Publicado em: 19/07/2019

São Cristóvão será festejado em Carambeí

Paróquia Imaculada Conceição inicia festejos dia 24

Ano passado, o santo percorreu as ruas da cidade, em cima de um caminhão Ano passado, o santo percorreu as ruas da cidade, em cima de um caminhão | Crédito: Arquivo Paróquia Imaculada Conceição/Carambeí

A Paróquia Imaculada Conceição de Carambeí está organizando a terceira edição da Festa de São Cristóvão, que acontecerá entre os dias 24 e 28 de julho. Os festejos vão celebrar o dia do santo, que, desde a antiguidade, é tido como o patrono dos viajantes, reunir a comunidade em ação de graças a Deus pelos motoristas e pretende aproximar todos desta rica expressão da fé católica.

A celebração iniciou na paróquia por incentivo do pároco Élcio José Gutervil. “Conversando com os paroquianos, quando cheguei à Carambeí, percebi que era anseio de motoristas e empresários do ramo, que inclusive participavam em outras cidades. Aproveitando que a cidade tem uma forte expressão no setor de transportes, caminhoneiros que levam o alimento sagrado por todo o Brasil, assim ficou fácil organizar a festividade em honra a São Cristóvão”, explica.

A festividade contará com uma vasta programação. Entre os dias 24 e 26, às 19 horas, na Igreja Matriz Imaculada Conceição, acontecerá o tríduo e, em cada um dos dias de celebração, haverá uma benção especial. Nos dias 27 e 28 também haverá missa especial. O ápice da festividade será no domingo (28), às 9 horas, com procissão pelas ruas de Carambeí, que será encerrada com benção dos veículos e dos motoristas.

São Cristóvão

O dia 25 de julho é a data de comemoração deste que é o santo padroeiro dos viajantes e motoristas. Celebrado como protetor dos viajantes, por sua conversão, pela busca de um rei verdadeiro e pela obra de caridade. Era um homem forte, ajudava as pessoas passarem por um rio de intensa correnteza. Até que veio um menino e Cristóvão sentiu um grande peso em seus ombros, foi quando o interrogou e soube que ele carregava o mundo em suas costas, como o dono do mundo. Foi assim que reconheceu no menino a pessoa de Jesus. Morreu como mártir.

O povo começou a celebrar seu dia como festa religiosa do protetor dos viajantes.

| ECC festeja seus 50 anos   |   Missa do Crisma reúne padres da diocese   |   Live atinge mais de 10 mil pessoas   |   Missa do Crisma será no feriado   |

Publicado em: 19/07/2019

São Cristóvão será festejado em Carambeí

Paróquia Imaculada Conceição inicia festejos dia 24