Publicado em: 12/03/2021

Clero abre o ano com reunião online

Primeiro encontro geral aconteceu na quinta

Padres, religiosos, dom Sergio e coordenadores diocesanos participaram deste primeiro encontro Padres, religiosos, dom Sergio e coordenadores diocesanos participaram deste primeiro encontro | Crédito: Paróquia Nossa Senhora do Pilar

A primeira reunião geral do clero deste ano aconteceu na manhã de quinta-feira (11) e foi virtual, via Google Meet. Grande parte dos padres participou deste encontro inicial de 2021, que foi aberto pelo bispo dom Sergio Arthur Braschi dando as boas-vindas aos cinco novos religiosos que chegaram à Diocese de Ponta Grossa, frei Idacir Henrique da Silva (Paróquia Bom Jesus); padre José Sávio Mariano (Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora); frei Roberto Mauro Buhrer (Paróquia São Pedro Apóstolo) e padre Geraldo Valenga, novo vigário da Paróquia Santo Antônio, em Imbituva.

O bispo acolheu também os novos párocos: José Lauro Gonçalves (Paróquia Nossa Senhora Medianeira), padre. Luiz Mirkoski (Paróquia Nossa Senhora dos Remédios, Tibagi), padre Adevilson Dias de Lara (Paróquia São Roque, Ventania) e padre Sandro Brandt (Paróquia São Miguel, Irati). Em sua fala, dom Sergio comentou sobre o adiamento da ordenação de sete diáconos em Telêmaco Borba, que aconteceria no último dia 28, e as demais ordenações que estão tendo as datas estudadas com cada paróquia.

O coordenador diocesano da Ação Evangelizadora, padre Joel Nalepa, discorreu sobre a necessidade de formação, online, para os membros dos conselhos pastorais e para os integrantes da Pastoral da Comunicação, que, segundo o coordenador, precisam de acompanhamento, em especial neste momento, em que as celebrações e atividades paroquiais têm alcance para além da comunidade local. A atuação da Pascom pode representar uma verdadeira comunhão eclesial nesses tempos de pandemia, afirmou padre Joel.

Padre Alvaro Luiz Martins Nortok, coordenador diocesano da Pastoral de Animação Litúrgica, repassou normas para a liturgia do Tríduo Pascal e comentou sobre a formação para as equipes de Liturgia da Diocese, que está acontecendo semanalmente, desde o dia 4, via online, e tem atraído muitos participantes (416, no primeiro dia, e perto de 300.neste dia 11), inclusive de outras dioceses, como Cascavel e Jacarezinho. A base das orientações é o Missal Romano.

Flávia Carla Nascimento, coordenadora diocesana da Pastoral Bíblico-Catequética, abordou o funcionamento das turmas de Catequese este ano, reforçando a necessidade de diálogo entre as coordenadoras e seus párocos. Padre Kleber Pacheco falou a respeito do Movimento das Capelinhas, que precisou suspender a peregrinação da ‘santinha’ nos últimos meses, em função do aumento da contaminação pelo Covid 19

A próxima reunião geral do clero acontecerá em 1º de julho.

| O amor pelo anúncio da Palavra de Deus   |   Entregues dormitórios da Casa Deus Pai   |   Uma igreja de adoração perpétua   |   “Nós somos o milagre moral da Igreja”   |

Publicado em: 12/03/2021

Clero abre o ano com reunião online

Primeiro encontro geral aconteceu na quinta

A próxima reunião geral do clero acontecerá em 1º de julho.

Padres, religiosos, dom Sergio e coordenadores diocesanos participaram deste primeiro encontro   |   Paróquia Nossa Senhora do Pilar