Clero Secular

R. Nicolau Baltazar, 147 - Centro
Telef.:
Estudos

Por volta do ano 1.936, nossa família transferiu-se para Tibagi, onde concluí a escola primária, iniciada em Castro. Ingressei no Seminário Santo Afonso, dos Padres Redentoristas, em Aparecida do Norte, Estado de São Paulo, em Abril de 1.941, onde estudei até o final do ano letivo de 1.947. Fiz o Noviciado na cidade de Pindamonhangaba, SP, no ano de 1.948, após o qual emiti os votos temporários de pobreza, castidade e obediência, na mesma Congregação dos Padres Redentoristas.

Em Março de 1.949, fui enviado aos Estados Unidos para lá efetuar os estudos de Filosofia e Teologia no Seminário Maior "Mount Saint Alphonsus", em Esopus, estado de Nova Iorque. No entanto, por motivos de saúde, foi-me necessário deixar o seminário e voltar para o Brasil. Servi o exército de 3 de maio de 1.951 a 4 de maio de 1.952, dando baixa como "cabo".

Iniciei a carreira de professor no ano de 1.955, lecionando as disciplinas de Inglês e Latim no Colégio Diocesano de Santa Cruz e no Colégio São José, ambos em Castro ─ Pr.

Obtive o diploma de Técnico em Contabilidade ao concluir os estudos na Escola de Comércio Fátima, das Irmãs de São José de Chambéry, na qual passei a lecionar as disciplinas de Inglês Comercial e Contabilidade.

Graduei-me em Letras Anglo-Germânicas na Universidade Católica do Paraná, no ano de 1.963.

Lecionei Inglês, durante 24 anos, no Colégio Estadual Major Vespasiano Carneiro de Mello, em Castro.

Após a minha aposentadoria, lecionei Inglês, por 12 anos, no Seminário Santa Cruz, em Castro, sem honorários, em um gesto de gratidão a Deus por todas as graças e bênçãos recebidas ao longo de minha vida.

Formação Presbiterial

No início do ano letivo de 2.007, matriculei-me no Instituto de Filosofia e Teologia "Mater Ecclesiae", em Ponta Grossa ─ Pr.

Teve o acompanhamento do Pe. Abrão Becher e Pe. Jaime Rossa.

Ministérios Recebidos

MINISTÉRIOS

Aos 16 de Outubro de 2.008, Sua Excia. Revma. Dom Sérgio Arthur Braschi, Bispo da Diocese de Ponta Grossa, conferiu-me os Ministérios do Leitorato e Acolitato, na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro de Ponta Grossa, e aos 4 de Dezembro do mesmo ano, o Rito de Admissão às Sagradas Ordens, realizado na Paróquia Senhora Sant’Ana de Castro ─ Pr.

ORDENAÇÃO

Diaconato: aos 15 dias do mês de fevereiro de 2.009, recebi o Sacramento da Ordem no Grau do Diaconato, pela oração e imposição das mãos de Sua Excia. Revma. Dom Sérgio Arthur Braschi, passando a atuar como Diácono na Paróquia Senhora Sant’Ana em Castro.

Ordenação Presbiteral:  dia 3 da Maio de 2.009, pela oração e imposição das mãos de Dom Sérgio Arthur Braschi, Bispo desta Diocese de Ponta Grossa - Paróquia Sant`Ana - Castro.

Atividades Pastorais

2009 - Atuando como Diácono na Paróquia  Sant`Ana - Castro.

2009 - Como Presbitero Diocesano Secular cooperador na Paróquia Sant`Ana - Castro.