Publicado em: 28/01/2020

Frei Fábio assume Paróquia São Francisco

Posse foi a primeira das cinco previstas na diocese

O frei estava como vigário da paróquia São Francisco de Assis O frei estava como vigário da paróquia São Francisco de Assis | Crédito: AssCom Diocese de Ponta Grossa

O ano iniciou com algumas mudanças nas paróquias da diocese. Algumas comunidades ganharam novos vigários e párocos. É o caso das paróquias Santa Rita de Cássia, São Francisco de Assis, Nossa Senhora do Rosário e Nossa Senhora da Saúde, de Ponta Grossa, e Senhor Menino Deus, de Piraí do Sul. A primeira dessas posses aconteceu no último domingo (26) na Paróquia São Francisco, onde o frei Fábio Júnior de Deus assumiu como pároco no lugar do frei Luís Augusto Galvão, ambos da Congregação dos Freis Menores Missionários. Na mesma celebração, frei Ailton Santos de Castro assumiu como vigário.

A missa de posse foi concelebrada pelo bispo dom Sergio Arthur Braschi e contou com a participação do clero local e da Diocese de Rondonópolis (MT) e de diáconos. Frei Fábio tem 38 anos e nove anos de sacerdócio. É nascido em Guarapuava e estudou no Instituto de Filosofia e Teologia Mater Ecclesiae (Ifiteme), de Ponta Grossa.Nessa época, segundo ele, fez trabalho pastoral junto a coroinhas e a Infância Missionária. “Depois, fui ao Mato Grosso, a pedido da congregação, para a Diocese de Rondonópolis, onde fiquei por nove anos. Voltei em 2018 e permaneci dois anos como vigário, aqui, ao lado do frei Luís. Já conheço a comunidade e a diocese. Quero permanecer junto, ser Igreja, ser comunidade, ajudar o povo”, comentou.

Ao comparar as duas dioceses – Rondonópolis e Ponta Grossa – frei Fábio citou que os mato-grossenses são festeiros, abertos e acolhedores, em função do próprio clima. “Nossa diocese caminha para essa abertura, disposta sempre a acolher e eu desejo caminhar junto com aquilo que é as diretrizes da diocese, com as características de cada um, unir ao todo aquilo que é particular, e, eu trago um pouco do meu particular”, adiantava. A leitura dos decretos de nomeação de posse de cada frei ocorreu logo no início da celebração. Após a homilia do bispo, o pároco recebeu as chaves da igreja, do sacrário, os símbolos do Batismo e a estola roxa, representando o Sacramento da Penitência.

Na sequência, diante do bispo, frei Fabio fez a leitura do Juramento de Fidelidade, segundo a fórmula aprovada pela Santa Sé. Os Freis Menores Missionários estão há mais de 40 anos na comunidade.

Mudanças

De acordo com dom Sergio, as mudanças nas paróquias acontecem todos os anos, algumas em função das congregações religiosas, que estão na diocese, como foi o caso do frei Fábio Júnior. ”Os superiores provinciais ou gerais comunicam ao bispo a transferência que estão necessitando fazer e, portanto, vem novos párocos nas paróquias confiadas a esses religiosos”, justificou, destacando que, entre as administradas pelo clero diocesano, são poucas as mudanças de párocos. “São mais de vigários paroquiais, que são padres mais jovens e é bom que assumam experiências diversificadas. Estão mudando de uma paróquia para outra a fim de ter essa possibilidade de servir e de conhecer todos os municípios da diocese”, acrescentou o bispo.

Ainda segundo o bispo, as pastorais também acabaram sofrendo mudanças. “O importante é saber que a presença de Jesus não muda, mas a presença das pessoas traz os carismas, as qualidades, os talentos que cada um tem, e, com isso o povo sai ganhando porque vem novidades”, enfatizou dom Sergio. As datas das posses dos novos párocos serão divulgadas pelas paróquias e no perfil oficial da diocese no Facebook. Ao longo desse semestre, poderá haver outras transferências.

Padres/ Freis

Osvaldo Pinheiro

São João Batista

Canutama (AM)