Publicado em: 14/06/2019

Mala da ‘Compartilhe a Viagem’ na UEPG

Acadêmicos, sheiks e migrantes acolheram a campanha

A comunidade acadêmica de braços abertos para o migrante A comunidade acadêmica de braços abertos para o migrante | Crédito: Ana Andrade/Cáritas

Nesta quinta-feira (13), a mala da Campanha Compartilhe a Viagem foi ao encontro de histórias na Universidade Estadual de Ponta Grossa. Estudantes, professores do Projeto de Extensão Internacionalização, Cidadania e Direitos Humanos organizaram um momento muito especial para recepcionar e deixá-la exposta durante todo o dia para que a comunidade acadêmica perceba que o processo migratório está numa crescente, sendo encorajada a refletir sobre essa realidade mundial, através de reuniões, diálogos e ações que visem o acolhimento e garantia de direitos dos migrantes e refugiados.

A acadêmica Ana Beatriz Copla Schimaneski, de Serviço Social, integra o curso desde o inicio de 2018,do projeto de extensão Internacionalização, Cidadania e Direitos Humanos, que, inicialmente, ajudava estudantes de outros paises que estudam na UEPG a encontrar lugar para morar, a cursar Português, a se inserir na universidade. “Atualmente, são 50 alunos. Eram mais. Como diminuiu o número, trabalhamos com a comunidade em geral. Participamos de grupo de estudos sobre refugiados e migrantes, fazemos artigos, apresentamos trabalhos, promovemos feiras gastronômicas e culturais para que eles possam mostrar um pouco da cultura de seu país de origem, compartilhar cultura”, explica a estudante, afirmando que o papel da universidade é muito importante.

Sobre a Campanha Compartilhe a Viagem Ana Beatriz dizia-se muito feliz. “Um figura tão importante no mundo como o Papa estar a frente de uma ação como essa só ajuda a dar mais visibilidade a questão do migrante, que ainda é muito discriminado. E é bem interessante ver eles compartilharem suas histórias. Hoje pela manhã, estavam aqui o sheik, o Antonio, um estudante católico...para provar que todos somos humanos, iguais e não é uma fronteira que fará as pessoas serem diferentes”,  destacou a acadêmica.

Na recepção da mala, estiveram presentes estudantes migrantes – a síria Nagan Al Hadi, o italiano Antonio Sanzone e a haitiana Dieulini St Paulin - representantes da Mesquita Imam Ali de Ponta Grossa - sheik Naureddine Mohamed Elsayd e sheik Ali Rahimas - professoras de Serviço Social da UEPG, Edina Schimanski e Luiza B Krainski, além da assistente social Érica Francine Clarindo Pilarski e a jornalista Ana Andrade, ambas da Cáritas Diocesana de Ponta Grossa. A Campanha Compartilhe a Viagem é uma iniciativa da Cáritas Internacional e está sendo desenvolvida no Brasil desde junho do ano passado.

| Live atinge mais de 10 mil pessoas   |   Missa do Crisma será no feriado   |   Catedral faz festa pelos seus 197 anos   |   Missa online vai ‘conectar’ jovens   |

Publicado em: 14/06/2019

Mala da ‘Compartilhe a Viagem’ na UEPG

Acadêmicos, sheiks e migrantes acolheram a campanha