Publicado em: 11/10/2019

Missa e carreata abrem dia da padroeira

Imagem de Nossa Senhora Aparecida percorre o centro

Procissão em honra a Nossa Senhora Aparecida segue pela Rua Dom Pedro II Procissão em honra a Nossa Senhora Aparecida segue pela Rua Dom Pedro II | Crédito: Arquivo AssCom Diocese de Ponta Grossa

O dia da padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, festejado neste sábado (12), começa com Santa Missa, às 10 horas, no Santuário Diocesano/Paróquia São Sebastião. Em seguida, acontece, pela primeira vez, uma carreata que percorre as principais ruas do centro de Ponta Grossa. A imagem da santa volta, então, até o Hospital Bom Jesus, de onde, às 14 horas, sai a procissão em direção ao santuário. Na casa da Mãe, o bispo dom Sergio Arthur Braschi celebra a missa solene. Para acolher a multidão, a celebração será transmitida em um telão, no centro de pastoral e nas chamadas ‘asas’ da igreja, onde fica o estacionamento.

Saindo do santuário, perto das 11 horas, a carreata segue pelas ruas Prefeito Campos Melo, Ernesto Vilela, Travessa Santa Cruz (lateral do Cemitério São José), Balduíno Taques, Avenida Vicente Machado, Conselheiro Barradas, Tenente Hinon Silva, Catão Monclaro, Comendador Miró, Teodoro Rosas e, já retornando, a Rua João Manoel dos Santos Ribas, em direção ao Hospital Bom Jesus. Deve durar em torno de uma hora. “A ideia é chegar ao meio dia no hospital por causa da queima de fogos que os devotos costumam fazer”, comenta o reitor, padre Sandro Maciel Cândido Ferreira.

A tradicional procissão reuniu, ano passado, perto de 12 mil devotos, que acompanham a imagem de Nossa Senhora Aparecida pela rua Dom Pedro II, rezando e entoando cantos marianos. Este ano, os fieis terão ainda um terceiro horário de missa, às 19 horas. Em preparação para a festa, do dia 3 até essa sexta-feira, houve adoração eucarística, na capela do Hospital Bom Jesus, visita às famílias, novenas e missas todas as noites, com oferta de flores e testemunhos.

Andores

Na Capela Nossa Senhora Aparecida, no Núcleo 31 de Março, que pertence à Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, em Ponta Grossa, a festa da padroeira do Brasil tem como tema ‘Mãe Aparecida, com sua intercessão assumamos a nossa missão’. A programação iniciou-se ainda em setembro, com a peregrinação da imagem da padroeira pelas casas dos doentes, acamados, idosos e das pessoas afastadas da Igreja. São 12 andores que passaram por residências no 31 de Março, Jardim Giana, Jardim Conceição 1 e 2 e Jardim Aroeira. Novenas e terço luminoso missionários também reuniram a comunidade.

Neste sábado, às 12 horas, acontece queima de fogos e venda de pedaços de bolo, com uma medalhinha de ouro, a partir das 15 horas. Uma carreata passa pelas ruas do núcleo às 16h30. À noite, às 19 horas, ocorre missa e coroação de Nossa Senhora e, domingo, às 19 horas, missa solene em homenagem aos padroeiros. A Ação entre Amigos, com prêmios de R$ 100, R$ 200,  R$ 500 e R$ 1 mil, encerra a festa, a partir das 18 horas.

| Bispo abençoa presépio dos Arautos   |   Festa faz resgate histórico   |   Diocese envia missionários à Amazônia   |   “Viver a vocação como uma constante missão”   |

Publicado em: 11/10/2019

Missa e carreata abrem dia da padroeira

Imagem de Nossa Senhora Aparecida percorre o centro