Destaques:

SEMINÁRIO DIOCESANO SÃO JOSÉ - FILOSOFIA
O Específico do Seminário São José é o seguinte:
O Seminário Diocesano Filosófico São José da Diocese de Ponta Grossa, se propõe a ser uma pequena “Escola do Evangelho”, buscando espelhar-se na convivência de Jesus e os Apóstolos e nas primeiras comunidades cristãs, um modelo de vida (Cf. At 4, 32). “Os formandos procurarão realizar uma profunda experiência de vida e intimidade com Jesus” (Cf. Pastores Dabo Vobis 60).

Durante o período de convivência, nos três anos de estadia nesta Casa de Formação será intensificada a vivência de comunhão, não obstante a individualidade pessoal buscando ir além daquilo que possa dificultar o relacionamento com o outro, usando todos os meios que emergem do Evangelho, para que se possa construir uma autêntica comunidade de discípulos de Cristo Pastor.

Já que o Seminário de Filosofia é em nossa Diocese a terceira etapa no processo de discernimento vocacional, com espírito de solidariedade fraterna “formandos e formadores, buscarão um diálogo freqüente e progressivo à Luz da fé, reconhecendo a autenticidade da vocação” (Cf. Doc. CNBB 65).

Todo processo formativo contemplará aquilo que propõe as orientações da Igreja, no que se refere à Formação dos candidatos ao presbiterado: Documentos Pontifícios, CNBB e orientações da Diocese; com isso, embasando solidamente a formação moral, espiritual, comunitária e pastoral de nossos seminaristas.

AS DIMENSÕES DA FORMAÇÃO

• AS DIMENSÕES DA FORMAÇÃO - FILOSOFIA
A formação no Seminário Filosófico São José segue as dimensões propostas pela Pastores Dabo Vobis.
  1. Dimensão Humano-afetiva: é acompanhada, de modo especial, pela psicóloga Lúcia de Coimbra que tem encontros quinzenais, grupais e individuais com os seminaristas.
  2. Dimensão Espiritual: todos os seminaristas têm um diretor espiritual, escolhido entre os sacerdotes da Diocese, ao qual visitam regularmente. Cotidianamente reza-se a liturgia das horas e celebra-se a Santa Missa no seminário. Semanalmente, além de uma hora de adoração comunitária fazem-se duas noites de vigília em adoração, a turno, diante do Santíssimo em prol das vocações, segundo a Palavra de Jesus: “Pedi ao Senhor da Messe”, conforme o Evangelho de Lucas 10,2. Mensalmente tem um dia de retiro e no início de cada ano o retiro anual de três dias. Aos seminaristas que provêm de espiritualidades de movimentos (maioria) são encorajados que continuem aprofundando a espiritualidade que os levou a sentir o chamado vocacional.
  3.  Dimensão Pastoral: na diocese os seminaristas do triênio filosófico fazem atividades pastorais dando apoio às pastorais de âmbito diocesano. A maioria deles atua na promoção vocacional, e nas prioridades da ação evangelizadora diocesana. As avaliações feitas revelam que os seminaristas têm assumido com muito amor e coragem as atividades pastorais. No contato com os leigos e com o povo de Deus sentem-se fortalecidos e animados em sua caminhada vocacional, bem como vão se formando discípulos missionários, segundo o novo estilo de sacerdote que emerge do Documento de Aparecida.
  4. Dimensão Intelectual: os seminaristas estudam no Instituto de Filosofia e Teologia pertencente à Diocese. O corpo docente do Instituto os acompanha individualmente, assim como o reitor.
  5. Dimensão Comunitária: a corresponsabilidade de cada um dos seminaristas nas atividades concretas do Seminário ajuda a que todos se sintam em casa. Privilegia-se o clima de família entre todos: de respeito, de estima recíproca, não faltando momentos de correções fraternas. Neste clima de família vão se revelando as dificuldades a serem trabalhadas e por outro lado os muitos talentos.

·      DESTAQUES
a) Dá-se destaque aos talentos musicais. Vários seminaristas da Filosofia estudam musica no conservatório e no final de 2008 terão o seu segundo CD de músicas gravado.
b) No período das férias, em 2007, 4 seminaristas fizeram uma experiência missionária, de 40 dias, na Amazônia. A experiência foi muito edificante e terá continuidade.

Contatos:
SEMINÁRIO DIOCESANO MAIOR SÃO JOSÉ – FILOSOFIA.
Rua: Emílio de Menezes, 1515 – Cx.P.: 358 - CEP: 84.040-030
Ponta Grossa – Paraná - Fone: (042) 3225-3429 / 3225-1271
Reitor: Pe. Mario Spaki
E-mail: mspaki@terra.com.br

Copyright © 2008. Diocese Ponta Grossa. Todos os direitos reservados.
Site melhor visualizado em resolução 1024x768 ou superior. Política de Privacidade.
KMM Engenharia de Sistemas