CONGREGAÇÃO MARIANA

A Congregação Mariana é formada por leigos batizados, com formação catequética básica, que participam do Sacramento da Eucaristia e são consagrados a Nossa Senhora. Fazem reuniões mensais, quinzenais ou semanais nas paróquias, escolas, universidades, profissionais, militares, etc., dependendo do lugar que for constituído pela ordem do Sr. Bispo Diocesano. Contando com a parte Espiritual, Social e lazer.

Estão a serviço da paróquia e da comunidade, participando nas pastorais da Igreja, sob orientação de um Assistente Espiritual. As duas características principais da Congregação Mariana são: a consagração a Nossa Senhora e a obediência ao Santo Padre o Papa, Sucessor de São Pedro. As Congregações Marianas já deram à Igreja 109 Santos. A Congregação Mariana é uma escola onde os cristãos se tornam comprometidos, dando testemunho, na Igreja e na sociedade, daqueles valores humanos e evangélicos que elevam a dignidade da pessoa, o bem estar da família e a integridade da criação.

Somos particularmente atentos à necessidade urgente de trabalharmos pela justiça, por meio de uma opção preferencial pelos pobres e pelos jovens, um estilo de vida simples que expresse nossa liberdade e nossa solidariedade com eles.

As Congregações Marianas foram fundadas em 1563 em Roma, num Colégio da Companhia de Jesus. No Brasil as Congregações Marianas tomaram corpo a partir de 1865, quando em Itu fundou-se a primeira Congregação Mariana, após a restauração da Companhia de Jesus. Hoje é o único movimento de leigos erigido canônica e juridicamente pela CNBB.

De 1567 até agora, entre os 31 Papas que ocuparam a Cátedra de São Pedro, 23 eram Congregados Marianos, inclusive o Papa João Paulo II que, aos 14 anos, foi membro-fundador de uma Congregação Mariana em sua cidade natal.

CONHECENDO A CONGREGAÇÃO MARIANA
Nosso lema é: "A CRISTO POR MARIA".
E o nosso slogam é: "Congregação Mariana: Opção de Vida".

Em nossa Diocese há 7 Congregações Marianas filiadas a esta Federação. E cada Congregação organiza e orienta a Juventude Mariana e os Marianinhos. Mantendo assim a continuação da Congregação Mariana.

Ø Castro – Congregação Mariana Nossa Senhora do Rosário e São Luiz Gonzaga.
Ø Ipiranga – Congregação Mariana Imaculada Conceição.
Ø Irati- Congregação Mariana Imaculada Conceição e São Luiz Gonzaga.
Ø Piraí do Sul – Pirai- Mirim- Congregação Mariana Nossa Senhora do Carmo e São Sebastião.
Ø Prudentópolis – Congregação Mariana Imaculada Conceição.
Ø Telêmaco Borba- Congregação Mariana Nossa Senhora Aparecida.
Ø Telêmaco Borba – Congregação Mariana Nossa Senhora de Fátima.

Atual Diretoria da Federação das Congregações Marianas da Diocese
Luciana Regina Mainardes – Coordenadora.
Rua Bartolomeu Bueno da Silva, 60 – Jardim Bandeirantes – CEP
84269-190 - Telêmaco Borba- Paraná – e-mail – lugides@uol.com.br
Adilson Heil Ferreira – Vice- coordenador.
Maria de Lourdes da Silva - Secretaria geral.
Célia Regina Ferreira – Secretaria.
Sebastião Santos – Equipe Econômica.
Rivair de Jesus Silva – Equipe Econômica.
José Fernandes – Equipe Econômica .
José Ribamar Rodrigues – Conselho Telêmaco.
Silvana Margarida Panzarini – Conselho Ipiranga.
Silvio Staron – Conselho Piraí Mirim.
Emanuel Fidelis do Nascimento – Conselho Castro.
Dimas Estaben Neves – Conselho Irati.
Antonio Ferreira da Silva – Conselho Telêmaco.
Gilberto Numes Machado – Conselho Juventude Mariana.
Pedro Jacomino – Conselho Prudentópolis.

Luciana Regina Mainardes.
Rua: Bartolomeu Bueno da Silva, 60 - Jd. Bandeirantes.
E-mail: lugides@uol.com.br
Telêmaco Borba - Pr. CEP: 84.269-190