Destaques:

BISPOS AUXILIARES

Dom Getulio Teixeira Guimarães, SVD

Nasceu no dia 17 de outubro de 1937 em Cipotânea, Minas Gerais. Cursou seu ensino fundamental e básico no Instituto Missionário São Miguel em Antônio Carlos, MG (1951-1954). Seu ensino médio foi realizado no Colégio Arnaldo em Belo Horizonte, MG (1955-1957). Fez seus estudos filosóficos em Seminário do Espírito Santo em São Paulo-SP (1959-1962), e teológicos no mesmo Seminário, concluindo-os em 1966, sendo ordenado presbítero em Barbacena, Minas Gerais, aos 04 de agosto de 1966.

Foi educador no Seminário da Glória em Carazinho-RS (1967-1968); Vigário Paroquial e Pároco em Constantina-RS (1969-1975); Pároco na Igreja São João Batista em Foz do Iguaçu-PR (1975-1979); Reitor do Seminário Verbo Divino em Ponta Grossa-PR (1979-1980).

Em 22 de março de 1981, na cidade de Ponta Grossa, PR., recebeu a ordenação episcopal, sendo nomeado Bispo Auxiliar de nossa Diocese. Seu lema episcopal é "Qui Pertransiit Benefaciendo" (Passou a vida fazendo o bem - Atos, 10,30). No dia 20 de maio de 1984 assumiu a Diocese de Cornélio Procópio.

Dom José Alves da Costa, DC

Nasceu no dia 20 de abril de 1939, em Catanduva, SP, cidade em que realizou seu estudo fundamental. Complementou seus primeiros estudos no Seminário da Congregação dos Padres da Doutrina Cristã.  Seus estudos filosóficos e teológicos foram feitos na Pontifícia Universidade de São Tomás de Aquino, Roma, Itália. Em Roma recebeu a ordenação sacerdotal no dia 21 de fevereiro de 1965.

Ao retornar ao Brasil foi nomeado Professor e Diretor Espiritual no Seminário da Congregação, em Catanduva. Depois de exercer o seu ministério sacerdotal por três anos, como Vigário Cooperador da Paróquia de São Joaquim da Barra, na diocese de Franca, foi nomeado Reitor e Professor do Seminário de Catanduva. Posteriormente foi transferido para São Paulo na função de Mestre de Noviços e, posteriormente, responsável pelos Postulantes no Seminário de Guaíra, SP. Foi ainda Reitor do Seminário de Itá, SC e Vigário Cooperador na Paróquia Perpétuo Socorro em Ponta Grossa. Em 1982 foi nomeado Mestre dos Noviços e Vigário Cooperador em Itanhaém, Santos, SP.

Designado para bispo auxiliar de nossa Diocese, em Ponta Grossa recebeu a ordenação episcopal aos 21 de fevereiro de 1986. "Confio no Senhor" é o seu lema episcopal. Com o falecimento de Dom Geraldo M Pellanda, CP., Dom José Alves da Costa, no dia 08 de janeiro de 1991, foi nomeado Administrador  Diocesano de Ponta Grossa. No dia 08 de maio do mesmo ano a Santa Sé divulgou a sua nomeação como Bispo Diocesano de Corumbá, RS. Permaneceu como Administrador Diocesano até o dia 22 de junho de 1991, dia em que Dom Murilo S. R. Krieger tomou posse como o terceiro Bispo Diocesano de Ponta Grossa.

Copyright © 2008. Diocese Ponta Grossa. Todos os direitos reservados.
Site melhor visualizado em resolução 1024x768 ou superior. Política de Privacidade.
KMM Engenharia de Sistemas