Publicado em: 04/03/2021

Formação aborda liturgia da Santa Missa

Mais de 700 pessoas devem acompanhar online

Segundo padre Alvaro, esse ano a formação está mais direcionada para as equipes de celebração, coordenação, leitores e comentaristas Segundo padre Alvaro, esse ano a formação está mais direcionada para as equipes de celebração, coordenação, leitores e comentaristas | Crédito: Arquivo Pastoral Diocesana de Animação Litúrgica
“Vai ser muito bom! Precisamos sempre de formação”, comemora Márcia Kichileski, integrante há quatro anos da Pastoral da Liturgia da Capela Nossa Senhora da Luz, na Paróquia Santa Rita de Cássia, em Ponta Grossa. Ela, que responde pela coordenação da Pastoral há dois anos, já entrou no grupo e, consequentemente, está inscrita na Formação Diocesana sobre a Santa Missa, que começa nesta quinta-feira (4), às 20 horas, e se estenderá por todo o mês de março, via YouTube.

Para se inscrever é preciso acessar o link  e entrar em um dos três grupos do WhatsApp criados para a formação. Até a tarde desta quarta-feira, aproximadamente 700 pessoas estavam inscritas. “Muito bom! Estou precisando mesmo aprender mais”, diz Solange Amâncio, colega de Márcia na equipe litúrgica da Capela Nossa Senhora da Luz.  A base dos encontros será o Missal Romano e o Lecionário. As aulas serão sempre às quintas-feiras (dias 4, 11, 18 e 25), das 20 às 21 horas, a partir deste dia 4 de março. No primeiro encontro, o tema será ‘Introdução à Eucaristia’.

No dia 18, as aulas serão sobre ‘Liturgia Eucarística’ e ‘Ministérios na Celebração Eucarística’, e, dia 25, ‘Ritos Finais’ e ‘Cantos’. As assessorias estão a cargo do padre Alvaro Nortok, irmã Ana Paula Doloratas, Rafaela Krubniki, Jessika Fabiane, diácono Augusto Rota e Luciane Rota “Os slides preparados em cada palestra serão enviados nos grupos, as perguntas serão feitas no final, e, a cada encontro, também haverá uma orientação e um resumo do dia”, informa o coordenador diocesano da Pastoral de Animação Litúrgica, padre Alvaro Luiz Martins Nortok.

A transmissão será pelo Youtube da Paróquia Sant’ana, de Castro. O link será colocado somente nos grupos do WhatsApp. No último encontro, vai acontecer um super-sorteio. O encontro será gravado. “Já separe papel e caneta, pois o conteúdo é profundo e valioso. Pode participar quem quiser. Venha e continue seu aprendizado litúrgico!”, convida padre Alvaro.

| O amor pelo anúncio da Palavra de Deus   |   Entregues dormitórios da Casa Deus Pai   |   Uma igreja de adoração perpétua   |   “Nós somos o milagre moral da Igreja”   |

Publicado em: 04/03/2021

Formação aborda liturgia da Santa Missa

Mais de 700 pessoas devem acompanhar online