Publicado em: 09/06/2020

Paróquias terão programação próprias

Em Castro, padres farão liturgia e canto

Em Castro, tradicional procissão conjunta será substituída por missa em unidade Em Castro, tradicional procissão conjunta será substituída por missa em unidade | Crédito: Renato de Oliveira

Na maioria das matrizes das paróquias fora de Ponta Grossa, Corpus Christi será celebrado com Santa Missa e procissão com o Santíssimo de carro pela cidade. Assim será em Telêmaco Borba (15 horas), Ivaí (9 horas), Imbituva (9 horas), Piraí do Sul (15 horas), Fernandes Pinheiro (15 horas), Ortigueira (15 horas) e Castro (9 horas). Em Irati, apenas as paróquias São João Batista e Nossa Senhora da Luz farão o passeio com Jesus Eucarístico. Na São João, logo após a missa das 15 horas, e, na Nossa Senhora da Luz, às 16.

Na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Telêmaco Borba, e na São Sebastião, de Ortigueira, os fiéis estão sendo convidados a montar pequenos altares em frente de casa e a ficar no portão para receber a bênção com o Santíssimo, ao longo do caminho. Paróquia Nossa Senhora de Fátima celebra missas 100% online, sem a presença de fiéis. Em Ipiranga, às 15 horas inicia a procissão com o Santíssimo de carro pela cidade. Não haverá missa na matriz Imaculada Conceição. A paróquia vai retransmitir em sua página no Facebook a celebração da Santa Eucaristia na Paróquia São José, de Ponta Grossa.

Outras comunidades optaram apenas por celebrar missa. É o caso da São Roque, em Ventania (15 horas); Nossa Senhora dos Remédios, em Tibagi (8h30 e 15 horas); Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, de Irati (8,10,15 e 17 horas) e São Miguel, também de Irati (9, 12, 15 e 19 horas). Em Imbaú, as missas na Paróquia São José ocorrerão pela manhã e haverá adoração e bênção do Santíssimo à tarde.

Castro

As quatro paróquias de Castro terão uma programação comum, pela manhã. Às 9 horas, a Santa Missa celebrada na matriz Sant’Ana será totalmente realizada pelos padres das paróquias Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, São Judas Tadeu, Nossa Senhora do Rosário e Sant’Ana. A celebração será transmitida pelas páginas no Facebook das comunidades. “Os padres vão cantar, fazer o comentário, as leituras. Em seguida, o Santíssimo passará, de carro, de uma paróquia a outra, abençoando diversos lugares: a prefeitura, Cras, hospital, Cruz Vermelha, Morro do Cristo, Asilo são Vicente de Paulo, escolas...Depois do almoço, cada paróquia fará a sua programação. Aqui eu irei em todas as capelas da paróquia com o Santíssimo”, explica padre Cristiano Rodrigues, pároco da Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

“Não está previsto nada nas comunidades da paróquia porque a previsão é de chuva e não queremos fazer o povo entrar nas igrejas”, justifica o responsável pela Paróquia São Judas Tadeu, padre Franco Somensi. “Será uma celebração solene, muito especial, realizada pelos padres, em unidade, diáconos e seminaristas dos seminários Cavanis e Nossa Senhora de Sion”, ressalta o vigário da Paróquia Sant’Ana, Alvaro Nortok, referindo-se à missa conjunta. A igreja permanecerá aberta durante o dia para oração dos fiéis, que estão sendo chamados a um gesto concreto: doar alimentos, agasalhos, calçados e brinquedos. As doações podem ser entregues nas secretarias paroquiais até o dia 10.

| Pastoral do Idoso motiva agentes   |   Setor Juventude realiza formação on-line   |   Feira angaria fundos para o João XXIII   |   São João ganha ‘live arraiá’   |

Publicado em: 09/06/2020

Paróquias terão programação próprias

Em Castro, padres farão liturgia e canto