LIGA CATÓLICA

“Brilhe a vossa luz diante dos homens, para que, vendo as vossas boas obras, glorifiquem vosso pai que esta nos ceus”. (Mt 5,16)

O que é?
    Associação religiosa sem fins lucrativos, de caráter civil e também assistencial, confiada pela Santa Sé à Direção da Congregação do Santíssimo Redentor. Cada Liga é autônoma e organiza-se de acordo com o estatuto padrão, salvaguardando-se sempre a competência da paróquia ou capela a que pertence.

Finalidade
    As ligas de cada comunidade, são filiadas à Federação das Ligas Católicas da Diocese, sempre com a obediência e consentimento do Bispo. As federações são filiadas à Confederação Nacional das Ligas Católicas que funciona como órgão supremo das federações e ligas a fim de se guardar a unidade do movimento e tem por objetivo orientar e incentivar o apostolado liguista. A Confederação Nacional das Ligas Católicas Jesus , Maria, José, atua com sede e foro jurídico na cidade de Campos dos Goytacazes, RJ, esta realiza uma Assembleia Nacional, no mês de Janeiro, com a participação de dois membros de cada Federação existente no Brasil, e sua diretoria reúne-se uma vez por mês para tratar de assuntos do movimento. Hoje tem como assistente eclesiástico nacional o Padre Redentorista José Raimundo Vidigal (C.Ss.R).

HISTÓRIA
    Fundada na Bélgica, pelo Capitão Henrique Humbert Belletable em maio de 1844, após sua bela conversão e mudança radical de sua vida. Sua devoção, coragem, persistência, entusiasmo, muito contribuiu na recristianização e a salvação de milhares de homens e, através deles, às suas famílias. Na Europa denominada Associação da Sagrada Família e no Brasil conhecida como Liga Católica Jesus, Maria, José.

BRASIL
    Foi em março de 1902, por ocasião de uma grande missão redentorista em Juiz de Fora (MG), para consolidar os frutos, e nesta ocasião, fundou-se a Arquiconfraria da Sagrada Família. Para não dar a impressão de fundar mais uma irmandade, tiveram a feliz ideia de chamá-la “Liga Católica Jesus, Maria, José”. O método empregado para catequizar e santificar os homens e, com eles, suas respectivas famílias, foi o mesmo daquele eminente apóstolo leigo chamado Henrique Humbert Belletable. Assim começou o trabalho específico de evangelização do homem em geral por meio da Liga Católica, aquela pequena semente, plantada em Juiz de Fora, brotou, vingou e tornou-se uma árvore frondosa e estendeu seus ramos por todo o território Nacional e até hoje a Associação de Henrique Beletable é conhecida no Brasil como Liga Católica Jesus, Maria, José. A primeira reunião foi convocada para o dia 5 de abril de 1902, na Capela da Glória, em Juiz de Fora, tendo como primeiro diretor o missionário redentorista Padre Tiago Boomaars.
    Inspirados na Sagrada Família de Nazaré, modelo de vida a seguir, a liga católica procura reacender nos cristãos a força do amor que emana do Evangelho e assim exercer seu apostolado leigo vivendo em comunidade. No Brasil o dia do liguista é comemorado em 05 de dezembro.

PONTA GROSSA
    Na cidade de Ponta Grossa, a Liga Católica teve início na Paróquia São José no dia 19 de março de 1934. E em 09 de novembro de 1978 foi fundada a Federação das Ligas Católicas da Diocese de Ponta Grossa que coordena e assessora todas as ligas filiadas. A federação iniciou com sede provisória na Paróquia São José, sendo o 1° Presidente Sr. José Leite (in memoriam), e 1° Diretor Espiritual Padre Martinho Beckers. A federação realiza uma reunião mensal com a presença de todos os coordenadores de Ligas da Diocese, para formação e informações necessárias para as ligas filiadas.
    Atualmente, em nossa Diocese, a Liga Católica está presente em 14 comunidades, sob direcionamento do Frei Alderico Machado Noleto (FMM), são elas: Paróquia São José; Paróquia Nossa Senhora do Pilar; Paróquia São Jorge; Paróquia Medianeira (N.S. das Graças, Menino Jesus); Paróquia Santo Antonio; Paróquia Perpétuo Socorro; Capela Nossa Senhora da Glória; Capela São Pedro; Capela Nossa Senhora de Lourdes; Capela Santa Tereza; Capela Santa Cruz; Paróquia São Pedro

PRINCIPAIS ATIVIDADES
> Estudo da palavra de Deus, através de cursos bíblicos, palestras, reuniões de formação.
> Adoração ao Santíssimo (na Igreja Sagrado Coração)
> Reza do terço em família e nas famílias;
> Visitas à asilos, orfanatos, presídios;
> Concentrações em assembleias;
> Festa de confraternização da família;
> Romarias à Santuários Mariano;

Josiele e Cleiton
Fone: 42- 9 9812-5641

Diretor Espiritual
Frei Alderico Machado Noletto FMM (Frades Menores Missionários)