantaneamente de forma perfeita. Por ele, o Espírito Santo nos fala ao coração e nos faz compreender o que devemos fazer. Agimos sem timidez ou incerteza. Pelo dom do conselho, falamos ou agimos com toda confiança, com a audácia dos santos. Jesus nos fala o que convém dizer, guiados pelo dom do conselho: "Quando fordes presos, não vos preocupeis nem pela maneira com que haveis de falar, nem pelo que haveis de dizer: naquele momento ser-vos-á inspirado o que haveis de dizer. Porque não sereis vós que falareis, mas é o Espírito do vosso Pai que falará em vós." (Mat 10,19-20). Há diversos graus de abertura ao dom do conselho: No primeiro grau, consegue-se fazer com rapidez e segurança tudo o que é da vontade de Deus nas coisas necessárias para a vida espiritual. No segundo grau, o dom do conselho nos conduz também nas coisas que não são obrigatórias, mas que são convenientes e úteis para nos levarem a Deus. No terceiro grau, o dom do conselho nos faz caminhar com segurança, sem tropeços ou timidez, pelos caminhos do Senhor.

“Nas realidades essenciais a unidade e a comunhão, nas realidades passageiras a liberdade e o livre arbítrio, mas em tudo, a Caridade - (Santo Agostinho)”.