Publicado em: 02/10/2019

Ordenações diaconais iniciam em março

Serão 17 celebrações, que vão até outubro

São 47 diáconos formados ano que vem pela Escola Santo Estevão São 47 diáconos formados ano que vem pela Escola Santo Estevão | Crédito: AssCom Diocese de Ponta Grossa

As ordenações dos 47 novos diáconos da Diocese de Ponta Grossa serão realizadas a partir de março de 2020 e se estenderão até outubro. Serão 17 celebrações, em nove cidades, reunindo representantes de 21 paróquias. Somente em Telêmaco Borba, serão ordenados nove diáconos: cinco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima e quatro da Paróquia São  Pedro e São Paulo. A celebração que abre a série de ordenações ocorrerá na Catedral Sant’Ana, às 18 horas, presidida pelo bispo dom Sergio Arthur Braschi. Reunião realizada ontem (30) com os futuros diáconos, padres e representantes da Escola Diaconal Santo Estevão definiu datas e horários.

A determinação do bispo dom Sergio era de que as paróquias que tivessem três candidatos ou mais pudessem sediar a celebração. As que tem um candidato ou dois se somariam as que tem um número maior para que não se multipliquem as cerimônias. “Para que o povo das paróquias desses candidatos possam participar procuramos realizar as ordenações nos lugares onde eles irão servir. Em Telêmaco Borba, vão se ordenar nove futuros diáconos, das paróquias Nossa Senhora de Fátima e São Pedro e São Paulo. Muitas (paróquias) com três, algumas com dois e raras celebrações com um único. Uma colheita fruto de tanta oração por novas vocações”, comentou o bispo, citando que as ordenações não iniciam em fevereiro devido a visita ad limina apostolorum, convocada pela Santa Sé que deve ocorrer entre janeiro e fevereiro. São visitas ao Papa, em Roma, realizadas a cada sete anos, obrigatórias aos bispos de todo o mundo.

Dom Sergio lembrou ainda situações especiais como a da Paróquia Perpétuo Socorro, de Castro, que completará 15 anos e onde haverá bênção da nova matriz, e a da Senhor Menino Deus, de Piraí do Sul, com apenas um diácono e sem outros nas paróquias das cidades mais próximas.

O pároco da Nossa Senhora de Fátima, em Telêmaco Borba, padre Primo Aparecido Hipólito, conta que acompanha os candidatos da paróquia na Escola Diaconal desde que chegou a cidade, mas que nunca participou de uma ordenação de diaconia permanente. “Será um momento muito de Deus. De estabelecer mais uma vez esse sentido do serviço diaconal, Igreja ministerial. Um momento de fé”, avalia. A celebração será centralizada na paróquia, onde, na matriz, podem ser acolhidas 1.800 pessoas sentadas. “As pessoas serão muito bem recebidas”, acrescenta.

Dos atuais 78 diáconos permanentes servindo na diocese, ao longo de 2020, com as ordenações, se chegará a 125. O início da próxima Escola Diaconal será um dos temas da reunião do Conselho Presbiteral, dia 14 de novembro.

Datas

Em março, dia 7, a série de ordenações inicia às 18 horas, na Catedral Sant’Ana, com três diáconos. Prossegue dia 14, 18 horas,  Paróquia Santana, Castro, dois; dia 22, às 15 horas, em Telêmaco Borba, nove. Em abril, dia18, 15 horas, Paróquia São Jorge, Ponta Grossa, dois diáconos, e, dia 19, às 15 horas, na Paróquia Nossa Senhora Medianeira, em Ponta Grossa, três. Em maio, dia 2, 19h30, na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, dois; dia 30,18 horas, Paróquia São Pedro, Ponta Grossa, três. Junho, dia 13,15 horas, Paróquia São Miguel Irati, três, e, dia 21, 15 horas, Paróquia Perpétuo Socorro Irati, dois.

No segundo semestre, em julho, no dia 11, 15 horas, Paróquia Menino Jesus, Reserva, dois, e, dia 12,15 horas, Paróquia Senhor Menino Deus,  Piraí do Sul, um. Agosto, dia 2, 15 horas, Paróquia Nossa Senhora do Pilar, Ponta Grossa, dois; dia 15, 18 horas, Paróquia Nossa Senhora do Rosário, Castro, três, e, dia 22, 15 horas, Guamiranga, três, sendo um de Ivaí. Em setembro, dia 6,19 horas, Paróquia Perpétuo Socorro, Castro, um, e, dia 13, 15 horas, Tibagi, três. Em 11 de outubro, às 15 horas, na Paróquia Imaculada Conceição, Carambeí, acontecerá a última celebração, com a ordenação de três novos diáconos.

Publicado em: 02/10/2019

Ordenações diaconais iniciam em março

Serão 17 celebrações, que vão até outubro

Datas