Clero Secular

Rua:Emilio de Menezes, 1515 Ponta Grossa
Telef.:
Estudos

Iniciou seus estudos primários na Escola Municipal São Valdomiro – Bairro Lagoa – Irati-PR.

Concluiu o Ensino Fundamental na Escola Estadual Professora Luiza Rosa Zarpellon Pinto e o Ensino Médio no Colégio Estadual São Vicente de Paulo.

Curso Técnico em Contabilidade.

Formação Presbiterial

O primeiro momento em que percebeu em seu coração o chamado de Deus para a vocação sacerdotal foi em outubro de 1998 e durante o ano de 1999 iniciou o seu acompanhamento vocacional participando dos Encontros Vocacionais realizados no Seminário Mãe de Deus em Irati.

E em busca de um amadurecimento desse mesmo chamado ingressou, no ano de 2000, no Seminário Propedêutico Mãe da Divina Graça em Piraí do Sul e posteriormente em Carambeí, tendo como reitor Padre José Lauro Gonçalves Gomes.

Cursou Filosofia entre os anos de 2001 e 2003 no Instituto de Filosofia e Teologia Mater Ecclesiae, residindo no Seminário Diocesano São José e tendo como reitor o Padre Estanislau Kapuscinski.

Cursou Teologia entre os anos de 2004 e 2009 no mesmo Instituto e residindo no Seminário Diocesano São João Maria Vianney, tendo como reitor o Padre Valdeslei Sviercoski.

Ordenação Presbiteral

A Ordenação Presbiteral aconteceu no dia 18 de Outubro de 2009 no Colégio N. S. das Graças (Irati) ao lado da Matriz São Miguel. Escolheu como lema o versículo “Empenhai-vos pelo amor” (1Cor 14, 1) pois trata-se de uma das grandes descobertas da caminhada do seminário: o sentido do amor. E em união com 1Jo, 3,18 (“Filhinhos, não amemos com palavras nem com a língua, mas com ações e em verdade”) deseja cultivar uma vida ministerial na identificação com Cristo, do qual vem a exemplo e a graça de que na prática do dia a dia se viva e faça acontecer o amor, dinamizando-o, movimentando-o e identificando-o plenamente com a vida e com Deus.

“Deus tudo fez por amor... me chamou por misericórdia e amor... entrego-me a Ele por amor... Sabe-se que a missão exige muito, mas é preciso deixar tudo, pois, o tesouro de Deus é grande, e basta”.

Ordenação Diaconal

Foi Ordenado Diácono, por imposição das mãos e prece de D. Sérgio Arthur Braschi no dia 19 de Abril de 2009 (Domingo da Misericórdia) na Catedral Sant’Ana. Escolheu como lema o versículo “Ide também vós para a minha vinha” (Mt 20, 4) pois é uma frase com a qual sua história vocacional se identifica. É Cristo que, de madrugada, antes de tudo, vai ao encontro dos que Ele quer para fazer o convite de ir para Sua vinha. É Cristo que chega e deposita esse convite no coração.

Ministérios Recebidos

Recebeu Ministério de Leitor no dia 11 de Outubro de 2006.

Recebeu Ministério de Acólito no dia 23 de Agosto de 2007.

Foi inscrito no Rito de Admissão como Candidato às Ordens Sacras no dia 04 de Agosto de 2008.

Todas essas celebrações foram presididas por D. Sérgio Arthur Braschi e realizadas na Paróquia N. S. do Perpétuo Socorro – Vila Liane – Ponta Grossa-PR.

Atividades Pastorais

Em 2001 e 2002 auxiliou na Pastoral Catequética Diocesana.

Em 2003 na Pastoral Vocacional Diocesana.

Em 2004 fez Pastoral Paroquial na Paróquia N. S. do Rosário em Ponta Grossa-PR.

Em 2005 fez o Ano Pastoral na Paróquia Imaculada Conceição – Carambeí-PR

Em 2006 fez Pastoral Paroquial na Paróquia N. S. do Perpétuo Socorro – Castro-PR.

Em 2007 e 2008 auxiliou no Serviço de Animação Vocacional Diocesano.

Em 2009 fez a sua preparação para a ordenação na Paróquia São Miguel, juntamente com a comunidade de origem...

Juntamente com seminaristas diocesanos, gravou dois CDs vocacionais (“Canções de um Chamado” e “Vou Anunciar”), frutos de experiências do Deus que chama e enriquece com seus dons.

Em 2010 - Foi nomeado Vigário Paroquial da Paróquia Menino Jesus - Reserva.

Em 2012 - Coordenador Diocesano da Pastoral Vocacional.