Publicado em: 02/06/2019

Comunicadores se reúnem em celebração

Missa marcou 23 anos de sacerdócio de padre Joel

Padre Joel completou 23 anos de sacerdócio nesse sábado comemorado com paroquianos na Igreja Santa Teresinha Padre Joel completou 23 anos de sacerdócio nesse sábado comemorado com paroquianos na Igreja Santa Teresinha | Crédito: AssCom Diocese de Ponta Grossa

Uma missa em ação de graças foi celebrada neste sábado (1º), na Paróquia Santa Teresinha, pelo Dia Mundial das Comunicações. Na mesma celebração, prestigiada por comunicadores tanto profissionais quanto voluntários da Pastoral da Comunicação, foi lembrado o aniversário de 23 anos de sacerdócio de padre Joel Nalepa, pároco da Santa Teresinha, coordenador de Ação Evangelizadora na Diocese e diretor da Rádio Sant’Ana. Padre Joel comentou a mensagem do Papa Francisco pelo Dia das Comunicações, onde o pontífice ressalta que o ato de comunicar deve incluir, edificar e promover um encontro com Deus.

O Dia Mundial das Comunicações Sociais é comemorado, na verdade, neste domingo (2), quando a Igreja celebra a Ascensão do Senhor. Para este dia, o Papa Francisco preparou uma mensagem, divulgada já em janeiro, como proposta de reflexão. O tema escolhido é ‘Somos membros uns dos outros’(Ef 4, 25): das comunidades das redes sociais à comunidade humana’. Segundo padre Joel Nalepa, a mensagem fala de darmos um enfoque maior, justamente, a partir do que temos mais acesso hoje, as redes sociais, internet e todas as outras possibilidades que estão ao nosso alcance. “O Papa nos diz que temos compromisso muito grande porque, ao termos acesso a muitas informações, podemos nos sentir os donos da verdade e destruirmos a vida do outro, da família, da comunidade. A rede social deve ajudar e não disseminar o mal. O relacionamento via rede social deve ajudar a formar uma rede de construção, uma comunicação que liberta, que aproxima”, ressaltou.

Stéfano Júnior, radialista há 23 anos e quatro meses na Rádio Sant’Ana, enfatizou a importância de se levar a boa mensagem, a mensagem de Jesus a outras pessoas. “Ser companheiro através do rádio e sempre estar a serviço da sociedade e da Igreja, com uma comunicação séria. Que Deus possa nos abençoar para que sempre possamos estar cada vez melhor, levando a comunicação as pessoas que esperam algo bom e diferente de nós”, afirmou.

Sacerdócio

Ao citar as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja do Brasil de 2019 a 2023, padre Joel destacou que é a proposta é alimentar a fé da comunidade na mesa do Pão e na Eucaristia. “Ao longo desses 23 anos, as forças e graças para vencer desafios e dificuldades sempre vieram da Eucaristia. Jamais posso dizer que me senti só. Ela me renova. Isso já está na minha história vocacional, pois meu lema de ordenação foi ‘Fazei isso em memória de mim”, lembrou o pároco, dizendo saber o peso de suas responsabilidades.”Mas, sinto a mão de Deus e o apoio da Igreja que eu sirvo, e, isso me ajuda a dizer com alegria e gratidão: ‘muito obrigada!’ e que valeu à pena e continua valendo a pena dizer sim a Deus”.

Padre Mário Dwluatka, colega de Joel na paróquia, fez questão de homenagear o sacerdote. “Agradeço por sua ordenação. por seu exemplo não só aqui na paróquia, mas à frente da Ação Evangelizadora, junto a dom Sergio, em toda a Diocese”. O paroquiano Rogério Antonio Buss considera padre Joel uma pessoa ungida. “Ele participa ativamente da comunidade, é bastante carismático, consegue transmitir isso nas ações, é dinâmico. Nas celebrações, é muito profundo no que fala”, enumerou o ex-conselheiro econômico e paroquial da Santa Teresinha.

A jornalista Solange Rocha, chefe de Jornalismo da Rádio Sant’Ana, prestou uma homenagem ao diretor. “Padre Joel Nalepa é líder, conselheiro, amigo. Consegue conquistar o respeito de todos, é um exemplo a ser seguido. Se fosse para defini-lo em uma palavra, ela seria ‘comprometimento’. Ele tem dom de confortar nos momentos difíceis, tem um espírito jovem, é apaixonado por motos, por esporte, mais propriamente por futebol; é torcedor do Operário Ferroviário”, detalhou

Publicado em: 02/06/2019

Comunicadores se reúnem em celebração

Missa marcou 23 anos de sacerdócio de padre Joel