Publicado em: 20/11/2021

O vigário geral da Diocese

Padre Jaime Rossa festeja 45 anos de sacerdócio

Em novembro, padre Jaime completa 45 anos de ordenação sacerdotal Em novembro, padre Jaime completa 45 anos de ordenação sacerdotal | Crédito: Acervo pessoal

Para funcionar, uma Diocese precisa estar respaldada por certa estrutura e logística. O bispo precisa de apoio para governar o território diocesano e conta, para isso, com auxílio em diversas instâncias. Os Conselhos de Pastoral, Conselho Presbiteral, Colégio dos Consultores, Conselho Diocesano de Pastoral e Conselho Econômico são vias para a expressão e crescimento da espiritualidade de comunhão dentro da Igreja. O Conselho Presbiteral é um órgão consultivo, constituído por um grupo de sacerdotes, representantes do Presbitério, empenhado em promover ao máximo o bem pastoral.

A experiência da Igreja ao longo dos séculos; as luzes da Palavra de Deus e dos ensinamentos de Jesus Cristo presentes nos Evangelhos são as bases fundamentais do Colégio dos Consultores. Ele é presidido pelo bispo diocesano, que, dentre os membros do Conselho Presbiteral, escolhe ao menos seis sacerdotes para constituir o Colégio. A Cúria Diocesana também consta dos organismos e pessoas que ajudam o bispo no conduzir de toda a Diocese, principalmente na direção da ação pastoral, no cuidado da administração da Diocese e no exercício do poder judiciário. Entre esses organismos e pessoas estão o vigário geral, o ecônomo, o chanceler e o coordenador da Ação Evangelizadora.

Padre Jaime Rossa, de 68 anos, completará, neste dia 27 de novembro, 45 anos de sacerdócio. Ele é o vigário geral da Diocese de Ponta Grossa desde 2005, ano em que assumiu também como membro do Colégio dos Consultores. Padre Jaime desempenhou ainda, de 2004 a 2016, o cargo de chanceler. Como vigário geral, ele assume algum compromisso por delegação de Dom Sergio, quando solicitado, e responde pela Diocese quando o bispo estiver viajando. O chanceler é quem assina todos os documentos elaborados na Cúria.

Padre Jaime já foi pároco de quatro paróquias (São Jorge, São Sebastião, São Cristóvão e São José/Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro) e reitor dos seminários diocesanos São José, Mãe de Deus (Irati) e de Teologia/IFITEME. Em 2014, foi nomeado diretor executivo do Cemitério Parque Jardim Paraíso, ocupando, hoje, a função de presidente na diretoria. Atualmente, é o reitor Seminário Maior São João Maria Vianney.

Nascido em Teixeira Soares, em 7 de fevereiro de 1953, padre Jaime foi ordenado na Paróquia Santa Teresinha, em Ponta Grossa, em 1976, pelo bispo Dom Geraldo Pellanda. Além da formação em Filosofia e Teologia, tem Licenciatura em Teologia (Moral) na Pontifícia Universidade São Tomás de Aquino (Angelicum), Roma. De um carisma e simpatia inigualáveis, o vigário geral da Diocese é um homem de fala mansa, reservado, mas, ao mesmo tempo, sorridente e bonachão.  “Um pai. Zeloso, responsável, enérgico e firme, quando necessário”, assim o definem os seminaristas que convivem com ele, diariamente.

Publicado em: 20/11/2021

O vigário geral da Diocese

Padre Jaime Rossa festeja 45 anos de sacerdócio

Em novembro, padre Jaime completa 45 anos de ordenação sacerdotal   |   Acervo pessoal