Publicado em: 00/00/0000

Festa comemora São José Operário em Piraí

Santuário também festejou cinco anos de sua criação

A festa, em sua 18ª edição, teve tríduo preparatório e reuniu no feriado perto de 700 pessoas só na procissão e na missa A festa, em sua 18ª edição, teve tríduo preparatório e reuniu no feriado perto de 700 pessoas só na procissão e na missa | Crédito: Marcos Dolato/Altair Bueno/Luiz Carlos Pithan

Cerca de oito mil pessoas passaram pelo Santuário Nossa Senhora das Brotas, em Piraí do Sul, nesta terça-feira (1º), não só para prestigiar a 18ª Festa do Trabalhador mas também para comemorar os cinco anos da instituição do santuário diocesano. A festa começou às 9 horas, com procissão saindo do Memorial São José até o santuário, missa, oração mariana e bênção do novo ponto de visitação, ‘Alegrias e Dores de São José’. Os fiéis das comunidades da Paróquia Senhor Menino Deus carregam seus padroeiros.na procissão. Após o almoço festivo,  houve a premiação da ação ‘Festejar sem Bebida Alcoólica’, Show de Prêmios, terço no Caminho João Paulo II e celebração da Santa Eucaristia, seguida de procissão luminosa.

“O Show de Prêmios é para levantar recursos para a construção do Centro de Evangelização. Quem comprou as cartelas vai estar nos ajudando”, explicou o reitor do santuário e pároco da Senhor Menino Deus, padre Evandro Luís Braun. Os prêmios, entregues por bingo e sorteio, variaram de jogo de panela, égua a microondas, bicicleta, sanduicheira e cafeteira.

Os vencedores pelas melhores frases e desenhos do mascote da ação ‘Festejar sem Bebida Alcoólica’ foram premiados também na tarde do dia 1º. Na categoria Ensino Fundamental I, o primeiro lugar entre as frases e slogans ficou com Leonardo Teixeira Martins, do quarto ano da Escola Municipal Jorge Rivadávia Vargas, com ‘O álcool é uma ilusão, não caia na tentação!’. Na categoria Ensino Fundamental II, o vencedor foi ‘Festa, família e diversão. Bebida e briga não!’, de Mirela Pereira do Prado, do sexto ano da Escola Estadual Padre Anchieta. Entre os alunos do Ensino Médio, a melhor frase foi ‘Festa religiosa? Só com oração e prosa! Desse jeito a vida fica mais gostosa!’, de Isabella Fernandes de Lima, do Colégio Santa Marcelina. O melhor desenho foi o de Mateus Alves Bueno, do quinto ano da catequese.

Iniciada em fevereiro, a ação foi divulgada em todas as escolas, com o objetivo de promover um diálogo sobre os males provocados pelo consumo da bebida alcoólica e a necessidade de coibir, gradativamente, sua venda e o consumo em festas religiosas. “Antes da decisão dos bispos na assembléia nacional, já tínhamos tomado a decisão de tirar bebidas alcoólicas das nossas festas”, ressaltou o reitor do santuário, padre Evandro. Ao todo, eram 60 frases. Cada escola enviou dez dentro da categoria. A seleção final dos textos foi realizada pelos integrantes dos Grupos de Animação Missionária. A premiação dos 12 alunos finalistas presenteou crianças e adolescentes com bola de vôlei, mochila e kit de livros infanto juvenis. As frases serão utilizadas em todos os impressos da paróquia. O mascote também.

Este ano, em seu quinto aniversário, o Santuário de Nossa Senhora das Brotas foi tema de um dos estandes da Mostra Turística do Paraná no Salão Paranaense de Turismo/ABAV 2018. Durante a Mostra, em 27 de abril, em Curitiba, a apresentadora Micheli, do programa Plug da RPC, foi presenteada com a imagem da santa.

| Semana aborda os mundos de atuação dos leigos | Cáritas financia projeto de horta comunitária | Catequistas avaliam caminhada e planejam 2019 | Diocese assume gestão de monumento em Irati |

Publicado em: 00/00/0000

Festa comemora São José Operário em Piraí

Santuário também festejou cinco anos de sua criação