Publicado em: 18/04/2019

Celebração Penitencial reúne padres e religiosos

Presbíteros se dividem em duplas para se confessar

Os presbíteros se dividem em duplas para buscar o Sacramento da Reconciliação Os presbíteros se dividem em duplas para buscar o Sacramento da Reconciliação | Crédito: AssCom Docese de Ponta Grossa

Junto com a Missa do Crisma, presidida por dom Sergio Arthur Braschi nesta Quinta-Feira Santa, o clero de toda a Diocese participa da já tradicional Celebração Penitencial, momento em que o bispo, padres, religiosos padres se unema para meditar, fazer um profundo exame de consciência e para buscar o Sacramento da Reconciliação. Os presbíteros e o próprio bispo se dividem em duplas para se confessar uns com os outros.

Conforme padre Marcelo do Carmo, todos os anos, padres diocesanos e religiosos padres que estejam residindo e atuando na Diocese , momentos antes de se reunirem com o bispo na Catedral para realizar a Missa do Crisma, há a celebração de um momento penitencial. “De fazer um profundo exame de consciência a respeito de nossa própria vida, de como temos vivido nosso Batismo, e, também o nosso ministério presbiteral, como temos atuado pastoralmente e como temos conduzido o povo de Deus, a respeito de nossos pecados, diante da misericórdia divina. Fazendo isso, concluímos com o momento da confissão”, explicou. “Um padre auxilia o outro, um ouve o outro, atribui a penitência e lhe dá absolvição, segundo a graça e misericórdia de Cristo”, acrescenta.

.Este ano, participaram cerca de 100 sacerdotes e padres religiosos. “Momento de  renovar o compromisso, de vivermos o quanto possível em maior santidade a vocação ministerial para a qual Jesus nos chamou a servir”, destacou padre Marcelo, lembrando que a Missa do Crisma é a oportunidade de louvar a Deus pela instituição do sacerdócio ministerial

Publicado em: 18/04/2019

Celebração Penitencial reúne padres e religiosos

Presbíteros se dividem em duplas para se confessar