Destaques:
Pesquisar:  

Comissão Executiva do Plano de Pastoral

·         Histórico

 Durante a sexta Assembléia Diocesana de Ação Evangelizadora, realizada em Maio de 1998, sentiu-se a necessidade de constituir um grupo que, ligado ao Conselho Diocesano de Pastoral, se responsabilizasse pela execução das prioridades assumidas nas Assembléias Diocesanas. Nasceu a Comissão Executiva do Plano de Pastoral. Anteriormente tal responsabilidade cabia a uma Equipe ligada à Coordenação da Ação Evangelizadora que fazia chegar as decisões assumidas na Assembléia até as comunidades.

Com a sétima Assembléia Diocesana de Ação Evangelizadora, realizada no dia 20 de outubro de 2000, nasceu o XVII Plano de Ação Evangelizadora com as prioridades: Conselhos de Pastoral; Pequenos Grupos e Formação de Evangelizadores.

 
Em 2001 e 2002, o principal trabalho da Comissão Executiva foi redigir o manual para a formação dos Conselhos de Pastoral e realizar encontros setoriais para formar equipes de Evangelizadores em cada comunidade paroquial. Estas equipes paroquiais repassariam o conteúdo formativo a todos os Conselhos de sua Comunidade Paroquial.
 
No dia 19 de Outubro de 2002 foi realizada a Assembléia de Revisão do XVII Plano de Ação Evangelizadora. A primeira prioridade, em sintonia com o Projeto Ser Igreja no Novo Milênio, foi a implantação e fortalecimento dos Pequenos Grupos. Constatou-se o grande passo dão para a consolidação dos Conselhos de Pastoral. Em sintonia com a Igreja do Brasil, a Assembléia assumiu o “Mutirão para a Superação da Miséria e da Fome”. Tais prioridades foram assumidas em caráter permanente.
 
Em fevereiro de 2003 a Comissão Executiva elaborou o tema de formação para os Pequenos Grupos: Espiritualidade e Metodologia. Seu conteúdo foi apresentado no I Encontro Diocesano para Pequenos Grupos realizado no dia 23 de fevereiro, para 170 participantes. Ainda, nesse encontro foi organizada a Comissão Diocesana dos Pequenos Grupos com 15 pessoas, sob a coordenação do Pe. Mário Spaki.
 
Em março do mesmo ano a Comissão Executiva começou a preparar o tema de Espiritualidade para a formação dos Conselhos de Pastoral das Paróquias que terá como base a vida da Santíssima Trindade. No início de Agosto, a partir da publicação das Novas Diretrizes da Ação Evangelizadora 2003-2006, a Comissão Executiva começou a estudar o Documento 71 da CNBB com a finalidade de proporcionar elementos para a Assembléia Diocesana que foi realizada no dia 19 de junho de 2004.
 
                Após a Assembléia de 2004 a Comissão Executiva:
 
                No primeiro semestre de 2005 trabalhou-se com afinco no Diretório Litúrgico Diocesano para a celebração da Eucaristia, para a celebração da Palavra com distribuição da comunhão e para a Adoração Eucarística.
 
 
Membros:
 
Pe. Valdeslei Sviercoski, coordenador
Pe. Ademir da Guia Santos
Pe. Claudemir Nascimento Leal
Pe. Marcelo Rodrigues do Carmo
Pe. Mário Spaki
Diác. Carlos Falcão
Diác. Flávio Antônio Pauluk
Ana Neotti
Beatriz Aparecida Prestes
Dalva Panzarini
Wilson Kovalezuk
 
·         Em 2006/2007 foi escolhido outro coordenador da Ação Evangelizadora da Diocese de Ponta Grossa, o Pe. Mario Dwulatka. As tarefas e atribuições da Comissão Executiva do Plano de Pastoral passaram a serem executadas pela Coordenação Ampliada da Ação Evangelizadora, hoje chamado de Conselho Diocesano da Ação Evangelizadora – CDAE, que é formado pelos coordenadores das Prioridades e Atividades Permanentes da Diocese de Ponta Grossa, leigos convidados e pelo Coordenador da Ação Evangelizadora.   
 
 
           CONSELHO DIOCESANO DA AÇÃO EVANGELIZADORA
 
                                                 C.D.A.E.
 
·         Histórico.
 
No ano de 2006 o Pe. Mario Dwulatka assumiu a pedido do Bispo Diocesano Dom Sérgio Arthur Braschi a Coordenação Diocesana da Evangelização.
 
Uma das suas iniciativas foi criar o C.D.A.E. – Conselho Diocesano da Ação Evangelizadora para dinamizar a participação, a comunhão e a missão. Através do C.D.A.E as ações da evangelização são refletidas e dados encaminhamentos.
 
Existem vários caminhos de Comunhão da Igreja Diocesana, e o C.D.A.E. é um destes caminhos de uma Igreja Comunhão e Participação.
 
Em tempos anteriores na Diocese de Ponta Grossa, já existiram o GAP – Grupo de Apoio Pastoral, que auxiliava o Administrador Diocesano na evangelização da Diocese, pois não havia o Conselho Presbiteral em virtude de Sé Vacante.
 
Também existiu a Comissão Executiva de Planos de Pastoral, que se encontravam para dar encaminhamentos às diretrizes pastorais dos Planos de Pastoral e realizavam encontros de formação nos setores pastorais da diocese às lideranças.
 
Atualmente temos:
 
1.        Conselho Diocesano da Ação Evangelizadora.
2.        Conselho Diocesano de Pastoral.
3.        Conselho Presbiteral.
4.        Conselho de Consultores – Administrativo.
5.        Reunião Geral do Clero.
6.        Conselho Diocesano de Leigos – CDL.  
 
 
 
·         objetivos:
 
1.        Coordenar toda Ação Evangelizadora da Diocese de Ponta Grossa;
 
2.         Ser o "coração pulsante" de toda a diocese;
 
3.         Organizar as reuniões do Conselho Diocesano de Pastoral;
 
4.         Coordenar a criação e revisão dos subsídios diocesanos.
 
 
·         Membros:
 
Padre Mario Dwulatka, Padre Mário Spaki, Padre Joel Nalepa, Padre Ademir da Guia, Ana Neotti, Beatriz Prestes, Luis Petit Ciola, Ir, Edites Bet, Juvenal Taques Fonseca, Josefina Maria Palermo, Diácono Flávio Antonio Pauluk, Diácono Carlos H. Falcão (falecido) e Wilson Kowalezuk.
 
 
·         CONTATO
 
Coordenador da Ação Evangelizadora
Pe. Mário Dwulatka
(42) 3028-0616
 
ou
 
Cúria Diocesana – Ponta Grossa.
(42) 3224-1140
 
 
 
* Ações Diocesanas do C.D.A.E. - Destaques:
 
Ação Evangelizadora "Nossa Igreja Mãe" - em pról do término das obras da Catedral Sant`Ana.
Com aprovação de todos, procurou conscientizar toda a diocese no sentido da valorização da Catedral como a Igreja Mãe da Diocese, bem como juntar forças para terminar as obras da Catedral, com a ajuda voluntaria  e espontânea de doações, através de envelopes com mensagens e orações. Era a chamada campanha do 1 real com a possibilidade de todos colaborarem e ajudarem com o que desejassem. Desta forma, todas as Paróquias, Comunidades e pessoas de boa vontade colaboraram atingindo a meta no sentido evangelizador e no sentido de recursos para terminar as obras da Catedral. Todo mês eram feitas as prestações de contas nas Paróquias e na Diocese através do Jornal  Diocesano Boa Nova. Esta ação movimentou toda a Diocese de Ponta Grossa e teve como articulador o Pe. Mario Sapki e o C.D.A.E. No dia 23 de Julho de 2009 foi inaugurado o término das obras da Catedral Sant`Ana com Solene Celebração Eucarística às 19 horas. 
 
Catedral Sant`Ana - 2009 
   

 

Ação Evangelizadora Dobrar os Joelhos e Renovar a Vida

 A Diocese de Ponta Grossa lançou oficialmente a "Ação Evangelizadora Dobrar os Joelhos e Renovar a Vida" no dia 29 de Abril de 2007 às 15:00 hs. na Catedral Sant`Ana. Nesta ocasião em que toda a Igreja Católica no mundo realizou o 44o. Dia Mundial de Orações pelas Vocações a Diocese através do Bispo Diocesano Dom Sérgio Arthur Braschi e o CDAE - Conselho Diocesano de Ação Evangelizadora lançou o novo projeto de evangelização para este ano de 2007, que começa no mês de Maio e vai até Dezembro deste ano. O Bispo Diocesano agradeceu a colaboração de todas as 640 Comunidades da Diocese pela colaboração com a Ação Evangelizadora Nossa Igreja Mãe em pról das obras da Catedral Sant`Ana, que atingiu os objetivos de participação, comunhão e resultado financeiro. Para isto, foram convidados os Conselhos de Pastoral das 640 Comunidades, 43 Paróquias e 1 Reitoria, que participaram da Santa Missa e receberam do Bispo Diocesano e da Diocese de Ponta Grossa um presente. O presente dado para cada Comunidade de toda a Diocese foi uma Imagem de Nossa Senhora Mãe da Divina Graça – padroeira diocesana.

Nesta ocasião o bispo diocesano juntamente com a Coordenação da Ação Evangtelizadora lançou o novo  projeto de evangelização para este ano de 2007, que é a “Ação Evangelizadora Dobrar os Joelhos e Renovar a Vida”.

O Projeto é essencialmente vocacional e missionário, além de reforçar a espiritualidade mariana. Cada família receberá uma folhinha com a Imagem de Nossa Senhora Mãe da Divina Graça, juntamente com um terço missionário e oito (8) cartões com mensagens vocacionais, onde a família pode anotar os dias em que rezou o terço. Cada mês, além de rezar o terço missionário pelas vocações, há sempre a proposta de um gesto concreto missionário, evangelizador e social caritativo. O projeto partiu da proposta levada pelo Pe. Mario Spaki ao CDAE - Conselho Diocesano da Ação Evangelizadora que o aprovou, depois passou pela aprovação do Conselho Presbiteral, Conselho dos Consultores, Padres Diocesanos, Reunião Geral do Clero, a palavra e o aval final do Bispo Diocesano Dom Sérgio Arthur Braschi.

O projeto durante deste ano tem como meta ir preparando as Santas Missões Populares na Diocese de Ponta Grossa. Vão ser entregues para as paróquias 100 mil Kits com terços missionários às famílias da Diocese. Tudo e todos rezando o terço missionário pelas vocações e renovando a vida pela prática do amor ao próximo.

As Despesas do projeto vão ser custeadas pela Coleta Diocesana pelas Vocações a ser realizada durante o projeto.

Um equipe executiva esta visitando as Paróquias em apoio aos párocos para divulgar, explicar e organizar a "Ação Evangelizadora: Dobrar os Joelhos e Renovar a Vida". O projeto envolve tudo e todos na ação. A Diocese de Ponta Grossa tem como ação permanente de evangelização: * Conselhos de Pastoral - C.P.C e C.P.P. * Pequenos Grupos. * Mutirão de Superação da Fome e da Miséria.

Maiores Informações:

Pe. Mario Dwulatka - Coordenador do CDAE. Fone: (42) 3028-0616. E-mail: cdaepontagrossa@cnbbs2.org.br

Pe. Mario Spaki - Articulador do Projeto. Fone: (42) 84026798 E-mail: spaki@terra.com.br

Pe. Ademir da Guia Santos - Comunicação - E-mail: padre_ademirdaguia@yahoo.com.br

 

Obs.: As duas Ações Evangelizadoras "Nossa Igreja Mãe" e "Dobrar os joelhos e renovar a vida", foram caminhos de preparação para as "Santas Missões Populares".

 

Copyright © 2008. Diocese Ponta Grossa. Todos os direitos reservados.
Site melhor visualizado em resolução 1024x768 ou superior. Política de Privacidade.
KMM Engenharia de Sistemas