Publicado em: 13/02/2020

Padre Marcelo é o novo reitor do Propedêutico

Sacerdote responde agora pelo seminário de Carambeí

Padre Marcelo é empossado reitor do Seminário Propedêutico Mãe da Divina Graça Padre Marcelo é empossado reitor do Seminário Propedêutico Mãe da Divina Graça | Crédito: AssCom Diocese de Ponta Grossa

O padre Marcelo Rodrigues do Carmo assumiu a reitoria do Seminário Propedêutico Mãe da Divina Graça, de Carambeí. O sacerdote foi empossado pelo bispo dom Sergio Arthur Braschi neste domingo (10), em celebração na Paróquia Imaculada Conceição. Padre Marcelo, que já foi diretor espiritual por três anos e meio no Seminário Maior São José e São João Maria Vianney, em Ponta Grossa, substituirá o padre Wilson Moraes, que viaja, em agosto, para estudar na Universidade Gregoriana de Roma, onde residirá no Colégio Pio-Brasileiro. Até lá, padre Wilson vai morar no Seminário Maior e auxiliar, nos finais de semana, nas paróquias Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Castro; Menino Jesus, em Reserva, e na São Miguel, de Irati.

Durante a cerimônia de posse, padre Marcelo fez a profissão de fé o juramento de fidelidade ao bispo, durante a missa de envio do padre Osvaldo Pinheiro à missão da Prelazia de Lábrea. Para padre Marcelo o desafio vai ficar por conta de estar assumindo a reitoria de um seminário, já que no tempo que serviu como diretor espiritual do Seminário Maior obteve, segundo ele, convivência e proximidade com a formação e na formação de seminaristas. “Por isso, já tenho um passo à frente. Desafiador é ser o responsável direto e estar próximo daqueles que serão diáconos e também presbíteros da diocese. Responsabilidade de ser o discernimento que eles precisam para descobrirem assim e também viverem a própria vocação”, afirmou.

De acordo com o novo reitor, o Propedêutico tem suas características peculiares por ser o início, o lugar onde os fundamentos vão ser colocados. “A nossa esperança é, por exemplo, entender que o bom padre, primeiro, deve ser bom cristão e, como bom cristão, precisa ter uma intimidade, uma proximidade com Deus, que depois vai refletir no comportamento do padre no exercício de seu ministério. Então, é a fase onde, se os fundamentos forem bem feitos, eles terão uma maior chance, uma melhor condição de viverem as outras etapas também. Peço que o povo reze por mim e que os seminaristas encontrem no novo reitor o melhor relacionamento possível com Deus”, ressaltou o padre.

| Pastoral do Idoso motiva agentes   |   Setor Juventude realiza formação on-line   |   Feira angaria fundos para o João XXIII   |   São João ganha ‘live arraiá’   |

Publicado em: 13/02/2020

Padre Marcelo é o novo reitor do Propedêutico

Sacerdote responde agora pelo seminário de Carambeí