DIOCESE  DE  PONTA  GROSSA


SOBRE
   História
   Fundação
   Bula Pontifícia


ESTRUTURA
   Colégio Consultores
   Conselho Presbiteral
   Seminários Diocesanos
   Casas para Encontros

Legião de Maria


    A Legião de Maria tem como fim à glória de Deus, por meio da santificação dos seus membros, pela oração e cooperação ativa na execução de um serviço pessoal com o impulso do Espírito Santo, sob a direção da autoridade eclesiástica, na obra de Maria e da Igreja. Tem com objetivo vencer o mal e estender o Reino de Cristo no Mundo. A Legião de Maria está a disposição do Bispo, da Diocese e do Pároco para toda e qualquer forma de Serviço Social e de Ação Católica que estas autoridades julguem convenientes aos legionários e útil a igreja.

Histórico da Legião de Maria
     No mês de Maio de 1954, a enviada do Concilium Legionis, a Filipina Joaquina Lucas, após ter solicitado licença de D. Manuel D’Elboux e D. Antônio Mazzarotto, fundou simultaneamente, a Legião de Maria em Curitiba e Ponta Grossa.

     Em Ponta Grossa, em maio de 1954 a Enviada Joaquina Lucas fundou simultaneamente, quatro praesidia; na Paróquia São José com o nome de N. Sra. do Perpétuo Socorro; na Paróquia N. Sra. do Rosário, o praesidium N. Sra. do Rosário; no Colégio Sant’Ana, o Stella Maris e, em Castro, o Praesidium Imaculata. Daquelas sementes lançadas apenas uma floresceu e que permanece até hoje, o praesidium N. Sra. do Rosário. Sua primeira diretoria foi: Presidente Nadesda Schullam, Vice-Presidente Rosa Zanetti, Secretária Jessy Palermo, Tesoureira Anita Cavallin.

     Em 1956, Ponta Grossa recebeu a visita da Enviada Mary Clarkin que fundou a Curia Assumpta que, em 19/09/1967, durante o 1º Encontro Estadual da Legião de Maria no Paraná, foi elevada a Comitium. Seguiram-se as fundações de Curiae em Guarapuava, Irati, Umuarama, Pato Branco, União da Vitória, e implantada a Legião de Maria em Cascavel e Toledo. O Comitium de Ponta Grossa dividiu seus praesidia cedendo parte dos mesmos para a fundação da Curia Imaculada (13/07/1968)

     Em fins de 1970, o Comitium Assumpta já atendia a Legião em território correspondente a dois terços do Paraná. Nesta época recebeu a visita da Enviada Joana Maria Cronin que viajava por todo Paraná estudando novas possibilidades de trabalhos e extensões. Passados poucos meses ela voltou para comunicar a decisão do Concilium Legionis de instalar no Paraná um novo tipo de Conselho Legionário – a Regia – que coordenaria a Legião em todo o estado. Por uma feliz coincidência, Pe. Antônio Koreman SVD, Diretor Espiritual do Comitium estava presente àquela reunião do Concilium Legionis, em Dublin. Em 03 de outubro de 1971 aconteceu a instalação da Regia Assumpta, com a presença de D. Antônio Mazzarotto, bispo emérito de Ponta Grossa, D. Pedro Fedalto, Arcebispo de Curitiba, da Enviada Joana Maria Cronin e duas representantes do Senatus. A cerimônia encerrou-se com a Santa Missa, presidida pelo Bispo Diocesano de Ponta Grossa, D. Geraldo Pellanda e concelebrada por sacerdotes de todo o Paraná.

     A Regia de Ponta Grossa foi a primeira a ser instalada no Brasil e a quinta em todo o mundo.

     A 03 de Outubro de 2006 celebramos os 35 anos de Regia Assumpta no Paraná.

. DIRETORIA DA REGIA – 1972 até 1974

Diretor Espiritual: Pe. Antonio Koreman – SVD.
Presidente: Rita Maria Monteiro Machado.
Vice- Pres.: Zilda Ribeiro / Marilia.
Secretária: Glaura Barbosa.
2ª. Secretária: Nair Neme.
Tesoureiro: João Ivan Bonfati.
2º. Tesoureiro: Maria Vitória Braga Ramos.

     Com a Diretoria atual, já passaram na história da Régia Assumpta o total de 12 diretorias. Os Diretores Espirituais neste espaço de tempo histórico foram: Pe. Antonio Koreman – SVD, Pe. Paulo Xavier Machado – Diocesano, Pe. Jaime Joulas, Dom Getúlio Teixeira Guimarães (1981 até 1983), Dom José Alves da Costa (1984 até 1989), Pe. Ademir da Guia Santos, Pe. Estanislau Kapuscinski e Frei Alderico M. Noleto.

    Regia Assumpta é formada por 17 Comitia de adultos; 01 Comitium de Jovens, 112 Curie; 1.796 praesidia; e conta com aproximadamente 19362 legionários ativos, 66.800 legionários auxiliares, 670 adjutores e 5.002 pretorianos.

SENATUS ASSUMPTA DE PONTA GROSSA
     Elevação da Regia à Senatus - 10 de Maio de 2008.

    TERMO DE ELEVAÇÃO DA REGIA ASSUMPTA PARA SENATUS ASSUMPTA DE PONTA GROSSA - REGIONAL SUL 2

LEGIÃO DE MARIA - Senatus de São Paulo

Termo de Elevação
     A Legião de Maria - Senatus de São Paulo, com sede à Av. Liberdade, 91, Sobreloja, São Paulo/SP, filiada ao Concilium Legionis (Dublin/Irlanda),na data de 10 de Maio de 2008, durante a reunião mensal do Conselho, anti-véspera da "Festa de Pentecostes" e do "Dia das Mães", vem por meio deste, ELEVAR a Regia Assumpta, da Cidade de Ponta Grossa/PR, à categoria de SENATUS, composto pela Diretoria atual. A saber:

Diretor Espiritual:Pe. Ademir da Guia Santos.
Presidente: Marta da Cruz Gonçalves.
Vice-Presidente: Maria José da Gama Silva.
1a. Secretária: Ana Adelina dos Santos.
2a. Secretária: Eliza Dias.
1a. Tesoureira: Maria Juraci Panzarini.
2a. Tesoureira: Maria da Conceição Malaquias.

     A partir desta data, o Senatus Assumpta passa a ficar filiado ao Concilium Legionis, tendo em sua responsabilidade, além dos Praesidia e Conselhos já filiados (Jurisdição do Estado do Paraná), também a Regia Nossa Senhora dos Prazeres, com Sede na Cidade de Lages, Jurisdição do Estado de Santa Catarina.

     Agradecemos a Deus a este momento histórico, rogando a Nossa Senhora que continue intercedendo por todos nós, junto a Seu Filho Jesus e, que juntos possamos expandir mais o Reino de Deus, sendo uma Igreja Profética, Missionária e Discípula. Salve Maria!!!

Assinatura dos Oficiais do Senatus Assumpta:

Pe. Ademir da Guia Santos.
Marta da Cruz Gonçalves.
Maria José da Gama Silva.
Ana Adelina dos Santos.
Eliza Dias.
Maria Juraci Panzarini.
Maria da Conceição Malaquias.
Bispo Diocesano Dom Sergio Arhur Braschi.
Diocese de Ponta Grossa - Paraná.

Assinatura dos Representantes do Senatus de São Paulo
Wanderley Aparecido Turine.
Elisabete R. Souza.
Zilda Furtado.

     A Elevação da Regia Assumpta à categoria de SENATUS ASSUMPTA durante a reunião mensal do Conselho da Regia Assumpta que aconteceu dia 10 de Maio de 2008 no Espaço Cultural Sant`ana em Ponta Grossa com a presença dos oficiais e co-respondentes dos Praesidia e Conselhos filiados à Regia Assumpta, da presença dos oficiais da Regia de Nossa Senhora dos Prazeres da Cidade de Lages - Santa Catarina, de seminaristas, religiosos, religiosas, Padres, Diretores Espirituais, Oficiais da Regia Assumpta,representantes do Senatus de São Paulo: o Sr. Wanderley Aparecido Turine, Sra. Elisabete R. Souza e Zilda Furtado e do Bispo Diocesano de Ponta Grossa, Dom Sergio Arthur Braschi.

     Seguiu-se a reunião normal do Conselho da Legião de Maria e durante a reunião foi feita a elevação da Regia Assumpta para a categoria de Senatus Assumpta, conforme ata acima.

     Havia grande presença dos Legionários de Maria e todos demonstravam alegria por este momento histórico da Legião de Maria, bem como o desejo de colaborar com a Ação e a Missão da Legião de Maria na Igreja e no Mundo.

     Após a Reunião, foi realizada uma Celebração Eucaristica de Ação de Graças às 16 horas na Catedral Sant`Ana com a presidência do Bispo Diocesano Dom Sergio Arthur Braschi e com co-celebrantes: Pe. Ademir da Guia Santos - Diretor Espiritual, Pe. Casemiro Oliszeski - Pároco da Catedral Sant`Ana, Monsenhor Carlino de Curitiba, Pe. Heitor de Guarapuava, Pe. Silvio Mocelin de Ponta Grossa, Frei Alderico de Ponta Grossa, Pe. Itacir de Francisco Beltrão, Pe. Estanislau Kapuscinski de Ponta Grossa e também com a presença do Diácono Permanente Paulo Sérgio Ferreira da Silva. Houve grande participação dos Leginários de Maria.

     Após a Celebração Eucaristica foi servido um lanche para todos os legionários no Salão da Catedral Sant`Ana.

Fonte: Equipe de Comunicação da Legião de Maria.

COMITIUM IMACULADA
     Devido ao crescimento da população e o aumento dos grupos de Legião de Maria, foi desmembrado da Regia Assumpta territórios e Curiae de atendimentos,e foi feita a elevação da Curia Imaculada Conceição da Igreja do Rosário em Ponta Grossa à Comitium Imaculada Conceição para um melhor atendimento dos grupos legionários. O Crescimento da vida e missão legionária foi grande com o aumento dos praesidia de Legião de Maria nas Comunidades Paroquiais que em 24 de Julho de 1980, também para melhor atendimento, o Comitium Imaculada Conceição da Igreja do Rosário desmembrou a Curia Mãe da Divina Graça elevando a Comitium Mãe da Divina Graça. A sede do Comitium Imaculada Conceição fica na Igreja do Rosário, região central de Ponta Grossa.

COMITIUM MÃE DA DIVINA GRAÇA

Paróquia São Sebastião – Ponta Grossa.
     Iniciou-se a Legião de Maria na Paróquia dia 29 de abril de 1.967, com 09 membros ativos, sendo um deles uma irmã religiosa. O nome do Praesidium era Nossa Senhora das Dores, tendo como Diretor Espiritual Padre Carlos e Presidente Nair Shomberg.

     A Cúria Mãe da Divina Graça foi fundada no dia 24 de julho de 1.980, ficando filiados a Cúria 12 praesidia. Iniciou-se com a seguinte diretoria: Presidente: Elizabete Gardinal, Vice – Presidente: Helena Warkovinski, secretaria: Roseli Martins e tesoureira Otilia Bausar.

     Aos 13 dias do mês de dezembro de 2.003, a Cúria Mãe da Divina Graça, foi elevada a Comitium, ficando Comitium Mãe da Divina Graça com 07 Curiae filiados a ele, sendo duas de Telêmaco Borba e uma de Irati e onze praesidia (dois praesidia de Reserva). Iniciou-se a Comitium com os seguintes Oficiais; Diretor Espiritual Padre Marcio Milek Marques, Presidente Maria Conceição Malaquias, vice – presidente Olga K. Kaczurouski, secretária Marilza de Fátima Drulatka, tesoureira Florência Zagroblny.

     A Legião de Maria tem como fim a glória de Deus, por meio da santificação dos seus membros, pela oração e cooperação ativa, sob a direção da autoridade eclesiástica, na obra de Maria e da Igreja: o esmagamento da cabeça da serpente e a extensão do Reino de Cristo. A Legião de Maria tem reuniões nos praesidia semanalmente, com a duração de uma hora e meia e é designado de dois em dois para realizarem as visitas. As visitas são feitas nas casas, hospitais, asilos, creches, favelas, onde for necessário e estiverem precisando de ajuda espiritual. A Legião de Maria deseja que todas as almas sejam salvas. O nosso propósito é que todos conheçam Jesus, através de Maria.

     O Comitium é um Conselho onde se reúne mensalmente todos os Oficiais de Curiae e Praesidia filiados a ele. A reunião do Comitium Mãe da Divina Graça é realizada toda segunda-feira de cada mês, para apresentação de relatórios de trabalhos realizados na Legião de Maria e assuntos diversos.

Site: legiaodemaria.org.br
Site: curiafatima.com

Contatos

Legião de Maria - Senatus Assumpta
Presidente: Marta da Cruz Gonçalves.

Diretor Espiritual: Pe. Ademir da Guia Santos.
Rua: Mal. Floriano Peixoto, 581 - 2 Andar.
Prédio da Rádio Sant`Ana.
Fone: (42) 3224-4225 / 3224-7254/ 3226-3921
E-mail: senatus.assumpta.pg@hotmail.com
Ponta Grossa - Paraná - CEP: 84.001-970

Legião de Maria - Comitium Imaculada - Igreja do Rosário.
Presidente: Iverlei - Fone: (42) 3227-6598.

Diretor Espiritual: Pe. Martinho Beckers.

Legião de Maria - Comitium Mãe da Divina Graça - Igreja São Jorge.
Presidente: Rosana Ligeski - Fone: (42) 3227-2688.
Diretor Espiritual: Pe. Estanislau Kapuscinski.

Faça uma visita ao grupo de Legião de Maria de sua Paróquia ou Comunidade!
"Tudo à Jesus por Nossa Senhora".
"Salve Maria!".


FUNDADOR: FRANK DUFF - UM HOMEM FORA DE SÉRIE
     "O grande ausente" chegou e tomou seu lugar, naquele setembro de 1965, entre os delegados e observadores do Concílio Vaticano II, realizado na Basílica de São Pedro, em Roma. Ele espera dois anos por esse momento. Ao notar sua presença, o Cardeal Heenan, da Grã-Bretanha, interrompeu seu discurso para comunicar aos dois mil, e quinhentos patriarcas, cardeais, arcebispos, bispos, abades e superiores de ordens religiosas na Quarta Sessão, que Frank Duff, o gênio dirigente da Legião de Maria, se tornara, finalmente, um participante do Concílio.

     O Cardeal Leo Suenens, da Bélgica, relembrava que os delegados do Concílio Cumprimentaram Duff "com uma calorosa e emocionante ovação. Foi um momento inesquecível". Muitos delegados haviam questionado por que Duff, líder de um dos maiores e mais efetivos movimentos leigos da Igreja, não fora convidado, junto com outros observadores leigos, em 1963.

     O modesto Duff, tranqüilamente sentado em seu lugar, aceitou a honra que os delegados lhe concederam, não para si, mas para os milhares de apóstolos leigos que ele representava. O aplauso foi duramente conquistado - bem como cada êxito que havia experimentado.

     Frank Duff nasceu em Dublin, no dia 07 de junho de 1889, freqüentou a Escola Belvedere dos Jesuítas e depois o Colégio BlackrocK dos Padres do Espírito Santo.

     Frank possuía misteriosa habilidade de se comunicar com o povo humilde do mundo. Filósofo, teólogo, estudioso da Bíblia, possuindo farto conhecimento de medicina, ciência e matemática, ele era, acima e além de tudo, um comunicador. Expressava as idéias mais abstratas em linguagem simples. O seu Manual da Legião de Maria, já traduzido em mais de setenta línguas, apresenta profundos fundamentos teológicos da Legião, em palavras que as pessoas mais simples podem entender.

     Passados três meses do primeiro encontro da Legião de Maria em 1921, Frank Duff avisou ao grupo pioneiro que, um dia, seu movimento englobaria o mundo inteiro. "As senhoras achavam isto tão inverossímil", Frank relembrava sessenta anos depois, "que elas passaram quase cinco minutos em uma estrondosa gargalhada". As senhoras não contavam com a perseverança determinação de Frank Duff, o alcance de sua visão, nem com sua fé inabalável nos destinos da Legião. Retrocedendo dois mil anos, ele transportou, para sua Legião de Maria, a estrutura da organização do exército romano. Olhando para o futuro, Frank via a Legião como o exército de Maria, dedicado a arrebanhar homens e mulheres, jovens e crianças para Cristo, o Rei.

     Embora visionário, tinha pouca paciência para grandes esquemas. Era o mestre da ação concreta, das metas atingíveis. A Legião, firmemente acreditava, conquistaria o mundo passo a passo.

     Frank Duff, convencido de que a Legião serviria à Igreja, no que ele denominava "a terrível batalha do século XXI", usava cada oportunidade para se encontrar e falar com o povo. Nos seus últimos anos, era amplamente respeitado como líder leigo.

     A essência dos sonhos e ações de Frank Duff foi sua devoção a Maria, Mãe de Deus. Pouco antes de sua morte, em 1980, dissera: "Desde o primeiro momento, a Legião esteve nas mãos de Maria. Minha partida não vai alterar nada". Frank Duff - "Obrigado pelo seu companheirismo".

Fonte: legiaodemaria.org.br

ORGANISMOS          





Navegue até a sua Paróquia



Cúria
Cúria
Imprensa
Clipping
Download