Publicado em: 06/07/2020

Setor Juventude realiza formação on-line

Jovens das paróquias de três cidades participaram

Muitos participaram da formação pelo celular Muitos participaram da formação pelo celular | Crédito: Padre Rodrigo Ribas

Os coordenadores dos grupos de jovens de Irati, Teixeira Soares e Fernandes Pinheiro participaram, neste sábado (4), de uma formação on-line realizada pelo Setor Juventude. O encontro foi o primeiro de um ciclo previsto para acontecer em todos os setores da Diocese de Ponta Grossa, com o objetivo de capacitar os jovens para liderar e coordenar os grupos.

Desta primeira formação participaram representantes das paróquias das três cidades. O Setor 7, que vem se destacando na atuação dos jovens em suas comunidades, conta atualmente com 20 grupos, sendo dois na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, um na Paróquia Nossa Senhora da Luz, e oito na Paróquia São Miguel, todas em Irati. Em Fernandes Pinheiro, são três grupos na Paróquia São Sebastião e, em Teixeira Soares, seis grupos fazem parte da Paróquia Imaculada Conceição. Nos últimos meses, alguns grupos têm realizado lives, aproximando a juventude dos grupos e da Igreja.

Para Lucas Golinski, um dos coordenadores do Grupo Jovens da Luz, o primeiro encontro foi muito proveitoso e o ajudou a se situar como coordenador. “Entender a função do líder é a melhor maneira de se comunicar com os jovens. A formação que está sendo disponibilizada para nós, com certeza vai agregar muitos conhecimentos”, afirmou.

Bruna Barendrechte é uma das coordenadoras do Grupo Jovens Unidos para o Amor Renovar, da Comunidade Sant’Ana, no Rio Preto, interior de Irati. Ela destacou a atenção dada pela coordenação diocesana aos jovens do Setor e a maneira pela qual o assunto da liderança foi abordado. “Mudei a maneira de ver a pessoa do líder, que é aquele que percebe a necessidade do grupo, não alguém que somente toma decisões”, disse.

A formação enfatizou o papel da liderança, principalmente, no seu relacionamento com os demais jovens do grupo. Sobre isso, Manuella Soares da Fonseca, que é uma das coordenadoras do Grupo Jovens Unidos de São Miguel, da Matriz São Miguel, comentou que agir no grupo de jovens como líder é desafiador, contudo, ela ressaltou que precisa despertar na juventude o desejo de ser Igreja. “Entretanto, como relata São João Paulo II, ‘A Igreja só será jovem quando os jovens forem a Igreja’” concluiu.

Andressa Aparecida Rodrigues, que é do Grupo Jovens Unidos em Cristo, da Comunidade Senhor Bom Jesus, Ribeirão de Cima, em Teixeira Soares, comentou que compreendeu que o líder tem a missão de ser um “porta-voz, que está ali para guiar e atender as necessidades do grupo todo. Ser um representante que estará disposto a repassar tudo o que partilha ao grupo”, resumiu, garantindo que a formação foi de suma importância.

Padre Kleber Pacheco, assessor diocesano do Setor Juventude, explicou que o curso de formação tem a intenção de ajudar no trabalho com os grupos. Segundo o padre, são vários temas vindos da Pastoral Juvenil Nacional, que, devido o momento presente, serão abordados de forma on-line. “A resposta dos jovens do Setor 7 foi sensacional porque acolheram muito bem a proposta”.

Sobre os próximos encontros, o assessor adiantou que serão 26 temas ao todo, e, que é possível iniciar o curso em qualquer um dos temas. Aqueles que participarem do curso todo receberão certificado. A próxima formação está prevista para o dia 18 deste mês. Esta primeira live foi conduzida pelo professor Osmar Mackeivicz, mestre em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa e coordenador de Pastoral do Colégio Marista Pio XII de Ponta Grossa. O tema foi ‘Coordenador e líderes: definições, tipos e características’.

| Blog vai reunir histórias ligadas a Catedral   |   Decretos flexibilizam regras nas igrejas   |   Tecnologia deverá marcar DNJ 2020   |   Devotos testemunham sua fé em carreata   |

Publicado em: 06/07/2020

Setor Juventude realiza formação on-line

Jovens das paróquias de três cidades participaram