Publicado em: 24/06/2019

Campanha pró-santuário será lançada em festa

Nesta quarta, será festejada Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

A festa em honra a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro reúne perto de oito mil pessoas todos os anos, no santuário A festa em honra a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro reúne perto de oito mil pessoas todos os anos, no santuário | Crédito: Arquivo AssCom Diocese de Ponta Grossa

Quem já não participou da novena a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro uma vez na vida? Uma devoção que dura 80 anos em Ponta Grossa e que, há  22 anos ganhou um santuário próprio, anexo a Paróquia São José, leva à igreja, toda a quarta-feira, perto de seis mil fieis crentes na intermediação de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro junto a Deus. O dia da padroeira do santuário diocesano se comemora em 27 de junho, que, este ano, além da já tradicional festa, terá um atrativo mais que especial: o lançamento da Campanha Venha fazer parte da Família do Devoto Perpétuo. A ação será lançada dia 27, logo depois da missa solene, programada para as 19 horas.

“O objetivo é promover uma maior integração entre os peregrinos devotos e o Santuário, co-responsabilidade pela sua manutenção e fortalecimento da fé e devoção a Nossa Senhora”, justifica padre Casemiro Oliszeski, pároco da Paróquia São José/ Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. A campanha tem a intenção de reunir perto de cinco mil devotos contribuintes, até o final deste ano. Esses devotos serão cadastrados e farão doações mensais. Os valores serão livres. “Como devotos perpétuos, eles serão lembrados nas intenções das celebrações de todos os domingos, às 8 horas, das quartas-feiras, às 8 e 18 horas, e, nas realizadas todo o dia 27 de cada mês”, explica o  coordenador do Conselho de Pastoral Paroquial, Julcinei Freitas.

Fichas de inscrição serão entregues no dia da festa, nesta quarta-feira (26) e, segundo Freitas, os novos livretos da novena já virão com elas para serem preenchidas e entregues na secretaria da paróquia. As contribuições serão feitas via carnê. A missa solene de lançamento, na quinta-feira, dia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, terá bênção especial para as famílias.

Tríduo

A festa em honra a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro se estende das 7 às 21 horas desta quarta-feira, esperando reunir cerca de oito mil devotos. O tríduo preparatório inicia já nesta segunda-feira (24), com missa e bênção especial para os desempregados. Na terça-feira, a celebração terá bênção para os doentes. Além da praça de alimentação, com espetinho, pastel e bolinho de carne, haverá venda do tradicional bolo com medalhas de Nossa Senhora. São 60 tabuleiros, com uma média de 80 pedaços de bolo, destes apenas 35  teriam as medalhas. Ao todo, cinco mil fatias de bolo serão vendidas, a R$ 5.

Novidade da festa deste ano é o funcionamento da primeira barraca de artigos religiosos. Estarão à venda medalhas, terços, quadros, chaveiros, camisetas, tudo com o ícone de Maria, Mãe do Perpétuo Socorro. “É com grande alegria que comemoramos a festa da padroeira do nosso Santuário, com uma programação diversificada e de qualidade que atende aos devotos e visitantes. Toda a comunidade está convidada a participar intensamente dessas atividades, buscando a comunhão e a unidade. Este título de Nossa Senhora é muito querido pelos católicos, que buscam, na fé, o socorro diante dos desafios da vida”, enfatiza padre Casemiro.

O santuário diocesano, Igreja São José, foi criado por decreto de dom Murilo Krieger, no dia 7 de abril de 1997. A  devoção, no entanto, chegou à Diocese de Ponta Grossa há mais de 80 anos através dos missionários Redentoristas que, ao iniciarem a paróquia, deram início também às novenas do Perpétuo Socorro. Atualmente, os fiéis recorrem à intercessão da santa em dez horários (10h, 12h, 14h, 16h, 18h e 20h), sendo quatro deles com missa (7h, 8h, 15h e 19h).

| Live atinge mais de 10 mil pessoas   |   Missa do Crisma será no feriado   |   Catedral faz festa pelos seus 197 anos   |   Missa online vai ‘conectar’ jovens   |

Publicado em: 24/06/2019

Campanha pró-santuário será lançada em festa

Nesta quarta, será festejada Nossa Senhora do Perpétuo Socorro