Destaques:

Histórico do Instituto de Filosofia e Teologia Mater Ecclesiae - IFITEME

O Instituto de Filosofia e Teologia Mater Ecclesiae (IFITEME) é uma Faculdade Eclesiástica que promove cursos de Filosofia e Teologia. O Instituto é mantido pela Diocese de Ponta Grossa e tem como finalidade a formação filosófica e teológica de seminaristas diocesanos, religiosos e leigos.

Antes da criação do IFITEME, os seminaristas maiores da Diocese de Ponta Grossa freqüentavam os cursos de Filosofia e de Teologia em outras dioceses, como Curitiba-PR, Brusque-SC e Viamão-RS. A necessidade de uma integração dos seminaristas com a realidade diocesana em Ponta Grossa, despertou nos formadores a iniciativa de fundar o Instituto.

Após muito debate e a devida preparação, em março de 1974, deu-se inicio ao Curso de Filosofia, nas dependências do Seminário Diocesano São José, no Jardim Paraíso, Ponta Grossa.

Em março de 1977, deu-se início ao Curso de Teologia, que contava com 6 alunos internos e 3 externos. Os professores dos cursos de Filosofia e de Teologia, todos padres com suas paróquias na Diocese, eram formados no exterior, principalmente, em Roma.

A presença das congregações religiosas foi muito importante para a formação do Corpo Docente, e também do Corpo Discente. Dom Geraldo Micheletto Pellanda era um grande motivador dessa obra, e fazia questão de acompanhar de perto. O Instituto era regido por dois padres, cada um responsável por um curso: o Pe. Diego Spadotto, CEC, era o diretor dos estudos filosóficos, e o Pe. José Bugatti, FN, dirigia os estudos teológicos. O reitor do Seminário Diocesano São José era responsável pelos aspectos administrativos, econômicos e de infra-estrutura.

O cotidiano do IFITEME se mesclava à vida diária do Seminário Diocesano São José. O curso de Filosofia tinha duração de 2 anos e o curso de Teologia durava 4 anos em sistema de rodízio por série.

O IFITEME cresceu rápido, e em 1980, já atendia alunos advindos de outras Dioceses como Guarapuava, Apucarana, União da Vitória, Cascavel, Paranavaí, Toledo, e das Congregações Religiosas como os Cavanis, os Doutrinários, os Maristas, os Piamartinos, as Servas do Espírito Santo e as Servas de N.S. Anunciação. Nesse ano, o Instituto contava com 64 alunos e no ano seguinte chegou a 100 alunos.

Eis que na Década de 80, portanto, a estrutura do IFITEME cresceu, os alunos participavam em algumas decisões e na organização dos estudos, os leigos começaram a atuar na docência, e até dioceses de outros Estados confiavam seus alunos ao Instituto.

Em 1984, Dom Geraldo M. Pellanda promulgou o Estatuto e o Regimento Interno do IFITEME. Esse documento foi um importante passo para a vida acadêmica, e, posteriormente, foi melhorado e atualizado. No ano de 1985, o Pe. José Sniegovski assumiu a direção dos estudos.

Na década de 90, Dom Murilo Sebastião Ramos Krieger, estão bispo da Diocese de Ponta Grossa, incentivou uma abertura sobre a prática de ensino realizada no IFITEME. Atento às transformações sociais que emergiam, indicou a reformulação das grades curriculares dos Cursos de Filosofia e de Teologia. O Curso de Filosofia passou a durar 3 anos.

Em 1994, o Instituto passou a funcionar no atual prédio, em Vila Oficinas, sob a direção do Pe. José Lauro. Em 1997, o Pe. Jaime Rossa assumiu a diretoria do IFITEME.

Nesses últimos anos, o Instituto desenvolveu uma visão mais acadêmica dos estudos, fruto da atuação de leigos em práticas docentes e administrativas; e também se tornou autônoma em relação à vida dos seminários diocesanos maiores.

No mês de julho de 2004, assumiu a Direção do IFITEME, o Padre Claudemir do Nascimento Leal.

Atualmente, novas discussões emergem nesse contexto, como o reconhecimento civil dos cursos de Filosofia e de Teologia no Ministério da Educação. Essa história, que em 2004 completou 30 anos, continuará cumprindo com sua finalidade, formando o povo de Deus sob o olhar materno de Maria, a “Mater Ecclesiae”.

Contato

Instituto de Filosofia e Teologia "Mater Ecclesiae" Tel: (42) 3229-2001. Praça Frei Elias Zulian, 216 - Oficinas - Caixa Postal 296.

CEP 84045-590 - Ponta Grossa - PR

E-mail: ifiteme@gmail.com

Site do IFITEME -  http://www.ifiteme.blogspot.com/

Copyright © 2008. Diocese Ponta Grossa. Todos os direitos reservados.
Site melhor visualizado em resolução 1024x768 ou superior. Política de Privacidade.
KMM Engenharia de Sistemas