Publicado em: 26/06/2018

Rosário Perpétuo oferece formação em Mariologia

Curso no último domingo falou de Maria a partir da Bíblia

Padre Marcelo e Silmara Santos, coordenadora diocesana do Movimento do Rosário Perpétuo Padre Marcelo e Silmara Santos, coordenadora diocesana do Movimento do Rosário Perpétuo | Crédito: AssCom Diocese de Ponta Grossa

“Fazer com que 65 pessoas saíssem mais enriquecidas para poder vivenciar nas suas compreensões e na maneira de experimentar a espiritualidade e devoção à Maria com um pouco mais de conhecimento”. A frase resume a expectativa do padre Marcelo Batalioto a respeito da primeira formação em Mariologia oferecida em Ponta Grossa. Promoção do Movimento Diocesano do Rosário Perpétuo em parceria com o Centro Bíblico Regnun Dei, a formação aconteceu das 8 às 16 horas, reunindo integrantes do movimento, da Legião de Maria e ministros extraordinários da comunhão de diversas paróquias.  O bispo dom Sergio Arthur Braschi participou no fim da manhã da formação e almoçou com o grupo. Para ele, o encontro é uma oportunidade de nos aprofundarmos mais sobre a vida de Maria, e assim adorarmos com mais intensidade a Mãe da Igreja.

O padre formador é professor e oferece assessoria especifica para pós-graduandos e leigos, a quem oferece formação há quatro anos aproximadamente, nas áreas diversas da Teologia. “O conteúdo deste curso, especificamente, foi definido em conversa com a Silmara (Santos, coordenadora diocesana do Rosário Perpétuo) e se optou por investigar a Bíblia e a tradição. Me propus a trazer uma abordagem mais bíblica e de Teologia Dogmática, passando pelos dogmas marianos”, justificou Marcelo Batalioto, enfatizando que se  trata de um aspecto relevante e pouco comum nos cursos de formação. “Espero que surta bons efeitos nas pessoas”, resumiu.

Irmã Danieli, da Comunidade Filhos e Filhas do Coração Imaculado de Maria, que atende o Centro Bíblico, comentou que o padre proporcionou fundamento teológico e um aprofundamento, colocando elementos bem próprios, que estão na Bíblia. “Eles explicam, traduzem a importância de Nossa Senhora na caminhada da Igreja. Ela que proporcionou esse caminho junto a Jesus, não à margem, mas como motivadora, instrutora do próprio filho para que o projeto de Deus pudesse se cumprir”. O Carisma da Comunidade é divulgar a devoção a Nossa Senhora. “Essa foi uma oportunidade para que ela fosse conhecida, amada e através dela o mundo pudesse ser salvo”, analisou a religiosa.

Silmara Santos, do Movimento do Rosário Perpétuo, contou que a ideia de oferecer essa formação inédita surgiu de uma propaganda que ela viu de um curso de pós-graduação em Mariologia, em Aparecida (SP). “Como o curso é dividido em dois módulos, um módulo por ano, e o acesso acaba se tornando difícil, tive a ideia de trazer para cá, ainda que resumido”, detalhou.

| Catequistas avaliam caminhada e planejam 2019 | Diocese assume gestão de monumento em Irati | A dependência química vista sob novo olhar | Femuc terá show da Colo de Deus |

Publicado em: 26/06/2018

Rosário Perpétuo oferece formação em Mariologia

Curso no último domingo falou de Maria a partir da Bíblia