CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2018

“Em Cristo somos todos irmãos” (Mt 23,8).

A Campanha da Fraternidade 2018 (CF 2018) é realizada todos os anos pela Igreja Católica no Brasil durante o período da Quaresma, e a campanha é coordenada pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil). A Campanha da Fraternidade tem como principal objetivo despertar a solidariedade de todos os seus fiéis e também da sociedade brasileira, em um problema que envolve todos nós, buscando assim uma solução para resolver esses determinados problemas.

A CF 2018 é realizada em âmbito nacional, e envolve todas as comunidades cristãs católicas e ecumênicas do Brasil. A arrecadação da Campanha da Fraternidade compõe o Fundo Nacional de Solidariedade e os Fundos Diocesanos de Solidariedade, onde 60% da arrecadação são destinadas ao apoio de projetos sociais da própria comunidade diocesana, e os outros 40% restantes compõem o FNS, que são destinados para o fortalecimento da solidariedade em diversas regiões do país.

Tema e lema da Campanha da Fraternidade 2018
    Participaram da escolha do tema e lema da CF 2018 assessores das Comissões Episcopais da Entidade e representantes de diversos segmentos da sociedade civil que trabalharam diretamente com a temática da violência. “Esse encontro deseja ser uma ajuda, mesmo porque a temática é exigente. Ela tem muitos aspectos, tem muitas nuances, tem abordagens que necessitamos fazer diante da amplitude do tema”, destacou o bispo auxiliar de Brasília e secretário geral da CNBB, Dom Leonardo Steiner.

O tema e lema foi aprovado na reunião da Conesp (Conselho Episcopal Pastoral) da CNBB. De acordo com Dom Leonardo, a violência está presente na sociedade, seja na rua, dentro de casa, pela condição social, gênero, nas palavras, entre muitos outros meios. “Toda violência exclui, toda violência mata”, ressaltou Dom Leonardo. O sacerdote fez uma análise sobre o que significa a violência e também refletiu a temática a partir do livro de Jonas. “Escolhi esse texto porque nele é possível encontrar vários elementos que ilustram os vários tipos de violência vividos pelo povo”.

Cronograma
    14 de fevereiro de 2018 – Quarta-feira de cinzas: Lançamento da Campanha da Fraternidade 2018 em todo Brasil (nacional, regional, diocesano e paroquial), com mensagem do Papa Francisco, da Presidência da CNBB e demais programas especiais.

25 de Março de 2018 – Domingo de Ramos: Coleta Nacional da solidariedade (60% para o Fundo Diocesano de Solidariedade e 40% para o Fundo Nacional da Solidariedade)

CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2018
“Em Cristo somos todos irmãos” (Mt 23,8).

Tema e lema da Campanha da Fraternidade 2018

Cronograma