Publicado em: 04/06/2020

Missas serão acompanhadas em drive in

Duas paróquias de Irati adotarão o sistema

No final de semana, o pátio da Nossa Senhora da Luz receberá os carros dos fiéis que quiserem acompanhar as missas No final de semana, o pátio da Nossa Senhora da Luz receberá os carros dos fiéis que quiserem acompanhar as missas | Crédito: Pascom Paróquia Nossa Senhora da Luz/Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Duas das quatro paróquias de Irati terão as missas celebradas transmitidas, por caixas de som, para o estacionamento das igrejas, onde as pessoas poderão acompanhar também de dentro dos próprios carros. Pensando especialmente nos idosos e integrantes dos grupos de risco, os párocos Jorge Casimirski, da Paróquia Nossa Senhora da Luz, e padre Nelson Bueno da Silva, da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, aproveitarão os amplos espaços do entorno de suas igrejas para se utilizar do sistema drive in, já a partir deste fim de semana.

Na Paróquia Nossa Senhora da Luz, as celebrações nesta modalidade acontecerão aos sábados e domingos, às 15 horas. Nesses horários ocorrem também as missas presenciais, que, como no domingo, às 10,15 e 17 horas, podem ser acompanhadas por até 100 pessoas na igreja matriz. “Desta forma, será possível que crianças menores de 12 anos, idosos com mais de 60 anos e pessoas incluídas nos grupos de risco da Covid-19 participem das missas, observando todas as demais medidas para evitar o contágio”, comenta padre Alexandre Spena, vigário da paróquia. Haverá ainda cadeiras espalhadas pelo pátio para atender quem não tem carro.

Na Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, as missas no sistema drive in serão aos sábados e domingos, às 15 horas. Os fiéis receberão a comunhão dentro dos veículos, para evitar aglomerações em filas. Padre Nelson conta com a colaboração dos fiéis. “Queremos rezar, mas de modo organizado e responsável, seguindo todas as normas estabelecidas pelos órgãos de saúde, pelo município e pela Diocese”, afirma.

Já na Paróquia São João Batista, na Vila São João, padre Ezequiel Hul argumenta que em Irati não está ‘proibida’ a presença de idosos e crianças nas celebrações; segundo decreto municipal, é ‘recomendado’ que fiquem em casa. “Mas, na igreja há espaço. Portanto, se alguém quiser participar, vai participar”, ressalta, citando que, cada paróquia é diferente. “As duas vão fazer essa experiência...Se der certo, louvamos por isso! Talvez, mais para frente, possamos aplicar nesta paróquia”, acrescenta. Na São João Batista, as missas acontecem aos sábados, às 18 horas, e domingo, às 10 horas, ambas transmitidas pelo Facebook. Nas oito capelas da paróquia, as celebrações foram retomadas este mês.

| Pastoral do Idoso motiva agentes   |   Setor Juventude realiza formação on-line   |   Feira angaria fundos para o João XXIII   |   São João ganha ‘live arraiá’   |

Publicado em: 04/06/2020

Missas serão acompanhadas em drive in

Duas paróquias de Irati adotarão o sistema