Destaques:

ESCOLA DE TEOLOGIA PARA LEIGOS - CASTRO - "SANTO AGOSTINHO"

1ª Turma  - 1998/1999

A escola de teologia para leigos “Santo Agostinho”- Setor 05, iniciou-se  em 1998 por iniciativa do então Bispo Diocesano D. João Braz de Avis; sendo a Escola, Extensão da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Tendo como sede o salão paroquial da Paróquia Nossa Senhora do Rosário em Castro. O conteúdo básico do Curso, desde o início, é o seguinte:

Módulo 01 –Introdução ao Catecismo da Igreja

Módulo 02 – O homem é capaz de Deus?

Módulo 04 – Fundamentos Teológicos e filosóficos da Sociedade

Módulo 05 – Creio em Deus

Módulo 06 – A Encarnação

Módulo 07 – A Oração

Módulo 08 – Sagrada Escritura – Introdução Geral

Módulo 09 – Liturgia

Módulo 10 – Sacramentos

Módulo 11 – Comunhão dos Santos; mariologia , Vida Eterna

Módulo 12 – Transmitir a fé

Módulo 13 – A oração do Pai Nosso

Módulo 14 – Os mandamentos I

Módulo 15 – Missiologia

Módulo 16 – Os mandamentos II

No período, desde 1998 até agora, a Escola contou com os seguintes Coordenadores:

Sede na Paróquia  Nossa Senhora do Rosário:

1998 a 1999 – Pe. José Donizete Farias

2000 a 2001 – Pe. Vanslei da Silva

Sede na Paróquia Santana

2002 a 2003 – Pe. Moacir Gomes

2004 até 2007 -  Pe. Wellington Marcondes.

2008 ... Pe. Osvaldo Pinheiro (atual)

Desde sua fundação a Escola de Teologia para Leigos “SANTO AGOSTINHO” – Setor 05 já formou mais de 240 leigos. Nesse ano de 2006 a Escola conta somente com o Curso de Aprofundamento. Estão fazendo o aprofundamento 40 alunos. No primeiro semestre o Módulo foi  Sacramentos – Eucaristia , e no segundo semestre o módulo está sendo Espiritualidade Bíblica.

Para o ano de 2007 está previsto a continuação do Aprofundamento com os seguintes Módulos: Evangelhos e Eclesiologia ( Local: Paróquia Santana).

Também em 2007 retorna o Ciclo normal da Escola (Local: Paróquia Nossa Senhora do Rosário). Em 2009 as aulas de Teologia para leigos acontece em ciclo normal na Paróquia Nossa Senhora do Rosário - Centro de Pastoral.

São centenas de lideranças formadas e que atuam nas Paróquias e Comunidades do Setor 5 da Ação Evangelizadora da Diocese de Ponta Grossa. Como nos diz o Papa Bento XVI: "Precisamos dar razão à nossa fé", ou seja, aprofundar o conhecimento da nossa fé cristã católica.

Dados:2009.

Copyright © 2008. Diocese Ponta Grossa. Todos os direitos reservados.
Site melhor visualizado em resolução 1024x768 ou superior. Política de Privacidade.
KMM Engenharia de Sistemas