Publicado em: 18/06/2019

Festival mostra força da música na evangelização

Fimusa premiou canções de Irati, Inácio Martins e PG

Música vencedora foi apresentada pela banda Mãe Aparecida, de Inácio Martins   Música vencedora foi apresentada pela banda Mãe Aparecida, de Inácio Martins | Crédito: Leonice Bettes Sejanoski/Pastoral da Comunicação Paróquia Na.Sa da Luz

O Festival Iratiense de Música Sacra (Fimusa), retomado depois de 20 anos pela Paróquia Nossa Senhora da Luz, de Irati, foi sucesso de público. Mais de 800 pessoas passaram pelo festival, que agradou pela qualidade musical, com participantes e bandas conquistando mais de um troféu. As canções vencedoras vieram de Irati, Inácio Martins e Ponta Grossa. Foram 16 músicas cristãs e autorais inscritas e 12 apresentações de cantores e grupos vindos de várias cidades do Estado.  O Fimusa aconteceu no último domingo (16).

Segundo a organização, entre o público, mais de 40 ingressos foram solidários e doados para adolescentes e jovens carentes; o prefeito de Irati, Jorge Derbli; secretário de Cultura, Patrimônio Histórico e Legado Étnico, Alfredo Van Der Neut, e, o secretário de Comunicação, Sidnei Jorge. “A Prefeitura está apoiando e vamos continuar para que o festival não adormeça novamente, momento importante para os jovens, famílias e o desenvolvimento cultural do município”, destacou Derbli.

O pároco Nossa Senhora da Luz, padre Jorge Casimirski, e o vigário, padre Edevaldo Carneiro, concederam a bênção ao Fimusa. Padre Jorge destacou a volta do festival. “Para mim é de grande satisfação e alegria acompanhar e ajudar a desenvolver a retomada deste festival. Ver todo esse pessoal animado na evangelização ofertando sua vida e seus dons é muito gratificante, destacou o pároco, ao que foi complementado por padre Edevaldo. “Ver essa juventude participando nos enche de alegria, pois fazemos um esforço para que os jovens participem ativamente da vida da Paróquia. É uma proposta muito atual de evangelização da nossa Igreja”, acrescentou.

Ganhadores

Em uma disputa acirrada e pontuação muito próxima, três bandas levaram as sete premiações. A música vencedora veio de Inácio Martins, ‘Horas de Angústia’, da banda Mãe Aparecida, da matriz da Paróquia Nossa Senhora Aparecida. A canção também levou os troféus de Melhor Composição e Melhor Arranjo. A Banda Perpétuo Socorro, representando a Paróquia Perpétuo Socorro, de Irati, levou o segundo lugar, com a música ‘O Reino de Deus’, ficando também com o prêmio de Melhor Torcida. Já o cantor Lucas Martins, da Comunidade Católica Deus Pai, de Ponta Grossa, alcançou a terceira colocação e o título de Melhor Interpretação, com ‘Os Sonhos de Deus’. A classificação geral pode ser conferida em anexo neste texto.

“Me surpreendi pela qualidade. Teve muitas músicas boas e a disputa acirrada. Bandas que não puderam comparecer mas que fica o incentivo para os próximos anos, porque o festival é de um nível muito bom e com ótimas premiações, além de uma festa de fraternidade”, disse o cantor e compositor católico Diego Fernandes, que integrou a comissão julgadora e apresentou o Evangeliza Show, encerrando o festival. O Fimusa teve o apoio da Prefeitura de Irati e mais 29 empresas e pessoas.

| Live atinge mais de 10 mil pessoas   |   Missa do Crisma será no feriado   |   Catedral faz festa pelos seus 197 anos   |   Missa online vai ‘conectar’ jovens   |

Publicado em: 18/06/2019

Festival mostra força da música na evangelização

Fimusa premiou canções de Irati, Inácio Martins e PG