Destaques:
Histórico da Ermida/Santuário de Nossa Senhora de Vila Velha - Mãe da Divina Graça.
“Um dos acontecimentos mais significativos, nas festas jubilares de Dom Antonio Mazzarotto, foi a inauguração do Santuário, no Parque de Vila Velha, a 20 km de Ponta Grossa, que será o centro da pastoral turística da Diocese. A referida igreja, por determinação de Dom Geraldo Micheletto Pellanda, recebeu o nome de Santuário de Nossa Senhora de Vila Velha. A imagem de Nossa Senhora foi doada pelo Papa Paulo VI, quando Dom Geraldo esteve em Roma, nos fins de 1963, proferindo sua Santidade, no momento da entrega, estas palavras: “Que esta imagem seja portadora de todas as graças e bênçãos celestes para a Diocese de Ponta Grossa e para todo o bom povo do Paraná e do Brasil”.

Com efeito, a 24 de novembro de 1979, às 15:00 hs., partiu, da Praça Barão de Guaraúna, defronte da igreja do Sagrado Coração de Jesus, uma procissão motorizada, indo a frente o carro-andor com a imagem de Nossa Senhora de Vila Velha e o Sr. Bispo Diocesano Dom Geraldo.

Na Ermida ou Santuário, um expressivo número de populares e a Banda Municipal Lira dos Campos, que se locomoveram de ônibus até lá, aguardavam a chegada da imagem e da procissão.

Na chegada, a imagem foi retirada do carro-andor por Dom Geraldo e recebida com aplausos pelos presentes. Em seguida, depois que se paramentaram os Bispos e os Padres, foi benzido o Santuário por fora, dando todos uma volta ao redor do mesmo, em forma de pequena procissão. Após a bênção externa, entraram todos na igreja para assistir ao benzimento interno.

Ao terminar o primeiro cântico mariano, executado com notável entusiasmo pelo povo, procedeu-se ã bênção e à entronização da imagem de Nossa Senhora de Vila Velha e, logo após, o descerramento da placa alusiva ao acontecimento pelo bispo Dom Pedro Filipak e pelo representante do Núncio Apostólico Monsenhor Emery Kabongo.

Na placa de bronze, oferecida pelos Confrades Vicentinos e o Asilo São Vicente de Paulo, foi gravada a seguinte inscrição: “Apontando para o céu, que prendou a natureza de tantas maravilhas, este Santuário foi solenemente benzido e nele entronizada esta imagem de Nossa Senhora de Vila Velha, Mãe da Divina Graça. 24 de novembro de 1979”.

No final, houve missa concelebrada dentro do Santuário, sendo celebrante principal Dom Bernardo Nolker, bispo de Paranaguá e concelebrantes Dom Pedro Filipak, Dom Geraldo Micheletto Pellanda e mais de trinta padres”.

(Livro Tombo da Diocese nº. I, folha 93, 24.11.1979, registrado pelo Pe. Francisco Salache, Chanceler da Cúria)

• Momento histórico atual.
Hoje temos o Parque Estadual da Vila Velha com todas as belezas naturais desta região feitas com as mãos do Criador. Como medidas de preservação ambiental e ecológia, ainda há a Ermida no Parque Estadual da Vila Velha, mas a devoção com suas práticas religiosas e aglomeração de devotos, foi direcionado para o Município de Ponta Grossa, de modo especial, na Igreja Catedral da Diocese de Ponta Grossa.

Copyright © 2008. Diocese Ponta Grossa. Todos os direitos reservados.
Site melhor visualizado em resolução 1024x768 ou superior. Política de Privacidade.
KMM Engenharia de Sistemas