Publicado em: 25/10/2019

O Magistério da Igreja e as questões sociais

Padre Leomar Montagna faz palestra neste sábado

Padre Leomar tem falado sobre a Doutrina Social da Igreja em palestras pelo estado Padre Leomar tem falado sobre a Doutrina Social da Igreja em palestras pelo estado | Crédito: Reginaldo Rodrigues/Paróquia Nossa Senhora de Fátima/ Pérola

O ciclo de palestras sobre a Doutrina Social da Igreja, iniciado em setembro, prossegue neste sábado (26), com a fala do padre Leomar Montagna, da Arquidiocese de Maringá, que abordará A Doutrina Social da Igreja e o Pronunciamento do Magistério da Igreja em Relação às Questões Sociais. As palestras acontecem sempre no Espaço Cultural Sant’Ana, a partir das 14 horas e tem entrada gratuita. O ciclo é promovido pelo Conselho Diocesano do Laicato de Ponta Grossa e da Cáritas.

"Pretendemos oferecer subsídios no sentido de embasar as ações dos leigos nas várias esferas da Igreja para a sua ação no mundo. Entendemos que nesse momento que vivemos, de pontos de vista contrários, os cristãos católicos devem procurar um terreno firme para embasar suas opiniões, e esse terreno é a Doutrina Social da Igreja”, argumenta o presidente do Conselho Diocesano do Laicato, Oscar Furstemberg.

O Conselho do Laicato e a Cáritas querem, a exemplo do padre Leomar e da professora Rosana Manzini, que abriu o ciclo em setembro, e do padre Antônio Aparecido Alves, que o encerra, dia 23 de novembro, promover um conjunto de explanações para embasar  teoricamente os futuros estudos das entidades, acrescenta Furstemberg. “Esperamos que as palestras suscitem ações efetivas nos mais variados campos da sociedade”, destaca.

A primeira ideia a respeito da Doutrina Social da Igreja foi lançada pela professora Rosana Manzini, mestre em Teologia Prática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, e que tem mestrado canônico em Teologia Moral pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, além de ser assessora da Rede Latinoamericana e do Caribe do Pensamento Social da Igreja. A  professora Rosana abriu o ciclo de palestras, dia 14 de setembro, e padre Antônio Aparecido Alves o encerra no dia 23 de novembro.

| Bispo abençoa presépio dos Arautos   |   Festa faz resgate histórico   |   Diocese envia missionários à Amazônia   |   “Viver a vocação como uma constante missão”   |

Publicado em: 25/10/2019

O Magistério da Igreja e as questões sociais

Padre Leomar Montagna faz palestra neste sábado