Publicado em: 08/12/2018

Mais 21 leigos se formam em Teologia

Escola Mãe da Divina Graça é uma da sete da Diocese

Os alunos cursaram por dois anos Teologia, todas as terças e quintas-feiras Os alunos cursaram por dois anos Teologia, todas as terças e quintas-feiras | Crédito: AssCom Diocese de Ponta Grossa

21 leigos de diferentes paróquias de Ponta Grossa integram a mais nova turma de formados em Teologia. 18 deles participaram da celebração em ação de graças, na igreja São José, nesta quinta-feira (6), conduzida pelo bispo dom Sergio Arthur Braschi e concelebrada pelos padres Wagner Oliveira da Silva, coordenador da Escola de Teologia para Leigos Mãe da Divina Graça, e Rodrigo Amâncio.

Em sua homilia, o bispo dom Sergio Arthur Braschi ressaltou ser muito importante que os cristãos batizados e crismados procurem, enquanto possível, um conhecimento da fé “e a Escola de Teologia propicia um aprofundamento daquilo que nós cremos, professamos, rezamos e vivemos”, afirmou o bispo. Dom Sergio lembrou que a Diocese tem sete escolas, espalhadas por diferentes cidades, justamente para que mais pessoas possam  participar, citando também as escolas paroquiais de Teologia que, mais próximas, facilitam a matrícula de mais fiéis. “Esta (Escola de Teologia Mãe da Divina Graça) tem longa tradição. Antes de eu chegar aqui ela já existia, e, a cada dois anos, uma nova turma se forma. É um motivo de alegria para a Diocese e para mim, em particular”

Padre Wagner assumiu a coordenação da Escola Mãe da Divina Graça este ano, em substituição ao padre Clayton Delinski Ferreira, que a coordenou por 12 anos. “Foi a primeira turma que acompanhei mais de perto e, desde o primeiro instante, a palavra que deixei para eles foi ‘perseverança’.  Estes, sobretudo, que fizeram uma caminhada de dois anos, buscaram e lutaram e, agora, colhem os frutos do que buscaram”, ressaltou. A Mãe da Divina Graça é a escola-mãe das escolas da Diocese, comentou o coordenador, citando há escolas ativas em Piraí do Sul, Irati – que está começando a seguir a mesma grade da de Ponta Grossa - e Ivaí.

O curso de Teologia para Leigos dura dois anos, é composto por 16 módulos, organizados com base no Catecismo da Igreja Católica, e tem aulas às terças e quintas-feiras, das 19 as 21 horas, funcionando no subsolo do prédio da Rádio Sant’Ana. O investimento é de R$ 30 mensais, mais R$ 5 de taxa de matrícula. As aulas vão de março a final de novembro. O curso é certificado como de extensão universitária pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. As aulas são assessoradas por padres e diáconos. Nos dois últimos anos, os assessores foram os padres Rodrigo Amâncio, Antonio Ivan de Campos, Sebastião Alaertes B. de Camargo, Marcelo Rodrigues do Carmo, Alvaro Nortok, Márcio Miek Marques, Carlo Battistoni, Janescleo Guimarães Souza, Evandro Luis Braun, Jaime Rossa, Wagner Oliveira da Silva e padre Thiago Ingenchki

Em 2019, a aula inaugural será em 01 de março, com o primeiro módulo iniciando no dia 12 de março.

| Live atinge mais de 10 mil pessoas   |   Missa do Crisma será no feriado   |   Catedral faz festa pelos seus 197 anos   |   Missa online vai ‘conectar’ jovens   |

Publicado em: 08/12/2018

Mais 21 leigos se formam em Teologia

Escola Mãe da Divina Graça é uma da sete da Diocese