Destaques:
Pesquisar:  

         O CIC – CENTRO INTEGRADO DE COMUNICAÇÃO
O CIC – Centro Integrado de Comunicação teve como baluartes o bispo Dom Murilo Sebastião Ramos Krieger e o então Pe. Francisco Carlos Bach. Lembramos o fato do apoio de ambos na dimensão da evangelização através dos meios de comunicação sociais católicos e também presentes na sociedade. No tempo do governo episcopal de Dom Murilo a comunicação eclesial deu passos para frente no processo de evangelização através da mídia, senão vejamos: Esforçou-se para que a Rádio Sant´Ana então arrendada, voltasse a ser administrada pela Diocese. Também se empenhou para trazer à Cidade de P. Grossa e para a Diocese o sinal da Rede Vida e Canção Nova. Conseguiu, junto a vários colaboradores criar o informativo diocesano, que foi a base do jornal da Diocese de Ponta Grossa, hoje “A Boa Nova”. Foi um Bispo acolhedor, comunicativo e dinâmico.
Neste processo dinâmico da comunicação “intra” e “extra” eclesial foi surgindo a Pastoral da Comunicação, o jornal diocesano Boa Nova, a Rádio Sant, Ana com seu potencial evangelizador, o site diocesano, os boletins informativos paroquiais e tantas outras iniciativas na dimensão da comunicação dentro da diocese. Dentro deste processo surgiu a idéia e iniciativa do CIC – o Centro Integrado de Comunicação, cujo objetivo principal é articular a Comunicação Eclesial sendo um elo de comunhão e de comunicação dentro e fora da Igreja Diocesana.  Hoje, o CIC é a base de funcionamento do Jornal Diocesano “A Boa Nova”.    
·         Obras para a Evangelização da cultura.
Radio Sant`Ana / Rádios AM/FM  que transmitem programas de Evangelização.
Jornal Diocesano “A Boa Nova” / Espaço Diocesano em Jornais locais.
Boletins e Informativos Paroquiais.
Presença da TVs Católicas no âmbito da Diocese. ( Rede Vida e Canção Nova)
Site Diocesano e Blogs diocesanos.
Livrarias Católicas.
Videotecas e Bibliotecas Paroquiais.
Pastoral da Comunicação e Comunicações Diocesanas.
Pastoral do Turismo Religioso, Pastorais, Organismos e Associações diocesanas que atuam na linha da evangelização da cultura. 
·         Espaço evangelizador nos Meios de Comunicação Social no âmbito da sociedade – Emissoras de TV, Emissoras de Radiodifusão, Revistas, Blogs e Sites, Jornal escrito – periódicos.   
 
Notas Estatísticas sobre os centros de difusão ligados à Igreja
 
1.     Rádio Sant`Ana
 
1.     Perfil
 
Entre as emissoras segmentadas, a Rádio Sant’Ana é líder em alcance no público mais cobiçado do mercado e ocupa o primeiro lugar em afinidade com a classe AB. Entre seus ouvintes, 65% pertencem a esse segmento. O público formador de opinião, da classe AB, entre 25 e 59 anos e com Curso Superior, está na Sant’Ana. Dentre suas concorrentes, é a que mais atinge essa classe. A maior parte dos ouvintes da rádio têm interesse em notícias do momento, assuntos sobre estética, se preocupam com qualidade de vida, espiritualidade e religião, se interessam por decoração e estão antenados à política nacional, cotidiano, tecnologia e atualidades. Em relação à população de Ponta Grossa e Região dos Campos Gerais, a emissora reúne um grande número de pessoas que pretendem trocar de carro no próximo ano, costumam viajar no final de semana, costumam ir a shows e jantar fora, procuram manter uma alimentação saudável e pretendem estar sempre de bem com a vida. Com a uma potência única de 5000 watts em Ponta Grossa e a informatização presente em todos seus estúdios e demais departamentos, o que resultou em um sinal de longo alcance com uma qualidade de seu áudio sem igual, aumentou consideravelmente o número potencial de público ouvinte, o que traz benefícios em dobro para clientes e investidores do comércio local e de toda a região dos Campos Gerais, passamos a ter um público potencial que se aproxima de 850.000 pessoas em mais de 20 municípios, como Carambeí, Castro, Guamiranga, Guaragi, Harmonia, Imbituva, Ipiranga, Irati, Ivaí, Mallet, Palmeira, Piraí do Sul, Ponta Grossa, Prudentópolis, Rebouças, Reserva, Rio Azul, Rio Negro, São José dos Pinhais, Teixeira Soares, Telêmaco Borba, Tibagi, Ventania, entre outras localidades de menores populações na área rural de nossa região. Ao longo dos últimos 10 anos a Sant’Ana vem ganhando cada vez mais um prestigio que foi e ainda está sendo conquistado cliente a cliente, ouvinte a ouvinte, tornando-se uma rádio de total credibilidade. Em outras palavras, anunciando na Sant’Ana, o investimento gasto irá resultar em ótimos negócios para sua empresa ou comércio e você fala diretamente com o público que lhe interessa, pessoas de bem com a vida e com bom gosto!
 
2.     Abrangência
 
Com a uma potência única de 5000 watts em Ponta Grossa e a informatização presente em todos seus estúdios e demais departamentos, o que resultou em um sinal de longo alcance com uma qualidade de seu áudio sem igual, aumentou consideravelmente o número potencial de público ouvinte, o que traz benefícios em dobro para clientes e investidores do comércio local e de toda a região dos Campos Gerais, passamos a ter um público potencial que se aproxima de 850.000 pessoas em mais de 20 municípios, como Carambeí, Castro, Guamiranga, Guaragi, Harmonia, Imbituva, Ipiranga, Irati, Ivaí, Mallet, Palmeira, Piraí do Sul, Ponta Grossa, Prudentópolis, Rebouças, Reserva, Rio Azul, Rio Negro, São José dos Pinhais, Teixeira Soares, Telêmaco Borba, Tibagi, Ventania, entre outras localidades de menores populações na área rural de nossa região.
 
2. Jornal Diocesano “A Boa Nova”
 
O jornal diocesano com uma tiragem de 10 mil exemplares mensal chega à todas as Paróquias da Diocese de Ponta Grossa e Comunidades. Torna-se um precioso instrumento de formação e informação na linha católica diocesana com várias matérias e com a participação do Clero e dos leigos. Com um jornalista e equipe de redação presta um serviço à Diocese de Ponta Grossa na linha jornalística. O jornal tem uma caminhada de 10 anos evoluindo do antigo boletim diocesano. Ele é mantido pelas paróquias que pagam os jornais pelo numero de exemplares divididos entre as paróquias. O jornal chega à todas as lideranças das comunidades fazendo com que aconteça a integração de todos os eventos e notícias da diocese, bem como apresentando matéria de formação. É bom salientar que o Jornal Diocesano “A Boa Nova” tem um conselho editorial formada pelo jornalista responsável, pelo Bispo Diocesano e alguns presbíteros diocesanos que atuam na área da comunicação.  
 
3. Site Diocesano - Internet
 
O site diocesano que foi totalmente remodelado é um instrumento precioso de pesquisa de toda a vida diocesana. São milhares de acesso de pessoas (internautas), que através deste meio de comunicação, procuram conhecer e pesquisar dados da diocese. Com vários links e com abertura para os sites da CNBB e da Santa Sé. Nos tempos atuais tem se tornado um instrumento de evangelização e comunhão a serviço da Igreja. Como inspiração do site diocesano, muitas paróquias, pastorais e organismos também criaram sites e blogs, para alimentar a comunicação e a integração nesta nova forma de evangelizar.   (www.diocesepontagrossa.com.br)
 
4. TVs Católicas Canção Nova e Rede Vida.
 
A Diocese de Ponta Grossa tem os retransmissores das Tvs Canção Nova e Rede Vida. O alcance é abrangente na diocese e são milhares de famílias que acompanham a programação religiosa das Televisões Católicas, tornando-se um precioso instrumento de evangelização e dando mais opções para os fiéis diante das outras programações das televisões presentes na diocese. 
 
5. Outros
 
A nível diocesano são produzidos livretos, subsídios, CDs musicais e DVDs com filmagens com o grande intuito de evangelizar as comunidades, sempre reforçando um aspecto da vida diocesana e da evangelização. Muito destes materiais produzidos são na linha da informação e da formação das lideranças e comunidades. São produzidos com o apoio, incentivo e aprovação do bispo diocesano, com a participação do Clero e de leigos que atuam nas diversas áreas de comunicação. Nas livrarias católicas também tem vasto material em CDs, DVS, literaturas, revistas e outros, na linha católica nacional.   
 
 
CONTATOS
·         CIC – Centro Integrado de Comunicação – Jornal Diocesano “A Boa Nova”
Jornalista Maurílio de Paula Júnior – Mtb  255/02/28v.
Rua: Pça. Mal. Floriano Peixoto, 581 – 2º. Andar – Sala 4 – Centro – Cx. Postal: 145
Ponta Grossa – Paraná – CEP:84.010-910
Fone: (42) 3222-3845
 
·         Rádio Emissora Sant`Ana  AM  900KHZ
Diretor: Pe. Joel Nalepa.
Rua: Pça. Mal. Floriano Peixoto, 581 – 3º. Andar – Centro – Cx. Postal: 090
Fone: (42) 3028-0028 e 3222-3566 / Celular: 9978-0695 e 9978-0693
Ponta Grossa – Paraná – CEP: 84.010-910
 
·         Site Diocesano – www.diocesepontagrossa.com.br
Pe. Ademir da Guia Santos
Técnico: KM&M
Rua: Pça. Mal. Floriano Peixoto, 581 – 1º. Andar – Centro – Cx. Postal: 394
Fone: (42) 3224-1140 / Celular: 99132420
Ponta Grossa – Paraná – CEP: 84.010-910
 
·         Pastoral da Comunicação – PasCom Diocesana
Blog da   Pastoral da Comunicação Diocesana    http://www.pascompg.blogspot.com/   
E-mail:pascompg@gmail.com  
Obs.: Você poderá enviar neste e-mail os eventos e noticias de sua Comunidade. Divulgaremos!
Equipe de Coordenação
Nilson C. Bueno – (42) 99783218 / E-mail: buenonilson@ig.com.br
Miguel Leôncio Jr. - (42) 99170526 / Email: miguelpgpr@hotmail.com
Marina Viglus - (42) 99110465 / E-mail: marinaviglus@hotmail.com
Pe. Ademir da Guia Santos - (42) 99132420/ E-mail: padre_ademirdaguia@yahoo.com.br   
Copyright © 2008. Diocese Ponta Grossa. Todos os direitos reservados.
Site melhor visualizado em resolução 1024x768 ou superior. Política de Privacidade.
KMM Engenharia de Sistemas