Publicado em: 20/09/2019

Curso de Cuidador de Idosos inicia sábado

Inscrições podem ser feitas na hora, a R$ 100

Este é o segundo curso deste ano e a vigésima nona edição Este é o segundo curso deste ano e a vigésima nona edição | Crédito: Arquivo AssCom Diocese de Ponta Grossa

O primeiro dos três sábados do Curso de Cuidador de Idosos será neste dia 21,  das 8 às 17 horas, no Espaço Cultural Sant’Ana. 60 pessoas se inscreveram, dez delas participarão gratuitamente, por intermédio das vagas sociais, destinadas a quem precisa fazer o curso, mas não tem como pagar. O curso tem 30 horas e repassa noções básicas de cuidado e de como ver a velhice e aquilo que vem com a velhice. As aulas são ministradas por médicos, oftalmologistas, nutricionistas, cardiologistas, neurologistas,  endocrinologistas e enfermeiros, além de assistentes sociais, advogados e psicólogos. O curso, promovido pela Pastoral da Pessoa Idosa da Diocese de Ponta Grossa, prossegue nos dias 28 de setembro e 5 de outubro.

As inscrições podem ser feitas ainda neste sábado, a R$ 100. O assistente social da Associação de Amigos da Pessoa Idosa, mantenedora da Pastoral, Adrianis Galdino Júnior, destaca que o objetivo do curso é preparar familiares e cuidadores para a tarefa do cuidado. “A média de participantes é de 70  a 80 pessoas, que recebem noções das areas geriátricas e gerontológicas, que falam dos aspectos do envelhecimento na área social”, explica, contando que, esta edição, a segunda do ano, observou-se uma redução no número de inscritos.

“A crise financeira dificultou sobremaneira o acesso das pessoas. Ainda que sejam cem reais pareça pouco não é dinheiro de bolso, como alguns podem pensar. E neste momento de caristia geral, esse foi um fato determinante para as pessoas não acessarem. Ainda que tenhamos as dez vagas sociais, que vêm por meio do Cras e dos Creas, pessoas que precisam do curso mas não tem condições de pagar  neste momento. Como contrapartida social do trabalho é feita essa cessão de dez vagas, que estão todas preenchidas para este curso”, acrescenta Galdino Júnior. As vagas sociais foram instituídas ano passado.

Programação

Neste sábado, as 8h30 às 9h40, a médica Janete Machozeki falará sobre ‘Diabete, Tireóide, Obesidade’; das 9h40 às 10 horas, será servido um lanche; das 10 às 12 horas, o tema será ‘Alzheimer’, abordado pelo neurocirurgião Delcio Bertucci Filho. As aulas retornam às 13h30, com o assistente social Adrianis Galdino Júnior e a fala ‘Cuidando de Cuidador. Às 14h30, Simone Sanson discorre a respeito da ‘Psicologia’ e, depois do lanche, às 16 horas, serão repassadas orientações sobre ‘Audição’ por Anair Roth, fonoaudióloga.

| Live atinge mais de 10 mil pessoas   |   Missa do Crisma será no feriado   |   Catedral faz festa pelos seus 197 anos   |   Missa online vai ‘conectar’ jovens   |

Publicado em: 20/09/2019

Curso de Cuidador de Idosos inicia sábado

Inscrições podem ser feitas na hora, a R$ 100