Publicado em: 11/11/2018

Diocese assume gestão de monumento em Irati

Imagem de Nossa Senhora das Graças integrará capela

Diocese passa a administrar atividades pastorais do monumento, em Irati Diocese passa a administrar atividades pastorais do monumento, em Irati | Crédito: Bárbara Gardin

Erguido há mais de 60 anos em Irati, o monumento em honra a Nossa Senhora das Graças, localizado no alto da colina, passa a ser administrado pela Diocese de Ponta Grossa. A gestão do ponto turístico foi conquistada através de usucapião pela Mitra Diocesana, via Paróquia São Miguel, que já realiza celebrações mensais no local. O monumento será elevado à capela, sendo a 21ª da paróquia.

O processo de transferência está em andamento e as adaptações devem ser realizadas em seguida. Com a mudança, a comunidade poderá receber a celebração dos sacramentos como, batizados e casamento. Entretanto, de acordo com o pároco da Paróquia São Miguel, padre Luis Mirkoski, este passo deve ser dado ainda a longo prazo. “Toda a comunidade se norteia e tem um embasamento na vida sacramental. Tornando-se aqui uma comunidade, tem o direito de realizar a celebração dos sacramentos. A médio e longo prazo, vamos favorecer e preparar para isso. (Tudo) está sendo estudado. Estamos em fase de mudança e adaptação”, disse padre Luis.

O monumento tem 22 metros de altura, é histórico e cartão-postal de Irati. Considerada a maior imagem de Nossa Senhora das Graças do mundo, a santa ainda conta com uma capela simples, que está em anexo, abaixo da imagem; sala dos milagres, mirante com vista para a cidade, e uma loja com objetos de devoção. A administração é feita atualmente por uma comissão, que, com as alterações, se transformará em um Conselho Pastoral. Mensalmente, milhares de fiéis locais e turistas passam pela Colina Nossa Senhora das Graças.

| Live atinge mais de 10 mil pessoas   |   Missa do Crisma será no feriado   |   Catedral faz festa pelos seus 197 anos   |   Missa online vai ‘conectar’ jovens   |

Publicado em: 11/11/2018

Diocese assume gestão de monumento em Irati

Imagem de Nossa Senhora das Graças integrará capela