Publicado em: 11/03/2021

Paróquia de Irati festeja 90 anos

Nossa Senhora da Luz foi a primeira da Diocese

Padre Paulo (centro) foi o primeiro pároco; padre Tadeu (à direita), o segundo, e o amigo, padre Wendelin Swierczek, acompanham a construção da matriz, em 1937 Padre Paulo (centro) foi o primeiro pároco; padre Tadeu (à direita), o segundo, e o amigo, padre Wendelin Swierczek, acompanham a construção da matriz, em 1937 | Crédito: Acervo Província Vicentina do Sul/Pascom Paróquia Nossa Senhora da Luz/Irati

Nesta quinta-feira (11), a Paróquia Nossa Senhora da Luz de Irati festeja 90 anos. Missa solene celebrada pelo bispo Dom Sergio Arthur Braschi e pelos padres Jorge Casimirski e Alexandre Spena, às 19 horas, marcará a data. A celebração será transmitida pela Web Rádio Senhora da Luz, Rádio Super Najuá e pelas páginas do Facebook e YouTube da paróquia, já que pelo último decreto municipal as igrejas não podem ultrapassar 30% da capacidade total de lotação.

A história da Paróquia Nossa Senhora da Luz começa em 1904 com a pequena capela dedicada à Mãe de Deus. “Só depois, em 11 de março de 1931, é que foi elevada à condição de paróquia. Nestes tantos anos uma grande alegria por constatar as bênçãos derramadas ao povo de Deus que a ela se acercou”, comenta o escritor e paroquiano Herculano Batista Neto, lembrando que, no ano em que se celebra também os 150 anos da imigração polonesa no Paraná, há que se destacar que os primeiros párocos eram poloneses, bem como seus coadjutores.

“E esse trabalho foi fantástico! Padre Paulo Warkocz, primeiro pároco; depois padre Tadeu Dziedzic, segundo pároco, até neste 90º aniversário, com o 19º pároco, padre Jorge Casimirski, a comunidade polonesa festeja junto. Aos padres vicentinos, franciscanos capuchinhos e diocesanos, nossas orações e nosso agradecimento pelo trabalho em favor do povo. Paróquia não é espaço físico, mas uma comunidade irmanada”, acrescenta Batista Neto.

A criação da paróquia constou do ato nº 1 do bispo Dom Antônio Mazzarotto, assinado em 11 de março de 1931. A paróquia não foi incorporada à divisão territorial da nova diocese, como aconteceu com as 12 comunidades originárias de Curitiba, mas ela foi criada oficialmente. Em Irati, não havia ainda paróquia. O povo era atendido pelos padres da Congregação da Missão, os conhecidos Vicentinos, de Imbituva, cuja paróquia, fundada em 1879, pertencia à Diocese de Curitiba.

“Com a graça e a constante presença de Deus celebramos hoje 90 anos da criação de nossa comunidade como paróquia. Grande momento de alegria, fé, gratidão e esperança”, comemora o vigário, padre Alexandre Spena.

| O amor pelo anúncio da Palavra de Deus   |   Entregues dormitórios da Casa Deus Pai   |   Uma igreja de adoração perpétua   |   “Nós somos o milagre moral da Igreja”   |

Publicado em: 11/03/2021

Paróquia de Irati festeja 90 anos

Nossa Senhora da Luz foi a primeira da Diocese