Publicado em: 01/07/2020

São João ganha ‘live arraiá’

Festança foi adaptada este ano em Reserva

O festerê teve muita animação, alegria e momentos de oração O festerê teve muita animação, alegria e momentos de oração | Crédito: PMJ Reserva

Em meio a tantas lives, uma chamou a atenção no último sábado (27). Para comemorar o dia de São João Batista, padroeiro de Reserva, foi um montado um verdadeiro ‘arraiá’ no salão da Paróquia Menino Jesus, que, este ano, não recebeu o povo - por conta das medidas de combate à Covid-19 – mas teve, além de muita oração, a presença de cantores locais e participações por vídeo. Em aproximadamente três horas, as apresentações foram divididas entre os padres Wagner Oliveira, Rafael Moreira, Fábio Sejanoski e o Polaquinho, um dos talentos da região.

A live começou com imagens de arquivo da queima da caieira da edição de 2017 e uma canção, falando sobre o momento atual. “Você está em sua casa e com você está o Senhor. Você e o mundo inteiro tenham sempre mais amor. No coração vamos levar o grande amor para este mundo transformar. E no fim da pandemia, ao redor do mesmo altar, voltaremos todos juntos para nossa fé nós cantar’’, dizia um trecho da composição feita pelos padres Fábio, Wagner e Rafael.

A recitação de parte do Terço da Misericórdia marcou também o início da transmissão. No apoio à parte musical, o Grupo Inovação. Um casal trajado a caráter, cenário caipira e convidados, como frei Mauricio José Manosso Rocha, nascido na localidade de Corujas, em Reserva, e que hoje está em missão no Uruguai. O bispo dom Sergio Arthur Braschi, enviou uma mensagem e cantou um trecho da música Sonho de Papel, de Alberto Ribeiro. “Uma alegria participar desta live em honra de São João Batista, o precursor do Menino Jesus. Foi santificado no ventre materno, na visita de Maria à sua prima Isabel e assim já nasceu santo. Participe e se alegre com São João’’, convidou o bispo.

Os padres Kleber Pacheco e Jorge Chuchene participaram online. Ambos são conhecidos no município pois foram vigários da paróquia. Houve apresentação da dupla sertaneja Valéria Lemes e Kanandra, do sanfoneiro Miguel Machado, além de Querência Sacra, do Nego da Rádio T, Nereu, do grupo Os Pirilampos, Nando, da dupla Giba e Nando, Parentte, de Os Mateadores e Mauricio, do conjunto Estância Divina, e também do padre Edvino Sicuro. A quadrilha online contou com frases relativas ao isolamento social e outras adaptações para que as pessoas em casa pudessem interagir. Mais de quatro mil comentários foram postados só no Facebook e mais de 900 pessoas acompanharam ao vivo, somando-se as duas plataformas.

"Foi um ’carinho’ de nós padres para com todo o povo que, neste tempo difícil, tem se colocado em oração e caminhado junto com a paróquia. E o povo respondeu em casa se trajando de caipira, fazendo festa e até dançando na sala", comenta o vigário paroquial, padre Wagner Oliveira.

| Blog vai reunir histórias ligadas a Catedral   |   Decretos flexibilizam regras nas igrejas   |   Tecnologia deverá marcar DNJ 2020   |   Devotos testemunham sua fé em carreata   |

Publicado em: 01/07/2020

São João ganha ‘live arraiá’