Publicado em: 16/03/2019

Curso ensina Filosofia Cristã a leigos de Irati

Primeira turma da Diocese teve aula inaugural na quinta

A equipe de formadores é composta por padres, diáconos e professores A equipe de formadores é composta por padres, diáconos e professores | Crédito: AssCom Diocese de Ponta Grossa

Em um projeto piloto na Diocese de Ponta Grossa, a Paróquia São Miguel, em Irati, passa a ofertar aulas de Filosofia Cristã. A primeira turma, composta por 45 alunos, assistiu a aula inaugural na noite de quinta-feira (14), ‘A importância da Filosofia  no cotidiano’, ministrada pelo padre Wagner Oliveira da Silva, vigário da Paróquia São José e coordenador da Escola de Teologia Mãe da Divina Graça, de Ponta Grossa. A Escola de Filosofia Cristã Santa Edith Stein funcionará todas as quintas-feiras, com aulas das 19 às 22 horas, em um curso com duração de dois anos, divididos em quatro semestres, oito módulos e um trabalho de conclusão ao final, com certificação pela Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro/Irati).

Os professores são todos voluntários. São padres, diáconos e professores da rede pública, particular e da Unicentro. “O conteúdo é bastante variado, envolvendo desde a história da Filosofia, Teodiceia, Fenomenologia, passando por conceitos de Antropologia, Ética, Metafísica até a Filosofia da Ciência”, citou a coordenadora pedagógica da Escola, professora Mariângela  Iurk, contando que a ideia surgiu ano passado. “Em Irati,  tradicionalmente, há muito interesse em formação, principalmente cristã. A Escola de Teologia teve muito sucesso. Por isso pensamos em uma escola que auxiliasse ao ‘pensar cristão’, o ‘pensar filosoficamente’, voltando para o cotidiano, mas de uma maneira cristã”, argumentou Mariângela. O curso de Teologia existe na paróquia desde 1996 e já formou 700 pessoas.

Funcionando como curso de extensão da Unicentro, terá direito a certificado o aluno que tiver 75% de presença. O investimento é de R$ 30 mensais. “O curso foi muito bem aceito. Dos 30 inscritos que imaginamos que teríamos, já estamos com 45, com promessa de mais gente vir na próxima semana. E gente não só daqui, mas de outras paróquias, que, vem com a intenção de aumentar o conhecimento de Filosifia para atuar na comunidade de uma maneira mais cristã”, complementou a coordenadora. O pároco da São Miguel, padre Luiz Carlos Mirkoski, lembrou que o objetivo é o de favorecer para os que fizeram a Escola de Teologia uma reflexão a partir da Filosofia. “Uma reflexão dos conteúdos numa prática dentro da comunidade, na própria Igreja, mas, principalmente da sociedade”.

Conforme padre Luiz, a intenção se ampliou da necessidade de que hoje é preciso repensar o ‘pensar’. “Das ideias, dos conteúdos, daquilo que vemos e ouvimos por aí; ser questionado, mas um questionamento que tenha base e dê respostas para a comunidade, para as pessoas”, acrescentou o pároco, que ficou surpreso e feliz com o interesse demonstrado pela comunidade. O engenheiro agrônomo José Luís Pabis contou que se matriculou pensando em agregar mais conhecimento no dia a dia. “Não conheço nada de Filosofia. Fiz Teologia e o curso bíblico e, agora, procuro mais alguma coisa que acrescente em minha caminhada cristã”.

Aula inaugural

Em sua exposição, padre Wagner abordou a importância da Filosofia enquanto a responsável pela abertura da mente a conceitos teológicos, a novos horizontes, a ter uma atitude diferente diante da vida. “Para que vocês saiam pessoas críticas, que avaliem, que questionem as coisas e que saiam desejosas de conhecer mais, afinal, a Filosofia é olhar além”, enfatizava o padre. Em um breve histórico, padre Wagner comentou sobre as noções de Filosofia aplicada  no dia a dia, explicando a etimologia, a origem da palavra, falando dos grandes filósofos e das divisões da ciência.

“A Filosofia ajuda a desvendar os mistérios que nos cerca e a conseguir construir conhecimentos, para que sejamos cada vez melhores, mais plenos e mais santos. Em Deus sendo tudo em todos”, resumiu o padre.

| Live atinge mais de 10 mil pessoas   |   Missa do Crisma será no feriado   |   Catedral faz festa pelos seus 197 anos   |   Missa online vai ‘conectar’ jovens   |

Publicado em: 16/03/2019

Curso ensina Filosofia Cristã a leigos de Irati

Primeira turma da Diocese teve aula inaugural na quinta