Publicado em: 20/02/2019

Nova gestão da OSIB terá dois padres da Diocese

O presidente Wilson Morais terá Hélio Guimarães na secretaria

A Diocese de Ponta Grossa terá dois padres na nova gestão da OSIB: Wilson Morais e Hélio Guimarães A Diocese de Ponta Grossa terá dois padres na nova gestão da OSIB: Wilson Morais e Hélio Guimarães | Crédito: AssCom Diocese de Ponta Grossa

O padre Wilson Santos Morais, reitor do Seminário Propedêutico Mãe da Divina  Graça, em Carambeí, na Diocese de Ponta Grossa, foi eleito presidente da Organização dos Seminários e Institutos do Brasil/Regional Sul 2 pelos próximos quatro anos. O novo presidente, eleito no último dia 5, escolheu para secretariar a entidade neste período o padre Hélio Guimarães, reitor do Seminário Menor Mãe de Deus, em Irati.

“O padre Hélio, quando era seminarista, assessorou o padre Evandro (Luís Braun), que foi secretário da OSIB, quando era reitor do (Seminário) Propedêutico. Ele tem certa noção; é muito esperto, ágil e muito capaz”, argumentou padre Wilson, citando que a OSIB trabalha buscando ajudar os padres reitores, procurando bons assessores,  indicando conteúdos formativos, “Temos a graça que veio de  Roma, da Congregação para o Clero, a nova Ratio Fundamentalis, documento que rege a formação no mundo todo. E, no ano passado, aconteceu a assembleia dos bispos, quando foram feitas as diretrizes para o Brasil, que devem sair até agosto deste ano. Vamos trabalhar com a Ratio Fundamentalis mundial, digamos assim, e com a Ratio Nationalis”, adiantou padre Wilson.

De acordo com o novo presidente, o documento foi discutido na XXXVIII Assembleia Regional da OSIB, realizada de 4 a 7 deste mês, na Diocese de Jacarezinho. “O padre Jose Carlos dos Santos, que trabalhou na formulação da Ratio, deu muitas dicas de como aplicar nas diretrizes do Brasil aquilo que o documento universal prevê, e, como conseguirmos a aplicação dela nas nossas realidades de formação”, comentou padre Wilson. Atualmente, em todo o Regional, calcula-se que entre cinco e seis padres trabalhem em seminários e institutos nas 18 dioceses, o que totaliza perto de 75 sacerdotes formadores.

A Organização dos Seminários e Institutos do Brasil auxilia no processo de formação dos padres, preparando encontros para os reitores, diretores espirituais, psicólogos e pessoas que acompanham os seminários, oferecendo formações específicas e formação para seminaristas, a nível diocesano. “Além disso, atendemos alguma necessidade que os bispos tenham de trabalhar a formação no Regional. Eles repassam isso via OSIB, que é o organismo da CNBB para essa área”.

Publicado em: 20/02/2019

Nova gestão da OSIB terá dois padres da Diocese

O presidente Wilson Morais terá Hélio Guimarães na secretaria

A Diocese de Ponta Grossa terá dois padres na nova gestão da OSIB: Wilson Morais e Hélio Guimarães   |   AssCom Diocese de Ponta Grossa