Publicado em: 26/11/2018

Pastoral da Pessoa Idosa avalia 2018

74 lideranças da Diocese se reuniram neste sábado

74 integrantes da Pastoral da Pessoa Idosa participaram do encontro neste sábado 74 integrantes da Pastoral da Pessoa Idosa participaram do encontro neste sábado | Crédito: AssCom Diocese de Ponta Grossa

Coordenadores e líderes da Pastoral da Pessoa Idosa da Diocese avaliaram 2018, em um encontro neste sábado (24), no Centro Bíblico Regnum Dei, no Jardim América, em Ponta Grossa. 74 integrantes da Pastoral participaram. Dom Sergio Arthur Braschi celebrou a missa de encerramento e almoçou com as lideranças.

Rose Mari Hakim Catapan, coordenadora diocesana da Pastoral da Pessoa Idosa, informou que, atualmente, em toda a Diocese são 17 coordenadores e 140 líderes. “O líder faz a visita domiciliar ao idoso que está vulnerável, que não pode sair de casa, levando uma palavra de evangelização. Os coordenadores orientam esses líderes, monitorando o trabalho. Se é verificado um problema mais sério ele é trazido à coordenação diocesana, que encaminha ao setor de Assistência Social”, explicou Rose. As situações mais comuns são maus tratos e falta de higiene, acrescentou. Os assistentes sociais são mantidos pela  Associação de Amigos da Pessoa Idosa.

Em 2019, dia 19 de fevereiro acontecerá a reunião para planejamento anual de todas as coordenadoras, e, dias 9 e 10 de março, será eleita a nova coordenação diocesana. Cada gestão dura três anos. Rose Catapan ficou dez anos à frente da Pastoral do Idoso. “Precisamos de mais líderes. Há idosos precisando de visita e não tem pessoal. E eles são muito favorecidos pelas visitas, esperam com ansiedade. Quem quiser e puder ajudar deve procurar a Pastoral, no segundo andar do prédio da Cúria, das 13h30 as 17h30, de segunda a sexta-feira”.

Dom Sergio lembrou que a Diocese vem caminhando no sopro do espírito nos últimos anos dentro dos sucessivos planos de ação pastoral. “Ano que vem teremos a realização da assembleia diocesana onde serão elencadas novas prioridades. A Diocese tem crescido bastante neste espírito de saída, de missão e o serviço da Pastoral da Pessoa Idosa é muito importante porque cresce o número de pessoas que atinge mais idade e que precisam ser acompanhadas, visitadas, estimuladas a uma qualidade de vida melhor. “ O Papa Francisco sempre tem lembrado que o povo que não cuida de suas crianças e seus idosos é um povo que não tem história e não vai para frente”, citou.

Regina Freitag e o esposo, diácono Luiz Afonso Freitag, coordenam a Pastoral na Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Carambeí. “A Pastoral que os líderes reclamam que não aparece, mas tem apoio do pároco e excelente participação dos líderes. Entre e 15 a 18 participam de reunião mensal. São cadastrados mais de 100 idosos”, afirmou Regina. O diácono Luiz, que é assessor diocesano espiritual da Pastoral, disse que não imaginava alegria tão grande. “Conversar e, principalmente, ouvi-los. É fantástico porque se vai escutando a sabedoria das pessoas e como o mundo hoje precisa dessa sabedoria de Deus”, emocionava-se.

| Piraí se prepara para festejar Nossa Senhora das Brotas | Paroquianos do Santa Paula ganham nova capela | Padre Agostinho festeja seu jubileu de ouro | Presépio evangeliza e encanta |

Publicado em: 26/11/2018

Pastoral da Pessoa Idosa avalia 2018

74 lideranças da Diocese se reuniram neste sábado