Destaques:
Histórico

Desde que chegou em Ponta Grossa, como Bispo Coadjutor com direito à sucessão, no início de 1961, Dom Geraldo Micheletto Pellanda acalentava um sonho: construir um Santuário no Parque Estadual de Vila Velha dedicado à NOSSA SENHORA DA VILA VELHA – MÃE DA DIVINA GRAÇA. Em 1963 Dom Geraldo M. Pellanda foi recebido em audiência pelo Papa Paulo VI. Contou-lhe seu projeto, recebendo de Sua Santidade não apenas apoio, mas a própria imagem.

Inicialmente a imagem foi exposta na Catedral Metropolitana de Curitiba, até que, no dia 26 de abril de 1964, em soleníssima carreata, acompanhada pelo Arcebispo de Curitiba, Dom Manoel da Silveira D’Elboux, pelo Governador do Estado, Nei Braga, entre outras autoridades e numerosa presença popular, foi trazida para a Igreja Catedral de Ponta Grossa, nela permanecendo até a inauguração do Santuário no Parque Estadual de Vila Velha quando foi festivamente entronizada.

A cidade de Ponta Grossa, sede da Diocese, tinha sua padroeira – A SENHORA SANT’ANA - já desde 15 de setembro de 1823, quando por meio de Decreto Imperial, o Bairro Ponta Grossa foi transformado em Freguesia e colocado sob os auspícios de Sant’Ana, mãe de Nossa Senhora e avó do menino Jesus. Contudo, a Diocese de Ponta Grossa, criada em 10 de maio de 1926 permanecia sem padroeiro.

A pedido de Dom Geraldo M. Pellanda, Bispo Diocesano de Ponta Grossa desde 24 de fevereiro de 1965, e com a aprovação unânime do Conselho Presbiteral em reunião realizada no dia 27 de abril de 1983, o Santo Padre João Paulo II dignou-se proclamar Nossa Senhora Mãe da Divina Graça como padroeira da Diocese de Ponta Grossa. Lê-se no documento Papal, datado de 25 de julho de 1983 e assinado pelo Cardeal Agostinho Casaroli: “... confirmamos, em perpétuo, a Bem-aventurada Virgem Maria, invocada sob o título – “NOSSA SENHORA MÃE DA DIVINA GRAÇA”- PATRONA PRINCIPAL JUNTO DE DEUS, DA DIOCESE DE PONTA GROSSA, com todos os direitos e privilégios litúrgicos, de acordo com as rubricas”.

A festa da Padroeira da Diocese  a princípio foi celebrada no 3º domingo de Setembro. Após várias consultas ao Clero a festa passou a ser celebrada em toda a Diocese, no dia 15 de Setembro, dia do aniversário do Município de Ponta Grossa.
Copyright © 2008. Diocese Ponta Grossa. Todos os direitos reservados.
Site melhor visualizado em resolução 1024x768 ou superior. Política de Privacidade.
KMM Engenharia de Sistemas