Publicado em: 30/08/2019

ComVocação e Feira Catequética juntos este ano

O workshop das vocações terá quatro estandes da Catequese

Arquivo AssCom Diocese de Ponta Grossa Arquivo AssCom Diocese de Ponta Grossa | Crédito:

Neste sábado (31), a partir das 9 horas, no pátio interno do Colégio Marista Pio XII, acontece a quinta edição do ComVocação, o workshop das vocações da Diocese de Ponta Grossa. Com o tema ‘Não tenha medo de lançar-se em Deus’, a feira tem como grande novidade a realização conjunta da Feira Catequética. São 19 estandes de congregações religiosas, movimentos, seminários e pastorais, e outros quatro da Catequese. A programação, aberta com missa celebrada pelo bispo dom Sergio Arthur Braschi, prossegue até às 16 horas, com visitação dos estandes, música, oração e apresentações culturais.

Padre Osvaldo Pinheiro, coordenador do Serviço de Animação Vocacional, explica que o tema deste ano baseou-se na mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial de Oração pelas Vocações, que falou da coragem de arriscar pela promessa de Deus. “Que não tenhamos medo de nos lançar em Deus”, comentou o padre, justificando a parceria com a Catequese. “Junto com a Pastoral Juvenil, a Pastoral (de Animação Bíblico-) Catequética  é a grande parceira no trabalho do despertar vocacional. Sabemos que a Catequese, ao mesmo tempo que educa, forma para a fé, desperta para o engajamento mais pessoal do doar-se a vida, já que a vocação é justamente escolher um caminho de doação de vida”,  argumenta.

Para a celebração eucarística, às 9 horas deste sábado, padre Osvaldo convida os coroinhas e acólitos para que vão e levem suas vestes litúrgicas. “Vamos fazer que esse momento seja uma grande celebração a nível diocesano de encerramento do mês vocacional”, sugeriu o coordenador do SAV. O ComVocação é aberto a crianças, jovens, adolescentes e às famílias, todos que queiram conhecer as diferentes congregações, dos mais diversos carismas, “uma vitrine do que tem a Igreja Diocesana”. Em meio a programação, está prevista uma surpresa, um desafio ligado ao tema ‘não ter medo de se lançar em Deus’, adiantou padre Osvaldo, sem dar pistas do que está previsto.

A coordenadora da Pastoral Bíblico-Catequética, Flávia Carla Nascimento, a união com Pastoral da Juventude e Pastoral Vocacional é uma grande riqueza, um testemunho de unidade pela evangelização. “Como a Catequese também tem a missão de promover a cultura vocacional, o Comvocação é uma ótima oportunidade para colocarmos em prática essa missão, de lançar no coração dos nossos catequizandos a semente vocacional. O primeiro dos quatro estandes da Catequese estará sob a responsabilidade das paróquias do Setor 3, que apresentarão trabalhos e atividades das turmas do primeiro e segundo tempo, e, o segundo estande estará a cargo do Setor 1, que mostrará trabalhos dos catequizandos do terceiro tempo. O Setor 2 responderá pela organização e mostra  das atividades das turmas do quarto e quinto tempo, e, o quarto estande, coordenado pelo Setor 4, apresentará o que de bonito acontece na Catequese com adultos.

De acordo com a coordenadora, catequistas e catequizando dos Setores de fora de Ponta Grossa, do 5 ao 8, além virem visitarem a Feira Catequética, interagindo e podendo trazer apresentações culturais, ficaram responsáveis pela confecção das lembrancinhas que serão distribuídas ao público. “Desta forma, conseguimos envolver todos os catequizandos nessa cultura vocacional”, afirmou Flávia.

| Live atinge mais de 10 mil pessoas   |   Missa do Crisma será no feriado   |   Catedral faz festa pelos seus 197 anos   |   Missa online vai ‘conectar’ jovens   |

Publicado em: 30/08/2019

ComVocação e Feira Catequética juntos este ano