Publicado em: 18/12/2018

Frei Jaime Manfrin visita Irati

Capuchinho criou três capelas na sua passagem pela cidade

Frei Manfrim está em missão na Grécia Frei Manfrim está em missão na Grécia | Crédito: Bárbara Gardin e Herculano B /Pascom Paróquia Nossa Senhora da Luz Irati

Frei Jaime Manfrin, capuchinho missionário que já foi pároco da Nossa Senhora da Luz, em Irati, visitou a Paróquia neste domingo (16). Atualmente na Grécia, o religioso passou pela cidade de junho de 1980 ao final de 1984 e foi responsável pela inauguração da Capela São Francisco de Assis, Capela Nossa Senhora das Dores (Nhapindazal) e também Capela Nossa Senhora do Carmo, que hoje pertence à Paróquia São João Batista. Foi ele também quem construiu do Centro Comunitário Frei Leopoldo Mandic.

O sacerdote celebrou uma missa na Matriz e outra na Capela São Francisco, igreja para onde, em seu tempo de pároco, ganhou o sino que veio diretamente da Itália. No Brasil para uma ‘Romaria da Memória’, pelo Jubileu de Ouro dos capuchinhos do Paraná e Santa Catarina, o frei foi enviado pelo provincial de Veneza para representar a Província neste ato histórico.

“O doce no final de tudo foi Irati. Estou feliz de celebrar a missa, a memória do passado, encontrar pessoas que conheço e ver que as sementinhas que vamos plantando na nossa missão estão produzindo frutos”, disse, ressaltando que o Jubileu é um hino de agradecimento a Deus pelo imenso trabalho que foi feito pelos freis. “Aqui e em tantos outros lugares foi semeada a palavra de Deus que é mais eficaz na fragilidade humana. Do trabalho dos freis, nasceram comunidades, igrejas, centros vocacionais, entre outros”.

Frei Jaime Manfrin chegou em Irati no dia de seu aniversário, 12 de junho, e assumiu como vigário paroquial. No início de 1981 passou para a função de pároco, o 13º da história da Nossa Senhora da Luz e permaneceu até o final de 1984. Foi o diretor espiritual do grupo de jovens conhecido por Clube dos Vagalumes.

“Eu como pároco sempre fiz questão de visitar as comunidades. A minha preocupação foi de construir esses lugares para acolher o povo e promover este espaço de oração”, relembrou. O frei aproveitou para deixar uma mensagem de Natal a todos. “Natal é amor, e o amor vem de Deus. Tanto Deus amou o mundo que nos deu o seu filho unigênito. O mundo precisa de amor, de comunicação, de paz. Jesus é nossa paz. Ele nos ensina a amar. Que essa comunidade e toda a cidade de Irati, sejam uma verdadeira comunidade de amor e de paz. Que Deus abençoe a todos, saúde e alegria da própria fé, vivida a cada dia. Paz e Bem!”.

| Live atinge mais de 10 mil pessoas   |   Missa do Crisma será no feriado   |   Catedral faz festa pelos seus 197 anos   |   Missa online vai ‘conectar’ jovens   |

Publicado em: 18/12/2018

Frei Jaime Manfrin visita Irati

Capuchinho criou três capelas na sua passagem pela cidade