Publicado em: 17/03/2020

Paróquia Sant’Ana ganhou dois novos diáconos

Bispo dom Sergio presidiu a celebração sábado

Durante a ladainha, os dois neo-diáconos ficam prostrados diante do altar Durante a ladainha, os dois neo-diáconos ficam prostrados diante do altar | Crédito: Renato de Oliveira

“A esperança não decepciona”. Citando este trecho da Carta de São Paulo aos Romanos, o bispo dom Sergio Arthur Braschi iniciou sua homilia no sábado (14), na celebração que ordenou dois novos diáconos permanentes na matriz Sant’Ana, de Castro. Antônio Geraldo Kluczkowski e Ricardo Aparecido dos Santos, conforme o bispo, representam o renovar da esperança na mais antiga paróquia da diocese, ao atender o chamado a servir como diáconos. “Jesus demonstra as atitudes que vocês terão de ter nessa missão: acolhida, respeito ao jeito do outro, tudo para preparar o coração para o anúncio da Boa Nova”, afirmou dom Sergio, lembrando que a Paróquia Sant’Ana em seus 246 anos de história, muito antes de Ponta Grossa, já “pulsava e evangelizava. Deus caminha conosco e não decepciona”.

Diácono Antônio Geraldo Kluczkowski é produtor rural, morador do Bairro Aparição. Estava com a esposa, Zélia, e os cinco filhos. O diácono Ricardo Santos tem 42 anos, é administrador de empresas, casado há 20 anos com Ederly e é pai de um casal. Moram no quilômetro 1 da estrada Castro a Tibagi, em Castro. Familiares e amigos foram cumprimentados pelo bispo e pelo pároco, padre Martinho Hartmann, pároco da Paróquia Sant’Ana, que acolheu a todos, explicando as funções de um diácono, a quem se referiu como sendo ‘o fermento que faz crescer o corpo eclesial’, termo usado pelo Papa Francisco em setembro de 2019.

Logo depois da leitura do Evangelho, os dois, então, candidatos foram chamados à frente do altar, e, ao se perfilarem diante de dom Sergio, responderam ‘eis-me aqui’. Padre Mário Dwulatka, coordenador da Escola Diaconal Santo Estevâo, respondeu positivamente à indagação do bispo se ambos eram dignos da missão. Dom Sergio descreve o serviço diaconal na Igreja, ressaltando que eles serão ministros de Cristo, a serviço, com alegria, a Deus e aos seres humanos. Antes de serem admitidos à Ordem dos Diáconos, os dois manifestam ao povo o propósito de receber o ministério, ao que, a cada pergunta, Geraldo e Ricardo afirmam ‘sim, quero’. Também prometem reverência e obediência ao bispo, de joelhos, e com as mãos entre as mãos de dom Sergio, em ato que simboliza igualmente a unidade da Igreja.

Depois das promessas, os dois tocaram o Evangelho e receberam a vestes dos padrinhos de ordenação. Foi entoada a ladainha, com ambos os diáconos deitados, e imposta as mãos, pelo bispo sobre a cabeça dos dois neo-diáconos. Em seguida, todos os padres e diáconos presentes fazem o mesmo, orando. Já paramentados com a estola diaconal e a dalmática, ambos receberam de dom Sergio o evangeliário. “Recebe o Evangelho de Cristo, que tens missão de proclamar. Crê o que lês, ensina o que crês e vive o que ensinas”, orienta o bispo. Geraldo e Ricardo foram abraçados por todos os demais concelebrantes e por seus familiares.

O diácono Pompílio Ferreira Filho falou em nome do Conselho Nacional dos Diáconos, dando as boas-vindas aos colegas.  O casal Joaquim Ferreira e Joana Lima Ferreira, representando o Conselho Pastoral também prestaram homenagem aos neo-diáconos, agradecendo pelo ‘sim’ dado e destacando que a vocação é um precioso dom de Deus e um encontro pessoal com Jesus. A comunidade presenteou o dois com quadros de Senhora Sant’Ana. Padre Martinho afirmou que a Igreja estava em festa pela ordenação, que começou, segundo ele, muito antes da celebração, com visitas a doentes, pobres e famílias para levar a Palavra de Deus e conforto espiritual. ”Para esses dias de ação missionária foram convidados todos os diáconos da diocese, com o intuito de propagar a vocação”, agradecendo Ademir Lazarini, Ernesto Cesar Solek, Luiz Afonso Freytag e Vítor José Witsmiszyn, que ajudaram na missão.

O diácono Ricardo falou em nome dos ordenandos. “Agradeço a Deus por confiar tamanha riqueza a nós que somos tão frágeis. Que Ele possa nos guiar para que a nossa missão seja profícua”, enfatizou. O neo-diácono agradeceu a amizade e o apoio recebido dos padres Martinho e Álvaro Nortok – vigário na Paróquia Sant’Ana – o esmero da Escola Santo Estevâo e seus formadores e a presença de diáconos e padres, com quem disse esperar contar em oração. “E também agradeço a todos os católicos que rezaram por nós nesses seis anos e, claro, a todos das nossas famílias, pelo incentivo e apoio”, acrescentou.

A celebração foi a segunda das 17 cerimônias programadas para acontecer até outubro deste ano. A próxima celebração, será na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Telêmaco Borba, no sábado (22), às 15 horas, quando dom Sergio vai ordenar nove novos diáconos permanentes.

| Rádio Sant’Ana vai sediar Santa Missa   |   Igreja vai celebrar a Eucaristia à distância   |   Bispo retoma visitas pastorais   |   Via Sacra tem obras de pintor premiado   |

Publicado em: 17/03/2020

Paróquia Sant’Ana ganhou dois novos diáconos

Bispo dom Sergio presidiu a celebração sábado