Publicado em: 28/09/2018

Bispo celebra missa pelo Dia do Idoso

Celebração na igreja São José marcou o dia nacional

| Crédito: AssCom Diocese de Ponta Grossa

O Dia Nacional do Idoso foi comemorado com uma missa, celebrada pelo bispo dom Sergio Arthur Braschi, às 15 horas desta quinta-feira, na igreja São José, em Ponta Grossa. No Brasil, a proporção de idosos de 60 anos ou mais, de acordo com a Síntese de Indicadores Sociais, estudo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, que faz uma análise das condições de vida da população brasileira, mostra que entre 2005 e 2015, o número passou de 9,8% para 14,3%. A Igreja no Brasil promove várias iniciativas que buscam reconhecer o ‘grupo da terceira idade’, uma delas é desempenhada pela Pastoral da Pessoa Idosa.

Fundada efetivamente em 2004, a Pastoral da Pessoa Idosa trabalha para assegurar a dignidade e a valorização integral das pessoas idosas, através da promoção humana e espiritual, respeitando seus direitos, em um processo educativo de formação continuada destas, de suas famílias e de suas comunidades. Entre as atividades desempenhadas pela Pastoral, estão a capacitação de agentes para o acompanhamento das pessoas idosas, a promoção do desenvolvimento físico, mental, espiritual e cultural dos idosos. A Diocese de Ponta Grossa, inclusive, está promovendo curso de cuidador, com 80 participantes. “Ele é voltado para pessoas que tenham idosos em casa ou que queiram envelhecer com mais qualidade de vida”, cita a coordenadora diocesana da Pastoral da Pessoa Idosa, Rose Mari Hakim Catapan.

A Pastoral realiza ainda visitas domiciliares aos idosos que não podem sair de casa. “Se você tem tempo disponível e quer se doar ao próximo, entre em contato conosco pelo 3223-0227”, convida Rose. Em junho, representantes da Pastoral da Pessoa Idosa receberam, na Câmara dos Deputados, em Brasília, o Prêmio Zilda Arns, uma menção honrosa em reconhecimento ao trabalho da Pastoral, que tem mais de 25 mil voluntários espalhados por todo o Brasil, fazendo o acompanhando domiciliar de mais de 145 mil pessoas idosas em situação de vulnerabilidade.

O nome do prêmio homenageia a doutora Zilda Arns Neumann, médica pediatra que atuou em causas humanitárias e sanitaristas, uma das fundadoras da Pastoral da Criança e fundadora da Pastoral da Pessoa Idosa.

| Piraí se prepara para festejar Nossa Senhora das Brotas | Paroquianos do Santa Paula ganham nova capela | Padre Agostinho festeja seu jubileu de ouro | Presépio evangeliza e encanta |

Publicado em: 28/09/2018

Bispo celebra missa pelo Dia do Idoso