DIOCESE  DE  PONTA  GROSSA

MENU

PASTORAL DO ADOLESCENTE


     A Pastoral de Adolescentes da Diocese de Ponta Grossa iniciou suas atividades no ano de 1980, a partir da equipe que realizava os TLC’s (Treinamento de Líderes Cristãos), e que sentiu necessidade de desenvolver um trabalho mais amplo, que abrangesse um maior número de pessoas e que pudesse mantê-las por mais tempo participando dos movimentos da Igreja.

     Então, ampliou (conforme as necessidades dos adolescentes) as suas tarefas e começou a desenvolver um trabalho de evangelização e engajamento do adolescente em suas comunidades, trabalhando diversos aspectos da espiritualidade nas suas vidas; e também criando novas atividades como torneios esportivos, trabalho de assessoria nas paróquias, missões, fortalecimento das escolinhas de vivência, entre outros.

     Muitas pessoas foram de extrema importância para que a Pastoral se fortalecesse e que continuasse até os dias de hoje, seja as que participaram diretamente da coordenação diocesana, ou no trabalho em TLC’s e outros encontros, e até mesmo participando destes. É preciso destacar que foram inúmeras as vocações que surgiram ao longo da história da P.A., foram padres, irmãs, casais que descobriram ou fortaleceram a sua vocação, e assim continuaram a sua caminhada junto a Deus e à Igreja Católica.

     Nosso trabalho de evangelização só se tornou possível devido à presença constante de diretores espirituais, que sempre deram respaldo para as nossas atividades pastorais. Sacerdotes, irmãs, seminaristas passaram pela PA e deram sua contribuição ao trabalho, ajudando na estruturação e na manutenção da espiritualidade dos membros, para que assim estes pudessem ter forças e animar os adolescentes. Entre eles, um se tornou especial pela perseverança e amor que dedicou à PA em um momento em que ela havia praticamente acabado; o Frei Natalino dedicou seus últimos anos de vida na reorganização da PA, e à injeção de ânimo e belos ensinamentos àqueles que estavam à frente do movimento.

     Os anos passaram e com muito trabalho e dificuldades superadas o trabalho foi se fortalecendo, e pudemos em 2005 comemorar os 25 anos da Pastoral de Adolescentes, com uma missa de ação de graças e um coquetel. Nesta oportunidade conseguimos reunir quase todos os ex-coordenadores da PA, vivendo um momento especial de confraternização e agradecimento a Deus por todos esses anos de trabalho.

     Na nova fase que se iniciou muitas adequações tiveram que ser feitas (e continuando sendo feita constantemente), devido ao dinamismo que é típico do adolescente e também às mudanças da sociedade na qual todos estamos inseridos. Em nosso trabalho contamos sempre com um reforço muito especial dos Amigos da PA, que são adolescentes que mesmo não fazendo parte diretamente da coordenação nos auxiliam nos trabalhos que promovemos.

     E atualmente o nosso maior desafio é acompanhar as mudanças e a realidade dos adolescentes, levando a eles de maneira eficiente e adequada uma mensagem de apoio, e principalmente de amor. Amor de Deus e amor entre os irmãos.

1. Objetivos/Finalidade
    A Pastoral de Adolescentes da Diocese de Ponta Grossa tem como principal objetivo “pastorear sendo evangelho vivo, observando a realidade em que vivemos e levando os adolescentes a uma vivência cristã e a um engajamento crítico e atuante na sociedade e na Igreja, sempre sob a luz do Espírito Santo”.

    Tentando sempre atingir os adolescentes da nossa diocese, levando estes a encontrarem Jesus e levarem uma vida mais proveitosa, sabendo superar de maneira mais tranqüila as dificuldades dessa fase tão atribulada. Vem também suprir a necessidade dos adolescentes que muitas vezes terminam a Crisma, e sentem-se perdidos dentro da Igreja.

2. Projetos/Ação Pastoral
    A P.A. tem como principais atividades o acompanhamento a grupos de adolescentes da Diocese, através da realização das Reuniões de Coordenadores, que acontecem a cada dois meses, onde os coordenadores de todos os grupos se reúnem, recebem material de subsídio, trocam experiências e também recebem um compromisso concreto para atingir com seu grupo até a próxima reunião.

     Também é realizado o Mutirão de Visitas, que acontece durante um final de semana no qual todos os grupos de adolescentes da Diocese são visitados pelos membros da Pastoral, e também pelos Amigos da PA, e recebem uma reunião de formação. A PA também auxilia nos grupos coordenando reuniões, e dando palestras em retiros, sempre que convidada.

     Outro trabalho da PA, bastante conhecido, é o Treinamento de Líderes Cristãos (TLC), um encontro de dois dias e meio para adolescentes, onde eles convivem, fazem novas amizades, e principalmente recebem formação a respeito de vários assuntos relacionados a Igreja Católica e à realidade da fase da vida que eles estão passando. A PA também realiza o Mini TLC, que é um encontro, bastante dinâmico, destinado a adolescentes com idade entre 11 e 14 anos, e que tem como objetivo criar um interesse inicial desses adolescentes pela religião, e pela vivência em comunidade.

     Todos os meses, no quarto sábado, acontecem as Escolinhas de Vivências, que visam reunir novamente os adolescentes que já participaram do TLC e do Mini TLC, para reforçar laços de amizade criados, e também para manter e ampliar os conhecimentos que estes receberam, e também para manter viva a chama do amor de Deus no coração deles.

     A PA também realiza evento de integração dos adolescentes, para que eles sintam-se sempre animados, e que se tornem amigos pela fé. Esses eventos são o Chulapa – Churrasco Legal dos Amigos da Pastoral, e também o Arraiá da PA, que acontece no mês de julho, e é uma festa julina.

     Com caráter beneficente a PA também realiza alguns eventos, que estão passando por período de modificações, e que podem trazer novidades para os próximos anos. Os eventos são o Adolescentes, uma gincana que envolve os grupos de adolescentes da Diocese, e que possui provas de arrecadação de alimentos, doação de sangue, e também estudo de alguns temas relacionados à Igreja; e o LoaD, um louvor que reúne bandas católicas e adolescentes em uma tarde de Louvor a Deus, muita animação, e arrecadação de alimentos para doação.

     Trabalhamos também com a Pastoral Setorial, que auxilia e acompanha, e visa fomentar a criação de lideranças católicas e adolescentes nas cidades que compõe a Diocese de Ponta Grossa. Atualmente, possuímos uma coordenação setorial em Irati, e estamos com um trabalho em andamento na cidade de Imbituva.

     A coordenação da Pastoral de Adolescentes também realiza reuniões mensais, para decidir os assuntos pendentes e que dizem respeito a todos os eventos acima citados, e também gerais a respeito de organização, e também retiros e reuniões de formação e espiritualidade.

Coordenação Atual
Casais de Apoio:

Anderson Luiz Collesel
Karym Rachel Mami Collesel

Roberto Camargo
Simone Camargo

Membros:
Ana Valéria Ceregato
Andressa Carla Collesel Martins
Andressa
Camila Aparecida Kosofski de Oliveira
Carlos Vinícius Martins Cunha
Divonsir Roberto Migliorini Junior
Emelly Cristine Kozowski
Jaciara Gonçalves
Jana Magaly Tesserolli de Souza
José Alexandre Gonçalves
Josiele da Silva
Juliana Wurr
Júlio César Meleta
Mariana Mayer
Marina Paula Egg Batista
Osenir Casturino Martins
Patrícia Mathias Döll Boscardin
Paulo Hejel
Ramirez
Rosana de Fátima Issakowicz
Tiago Alessandro Prusnal



Contato
Assessor Diocesano: Pe. Joel Nalepa.
Referência: Tiago A. Prusnal.
Rua: Péricles Guimarães Martins, 1250 – Jd. Maracanã.
Telefone: (42) 3225-2247/ Celular: 9962-2506
Ana Valéria Ceregato / E-mail: avaregato@yahoo.com.br
Tiago A. Prunal / E-mail: tprusnal@gmail.com
Ponta Grossa – Pr. – CEP: 84052-470


PASTORAIS          



Navegue até a sua Paróquia



Pastorais e Movimentos
Pastorais
Organismos
Movimnetos
Cúria
Cúria
Imprensa
Cliping
Download