Publicado em: 21/11/2018

Bispo resgata historicamente papel do leigo

Dom Sergio abriu nesta segunda Semana do Laicato

O Conselho do Laicato conseguiu reunir diáconos, padres, missionários, professores universitários e integrantes de pastorais e organismos O Conselho do Laicato conseguiu reunir diáconos, padres, missionários, professores universitários e integrantes de pastorais e organismos | Crédito: AssCom Diocese de Ponta Grossa

Uma fala do bispo dom Sergio Arthur Brachi a respeito dos documentos da Igreja oriundos de concílios (em especial do Concílio Vaticano II), sínodos, conferências e também exortações apostólicas e estudos retomou historicamente as bases do Documento 105 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, Cristãos Leigos e Leigas na Igreja e na Sociedade/Sal da Terra e Luz do Mundo. A abordagem, que culminou com comentários sobre os ‘areópagos modernos’ abriu, nesta segunda-feira (19) a  Semana Comemorativa do Ano Nacional do Laicato.

A Semana, promoção do Conselho Diocesano do Laicato, prossegue até a sexta-feira, sempre das 19h30 às 21h30, no Espaço Cultural Sant’Ana, em Ponta Grossa. Na abertura, dom Sergio fez um resgate dos textos eclesiais onde é citado o leigo e o seu papel na Igreja, atendo-se mais detalhadamente nas constituições do Concílio Vaticano II  que, segundo o bispo, “deu um grande passo em relação ao lugar do laicato na comunidade dos discípulos de Cristo”, definindo suas funções. O bispo também citou as encíclicas do Papa João XXIII, que foi o primeiro a usar a expressão ‘Igreja como povo de Deus’. “(Em uma de suas encíclicas o Papa ressalta que) todos temos a mesma igual dignidade pelo Batismo”, comentou dom Sergio, lembrando que, em outro capítulo, o Papa esclarece a função dos bispos e fala do papel dos leigos, religiosos e clérigos.

Dom Sergio ainda destacou os vários sínodos, depois do Concílio Vaticano II, que abordaram a vocação e missão dos leigos, posicionamentos registrados em exortações apostólicas pós-sinodais e em relatórios pós-conferências, realizadas em diferentes continentes, como a de San Domingo, onde surgiu a expressão ‘protagonismo leigo’. Em relação aos areópagos modernos, o bispo ressaltou que para viver seu ministério é preciso que os leigos estejam no meio do mundo, “é preciso que se organizem para dar sua contribuição como sujeito eclesial e sejam realmente a ação transformadora, típico do fermento, que vai modificar realidades”.

Programação

Nesta terça-feira (20), o tema da Semana será o Mundo do Trabalho, com a presença de André Langer, do Centro de Pesquisa e Apoio aos Trabalhadores e Instituto Humanitas Unisinos. Na quarta, o foco vai ser o Mundo das Políticas Públicas, abordado pelas professoras Maria Iolanda de Oliveira e Silmara Carneiro e Silva, do Departamento de Serviço Social da Universidade Estadual de Ponta Grossa e, na quinta-feira, o debate vai girar em torno do Mundo da Educação, com a condução de João Felipe Silveira Ribeiro, da Pastoral da Educação do Regional Sul 2.

Na sexta-feira, a intenção é contar com a presença dos deputados federais eleitos, e que são domiciliados na Diocese de Ponta Grossa: Aliel Machado, Sandro Alex, de Ponta Grossa, e Aline Sleutjes. O assunto será o Mundo da Política. “Nos propusemos a fazer a discussão com os deputados federais eleitos de temas que estão na agenda do Congresso, como a auditoria da dívida pública, reforma da Previdência e a revisão da PEC do teto dos gastos e a reforma trabalhista.

A participação dos parlamentares eleitos ainda não tinha sido confirmada. “Mesmo eles não estando presentes, vamos manter a programação e trazer a discussão desses temas. O interesse é que vá se caminhando para que, se não for nessa oportunidade, seja em outra, mas que verifiquemos como esses deputados pensam, quais as sugestão que dão, e, se o posicionamento bate com o que a Igreja pensa”.

| Live atinge mais de 10 mil pessoas   |   Missa do Crisma será no feriado   |   Catedral faz festa pelos seus 197 anos   |   Missa online vai ‘conectar’ jovens   |

Publicado em: 21/11/2018

Bispo resgata historicamente papel do leigo

Dom Sergio abriu nesta segunda Semana do Laicato